Abordagens para o ensino de filosofia a partir da obra de Foucault : Vigiar e punir
Resumo
Resumo : O presente estudo revela as abordagens para o ensino de Filosofia a partir da obra de Foucault: Vigiar e Punir. A pesquisa buscou promover a reflexão acerca do conceito de disciplina para a apresentação e trabalho no Ensino médio. Para a análise dos dados seguiu-se as ideias de Guido; Gallo; e Kohan (2013). Também buscou-se apoio teórico nos estudos de Foucault (2009), Chaui (2010), Alves (2002), Araújo (2009), Candiotto (2014), Habermas (1987), Rouanet (1997), Branco (2015), Pires (1999) e Carvalho (2013), entre outros. Foram analisadas ainda as normatizações para o ensino de Filosofia no Ensino Médio através da contextualização de várias abordagens para o ensino da disciplina. Enfim, o tema foi escolhido em função da relevância do autor, considerado à frente de seu tempo. O presente estudo apresenta uma das possíveis alternativas para o ensino de Filosofia no Ensino Médio.