• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Deutsch als Tertiärsprache in Brasilien : Empirische Untersuchung zu Deutsch als Fremdsprache nach Englisch im universitären Kontext = Aprendizagem de língua estrangeira depois do aprendizado do inglês no contexto universitário

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - JENNY PHILINE CHRISTIANE HILBIG.pdf (2.378Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Hilbig, Jenny Philine Christiane
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A tese apresentada trata das particularidades no aprendizado do alemão como língua terceira depois de se ter aprendido o inglês no contexto universitário brasileiro. Ainda que existam diversas publicações acerca da didática de DaFnE, até então foram pouquíssimos os estudos realizados que dissessem respeito à situação do ensino em universidades brasileiras. O foco dessa tese está voltado principalmente a compreender em que medida as tão prometedoras reflexões didáticas expressadas por autores europeus podem ou poderiam ser de utilidade na realidade universitária de determinados cursos de alemão como língua estrangeira no Brasil. Para responder à questão, o argumento central concentrar-se-á numa avaliação quantitativa e qualitativa dos dados obtidos a partir das opiniões e experiências de docentes e discentes, expressadas por meio de questionários e entrevistas.
     
    Abstract: This thesis addresses the particularities of learning German as a tertiary language after English in the university context in Brazil. Although many publications exist on the topic of the so called DaFnE-didactics, there are almost no studies which specifically cover the learning environment at universities in Brazilian Universities. At the core of this thesis lays the question if the numerous promising considerations of European authors can or could be carried over to selected university German language courses. In this process the evaluations and experiences of teachers and students, determined by different types of assessment (survey, interview), play a dominant role. Data is collected and analysed in a qualitative as well as a quantitative manner.
     
    Zusammenfassung: Die vorliegende Arbeit befasst sich mit den Besonderheiten des Lernens von Deutsch als Tertiärsprache nach Englisch im universitären Kontext in Brasilien. Zwar bestehen vielfältige Publikationen zur sogenannten DaFnE-Didaktik, allerdings wurden bislang nur sehr wenige Studien mit konkretem Bezug zur Unterrichtssituation an brasilianischen Universitäten durchgeführt. Im Mittelpunkt dieser Arbeit steht vor allem die Frage, inwieweit die vielversprechenden didaktischen Überlegungen europäischer Autorinnen auf die Realität in ausgewählten universitären DaF-Kursen in Brasilien übertragen werden können oder könnten. Hierbei stehen die Einschätzungen und Erfahrungen von Lehrenden und Lernenden im Vordergrund, die durch verschiedene Befragungsformen (Umfrage, Interview) ermittelt werden. Die Daten werden sowohl quantitativ als auch qualitativ erhoben und ausgewertet.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/76472
    Collections
    • Dissertações [423]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV