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    O despertar do homem moderno em Alberto Caeiro : um estudo comparativo entre poesia e imagem

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    R - D - PAULA BISPO DE MELO.pdf (2.195Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Melo, Paula Bispo de
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: As mudanças na estética e na visão de mundo no decorrer das obras de um único autor nos instigam a refletir as causas que motivaram essa produção. O presente estudo tem por objetivo destacar essas mudanças existentes nas três obras de Caeiro, O Guardador de Rebanhos, O Pastor Amoroso e Poemas Inconjuntos, observando de forma mais profunda cinco poemas de cada um desses conjuntos. Essa análise se estenderá a três obras pictóricas do mesmo período de produção do autor, que se revelam próximas de Caeiro devido às construções de sentidos expostas em suas concepções estéticas, são elas: Nascer do sol, de Claude Monet (1872); Noite Estrelada, de Vincent Van Gogh (1889) e O Grito de Edvard Munch (1893); as obras foram selecionadas tendo como foco sua representatividade para a corrente artística das quais fazem parte, bem como a interlocução existente entre ela e o heterônimo de Fernando Pessoa. Para tanto, analisamos cada trabalho individualmente e, após esse levantamento, as relacionamos entre si. Como base teórica utilizamos: para entender Caeiro e Fernando Pessoa, Moisés (2015), Blanco (1999); para as tradições artísticas e suas interpretações, Ernst Gombrich (1978), Umberto Eco (1991), Francastel (1990), Osborne (1974), Argan e Fagiolo (1994), Ostrower (1989), Eva Heller (2013) e Rudolf Arnheim (1990); e como forma de análise, interpretação e possíveis conclusões, nos baseamos nos trabalhos de Volochínov (2011), Benveniste (1970), Alfredo Bosi (2000), Norma Goldstein (2006), Zygmunt Bauman (2000) e Marshall Berman (1986).
     
    Abstract: The changes in aesthetics and worldview in the course of the works of a single author instigate us to reflect on the causes that motivated this production. This study aims to highlight these changes in Caeiro's three works, O Guardador de Rebanhos, O Pastor Amoroso and Poemas Inconjuntos, taking a deeper look at five poems from each of these books. This analysis will extend to three pictorial works from the same period of the author's production, which are close to Caeiro due to the constructions of meanings exposed in his aesthetic conceptions, they are: Sunset, by Claude Monet (1872); Vincent Van Gogh's Starry Night (1889) and Edvard Munch's The Scream (1893); the works were selected focusing on their importance in representing the artistic period of which they are part and the proximity between them and the heteronym of Fernando Pessoa. As a theoretical basis we used: to understand Caeiro and Fernando Pessoa, Moisés (2015), Blanco (1999); for artistic traditions and their interpretations, Ernst Gombrich (1978), Umberto Eco (1991), Francastel (1990), Osborne (1974), Argan and Fagiolo (1994), Ostrower (1989), Eva Heller (2013) and Rudolf Arnheim (1990); and as a means of analysis, interpretation and possible conclusions, we base ourselves on the works of Volochínov (2011), Benveniste (1970), Alfredo Bosi (2000), Norma Goldstein (2006), Zygmunt Bauman (2000) and Marshall Berman (1986).
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/84990
    Collections
    • Dissertações [415]

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