A organização do ensino da estatística do 5º e 6º ano do ensino fundamental : o olhar dos professores
Resumo
Resumo: Esta pesquisa de mestrado foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática, no Setor de Ciências Exatas da Universidade Federal do Paraná, na linha de pesquisa Formação de Professores que ensinam Ciências e Matemática. Vincula-se ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores na linha de Estudos sobre a Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade e Atividade Orientadora de Ensino. O interesse desta pesquisa surgiu da percepção da dificuldade que os estudantes encontram quando passam pelo processo de transição dos anos iniciais para os anos finais do Ensino Fundamental. Ao identificar a dificuldade do estudante, voltamos nosso olhar para a atuação do professor nos conceitos específicos da Estatística, considerando a seguinte problemática: O que os professores do 5º e do 6º ano do Ensino Fundamental revelam sobre a organização do ensino da Estatística? Estabelecemos o objetivo de compreender as manifestações dos professores sobre a organização do ensino da estatística no 5º e 6º ano do Ensino Fundamental em um curso de formação continuada, proposto a partir das ações geradas no projeto de extensão Oficina Pedagógica de Matemática pautado nos pressupostos da Atividade Orientadora de Ensino. Contamos com a participação de 19 professores, entre professores da educação básica, alunos da graduação e da pós-graduação. Para iniciar o movimento da pesquisa, foram organizadas ações de estudo do fundamento teórico e da análise de como a estatística é contemplada nos documentos norteadores do trabalho docente, a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, Currículo da Rede Estadual do Paranaense - CREP e Proposta Curricular de Piraquara, município de origem de alguns dos participantes. A segunda ação desenvolvida foi o levantamento bibliográfico sobre o Ensino da Estatística, a partir de artigos e números temáticos de revistas. E a terceira ação que sustenta a pesquisa é o reconhecimento de nexos conceituais da estatística, revelados a partir do estudo do movimento histórico e lógico. Com base nestes estudos, as ações metodológicas incluem a organização do curso de formação continuada para professores da rede pública de ensino que lecionam para o 5º e 6º ano do Ensino Fundamental, a partir do qual os dados foram constituídos. Devido ao momento pandêmico que enfrentamos a partir de 2020, causado pelo Covid-19, o curso aconteceu de forma remota, com momentos síncronos e assíncronos pela plataforma Google Meet e Classroom. Para análise dos dados gerados, utilizamos a noção de isolado empregado em estudos que utilizam o referencial teórico adotado, e para organização e discussão dos dados, utilizamos a apresentação de episódios, cenas e flashes. Partimos da hipótese de que as diferenças no processo de organização do ensino de professores de cada um dos níveis implicam em algumas das dificuldades dos estudantes, considerando a fragilidade na comunicação entre os educadores que atuam nesses níveis de ensino. De forma geral, percebemos que os professores dos anos iniciais, 5º ano e 6º ano, preocupam-se com temas que despertem o interesse dos estudantes para o estudo da Estatística; no entanto, os professores do 5º ano encontram dificuldade em articular os conceitos estatísticos, limitando-se à interpretação de tabelas e gráficos. Por outro lado, os professores do 6º ano demonstraram dificuldade na busca por temas atrativos para os estudantes. Espera-se que este estudo motive outras pesquisas a olharem a formação continuada para professores durante a transição dos Anos Iniciais para os Anos Finais do Ensino Fundamental.
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