Navegação Educação do campo por data do documento
Itens para a visualização no momento 101-120 of 600
-
A importância da leitura como prática social
(2011)A leitura não se resume à decodificação, mas deve garantir ao indivíduo um espaço na sociedade para a interação sistemática com a informação veiculada cotidianamente, contribuir para a formação de cidadãos críticos na ... -
A diversidade sexual e a sala de aula
(2011)Resumo: A diversidade na sala de aula atualmente é incrível. Origem, cor, religião, opção sexual, grupo familiar, posição social, tendência política e outros aspectos convivem na sala de aula, proporcionando a todos uma ... -
Práticas pedagógicas que possibilitaram a inclusão da educação do campo na Escola Estadual Presidente Castelo Branco de Foz do Iguaçu
(2011)Resumo: A pesquisa busca descrever o processo de inclusão de alunos que ocorre desde2010, no Colégio Presidente Castelo Branco, localizado na zona urbana de Foz doIguaçu PR, bairro próximo ao centro da cidade. Onde estão ... -
Qual o papel do professor de literatura no resgate da identidade do homem do campo?
(2011)Neste trabalho discutimos a influência e as contribuições da literatura brasileira na formação da identidade do homem do campo. Iniciamos apresentando o curso PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA bem como as principais dificuldades ... -
As diferenças entre a formação do campo e a urbana vivdas por um aluno
(2011)Resumo: O planejamento aponta rumos a serem seguidos e/ou modificados para atender as necessidades apresentadas pelos alunos e pela comunidade escolar. Com isso, as atividades na escola deverão ser desenvolvidas à luz do ... -
Armazenamento artesanal de sementes de milho crioulo na propriedade
(2011)Este trabalho tem o objetivo de auxiliar na escolha da melhor forma de armazenamento de sementes de milho na propriedade, tendo em vista que o milho é a cultura base da agricultura familiar. O trabalho teve inicio e foi ... -
Gestão escolar na escola de campo
(2011)O presente artigo enfoca sobre a gestão escolar na escola de campo Colégio Estadual Pinhal Grande E F M, localizado no município de Laranjal, estado do Paraná. Refletimos sobra a importância da participação das instancias ... -
A filosofia do ensino e da utilização da música no espaço educativo da educação do campo
(2011)A presente pesquisa buscou mostrar a realidade do Ensino de Música no espaço educativo, da Educação do Campo, bem como a trajetória que o mesmo tem percorrido ao longo dos anos e quais as contribuições que este traz à vida ... -
Agricultura orgânica como temática a ser trabalhada com alunos do ensino médio da Escola Itinerante Valmir Mota de Oliveira, no município de Jacarezinho-PR
(2011)Resumo : Neste artigo serão discutidos alguns conceitos básicos relacionados ao termo agricultura familiar, principalmente no que se refere a definição e caracterização deste segmento da agricultura brasileira. Também será ... -
A internet na educação do campo como inclusão digital
(2011)Resumo: Entende-se que na prática pedagógica dos professores, nos dias atuais devem acontecer transformações, que se fazem necessárias para que o processo de ensino e aprendizagem tenha resultado satisfatório e eficiente. ... -
A importância da pequena propriedade rural no contexto econômico paranaense
(2011)Tendo em vista que o presente trabalho buscou enfatizar a importância da pequena propriedade rural no contexto econômico paranaense, achou oportuno inicialmente enfocar resumidamente a origem da pequena propriedade no ... -
Impacto ambiental : agentes causadores e suas consequências
(2011)A finalidade principal deste trabalho é conscientizar os leitores para que se sensibilizem sobre a necessidade de se fazer algo que colabore de forma considerável para a diminuição dos danos causados pelo impacto ambiental. ... -
A valorização da educação básica nas séries iniciais na educação no campo
(2011)Resumo : O presente artigo enfoca sobre a valorização da educação das séries iniciais, usando como dados reais as Escola Rural Municipal Munhoz da Rocha localizada no Assentamento Chapadão no Municipio de Laranjal Paraná. ... -
Geoterapia : a cura que vem do solo
(2011)Este artigo visa principalmente despertar o interesse das pessoas para a busca de terapias alternativas. Os povos antigos usavam da terapia alternativa, como um meio de obterem curas para doenças infecciosas e para as ... -
Alunos do campo que buscam melhoria qualidade de vida do Colégio Agrícola de Foz do Iguaçu
(2011)A presente pesquisa surgiu do interesse em se descobrir quantos alunos do Colégio Agrícola de Foz do Iguaçu- PR retornavam para o campo para aplicar os conhecimentos obtidos durante o curso e quantos optavam em ficar na ... -
Perfil e diferenciação entre os programas para ensino de jovens e adultos : CEEBJA e ProJovem Campo
(2011)Estudo comparativo de dois programas de Educação para Jovens e Adultos.Trata da necessidade de uma educação diferenciada para grupos alheios ao sistema de ensino e sua necessária adequação e inclusão de jovens e adultos ... -
A questão da diversidade na escola : um reconhecimento de que somos diferentes
(2011)Resumo : Fazemos parte de uma sociedade, de uma nação e mesmo assim, possuímos uma cultura diferente. A forma que vivemos, experimentamos os momentos, o dia-a-dia, nos torna um ser único. Na instituição escolar podemos ... -
Relato da criação da COAFAI (Cooperativa de Agricultores Familiares de Itararé SP) relacionando com a educação do campo
(2011)Resumo: Relato inicial de observações realizadas entre janeiro de 2010 a abril de 2011, em três escolas rurais, em Itararé, Itaberá e Itapeva, localizadas no Estado de São Paulo e vinte entrevistas realizadas com cooperados ... -
Educação no campo : "por uma pedagogia de projetos"
(2011)Resumo: O desenvolvimento é a tomada de consciência e só será alcançado através da educação integral do ser humano. Esse processo tem reflexo na comunidade, na família e na escola do campo. O presente trabalho propõe ... -
Educação voltada para o campo
(2011)Resumo: O MST expandiu-se pelo Brasil afora e tornou-se um dos mais importantes movimentos sociais de toda a história. No processo de construção e expansão do MST foram surgindo diversas comissões, equipes, núcleos, setores ...