dc.contributor.advisor | Fagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961- | pt_BR |
dc.contributor.author | Ávila, Delma Cavalheiro de, 1974- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-12T23:16:16Z | |
dc.date.available | 2021-05-12T23:16:16Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/70633 | |
dc.description | Orientador : Maurício Fagundes | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos Educacionais, Diversidade e Inclusão | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como finalidade problematizar alguns princípios da Gestão Democrática, da educação pública, a partir de experiências implementadas nas unidades educacionais do campo do município de Araucária. Busca-se compreender os limites e possibilidades para esse tipo de gestão, tomando como elementos centrais a participação e o diálogo. A metodologia desenvolvida foi a realização de uma pesquisa qualitativa/quantitativa por meio da aplicação de um questionário, na sequência, realização de roda de conversa num dos encontros presenciais do Curso de Extensão em Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão (GPEDI) e, por fim, observação participante durante todo o processo. Participaram nove unidades educacionais do campo, representadas por professores, pedagogos, diretores, educadores infantis, representantes de conselhos escolares e da comunidade local. A coleta e sistematização dos dados resultou em reflexões e compreensões dos avanços, limites e possibilidades de superação no exercício da prática democrática das unidades educacionais envolvidas, como por exemplo a confirmação da centralidade da participação e do diálogo entre os diferentes sujeitos da comunidade escolar e a necessidade de ampliar espaços de decisão para os estudantes. Os principais interlocutores foram os cursistas das unidades educacionais do campo da rede pública de ensino do município de Araucária, a Secretária Municipal de Educação de Araucária e a Universidade Federal do Paraná Setor Litoral. | pt_BR |
dc.format.extent | 18 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Escolas - Administração | pt_BR |
dc.title | Gestão educacional democrática : contribuições para emancipação humana | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |