Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMinatel, Magaly Quintana Pouzo, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherGuimarães, Sandra Regina Kirchner, 1954-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-04-03T19:22:41Z
dc.date.available2020-04-03T19:22:41Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/66092
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Sandra Regina Kirchner Guimarãespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 26/09/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 123-131pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo investigou as relações entre as habilidades metamorfológicas, relativas à morfologia derivacional e flexional e o desempenho dos participantes em provas de compreensão da leitura. Para tanto, realizou-se uma pesquisa transversal com alcance correlacional. Participaram do estudo 94 escolares de três turmas de Ensino Fundamental (3.º, 4.º e 5.º anos) de uma escola pública de Curitiba (Paraná - Brasil). Foram aplicadas cinco diferentes tipos de provas: duas de vocabulário - o subteste de vocabulário do WISC IV e uma tarefa de definição de palavras afixadas; uma prova para avaliar a memória de trabalho verbal (o subteste Dígitos - WISC IV); quatro provas para a avaliação de habilidades morfológicas (flexional e derivacional), sendo duas delas de analogia no nível lexical e outras duas que trabalharam com derivação, decomposição e flexão em contexto; além de duas provas de compreensão leitora - a primeira padronizada - PROCOMLE e a segunda PACLEEM que avaliou a compreensão de elementos mórficos flexionais e derivacionais presentes em uma fábula. Os resultados expressam um avanço gradual do vocabulário dos estudantes, o que pode ser interpretado como influência da escolaridade, que exerce importante papel no desenvolvimento lexical. Evidenciam também que os leitores com maior desempenho em compreensão de leitura são os que já automatizaram os mecanismos de decifração. Nas provas de compreensão leitora, o melhor desempenho dos alunos nos textos narrativos revela maior familiaridade deles com esse gênero textual. Observam-se entre as medidas relativas à morfologia derivacional e flexional e a compreensão leitora correlações significativamente positivas, variando de moderada a forte conforme avançam os anos escolares. Palavras-chave: Habilidades Morfológicas - Compreensão Leitorapt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study investigated the relationship between metamorphological skills relating to derivational and inflectional morphology and also to participants' performance in reading comprehension tests. Therefore, a cross-sectional AND correlational survey was carried out. THE data were collected from 94 students of three elementary school classes (3rd, 4th and 5th grades) of a public school in Curitiba (Parana - Brazil). Five different types of tests were applied: two vocabulary ones - the WISC-IV Vocabulary subtest and a task of definition of affixed word; a test to assess verbal working memory (the Digit subtest - WISC IV); four tests for assessing morphological skills (inflectional and derivational), two of them of analogy on the lexical level and two others which dealt with derivation, decomposition and inflection in context; as well as two tests of reading comprehension - the first one is standardized - PROCOMLE, and the second test is PACLEEM which evaluated the understanding of inflectional and derivational morphic elements that are present in a fable. The results show a gradual improvement of students' vocabulary, which can be interpreted as influence of schooling, which plays an important role in lexical development. They also show that the readers with higher performance in reading comprehension are the ones who automatize the decoding mechanisms. In the tests of reading comprehension, the best performance of students in narrative texts reveals their greater familiarity with this genre. There are significantly positive correlations between the measures for the derivational and inflectional morphology and reading comprehension, ranging from moderate to strong as the school grades progress. Keywords: Morphological Skills - Reading Comprehensionpt_BR
dc.format.extent131 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCompreensão na leiturapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLeitura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLeitura - Testes de aptidãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO papel da consciência morfológica no desempenho em compreensão da leiturapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples