Práticas de leitura e multiletramentos : a leitura colaborativa plugada na sala de aula
Resumo
Resumo: Esta dissertação, situada no campo da Linguística Aplicada, tem o objetivo geral de avaliar as contribuições da leitura colaborativa plugada como prática de ensino sob a perspectiva dos multiletramentos com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental – Anos Finais. Com os objetivos específicos, intenta-se (i) definir o conceito de leitura colaborativa plugada; (ii) analisar a relação dos estudantes com a leitura (iii) elaborar uma sequência de aulas para aplicar práticas de leitura colaborativa plugada sob a perspectiva dos multiletramentos e (iv) analisar as práticas de leitura colaborativa plugada sob a perspectiva dos multiletramentos. Para fundamentação, partimos da concepção de multiletramentos trazida pelo Grupo de Nova Londres (1996), Cope e Kalantzis (2009), entre outros autores, e a perspectiva dos novos letramentos, de Lankshear e Knobel (2006). Enquanto embasamento metodológico da sequência de leituras plugadas, os referenciais são a abordagem de aprendizado sob a perspectiva dos multiletramentos intitulada Aprendizagem por design, em obra de Yelland; Cope e Kalantzis (2008); o modelo de leitura colaborativa proposto por Kátia Brakling (2012) e a versão digital da metodologia de leitura paulatina, denominada leitura colaborativa plugada, apresentada por Daniela Santos e Vera Cirino (2021). O presente estudo configura-se como uma pesquisa qualitativa-interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2008), sendo uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), realizada no contexto de uma escola pública na cidade de Colombo, no Paraná. A partir da análise de dados realizada foi possível avaliar que a leitura colaborativa plugada contribuiu com práticas leitoras de textos multissemióticos, possibilitou práticas de letramento com novas linguagens e modos de interação, possibilitou participação em práticas de leitura e produção textual próprias dos novos letramentos e despertou o interesse dos estudantes pela leitura interativa. Abstract: This dissertation, located in the field of Applied Linguistics, has the general objective of evaluating the contributions of plugged-in collaborative reading as a teaching practice from the perspective of multiliteracies with students in the seventh year of Elementary School – Final Years. With the specific objectives, the aim is to (i) define the concept of plugged collaborative reading; (ii) analyze students' relationship with reading (iii) develop a sequence of classes to apply plugged collaborative reading practices from the perspective of multiliteracies and (iv) analyze plugged collaborative reading practices from the perspective of multiliteracies. For foundation, we start from the concept of multiliteracies brought by the New London Group (1996), Cope and Kalantzis (2009), among other authors, and the perspective of new literacies, by Lankshear and Knobel (2006). As a methodological basis for the sequence of plugged readings, the references are the learning approach from the perspective of multiliteracies entitled Learning by design, in a work by Yelland; Cope and Kalantzis (2008); the collaborative reading models followed are the one proposed by Kátia Brakling (2012) and the digital version of the gradual reading methodology, called plugged collaborative reading, presented by Daniela Santos and Vera Cirino (2021). The present study is a qualitative-interpretative research (BORTONI-RICARDO, 2008), being an action research (THIOLLENT, 2011), carried out in the context of a public school in the city of Colombo, Paraná. From the data analysis carried out, it was possible to evaluate that plugged collaborative reading contributed to reading practices of multisemiotic texts, enabled literacy practices with new languages and modes of interaction, enabled participation in reading practices and textual production typical of new literacies and awakened students' interest in interactive reading.
Collections
- Dissertações [422]