• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Importância da leitura na escola : análise de projeto de leitura nos anos finais do ensino fundamental : uma pesquisa qualitativa.

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - GENECY NOVAES MORAES GUIMARAES.pdf (888.1Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Guimarães, Genecy Novaes Moraes
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Esta pesquisa tem como tema a leitura. Surgiu a partir das inquietações da pesquisadora e de sua experiência vivida, nas quais evidenciam a dificuldade que o aluno da segunda etapa do Ensino Fundamental tem de gostar, saber e compreender a leitura. Analisou-se o percurso do projeto de leitura de uma escola pública, nos anos finais do Ensino Fundamental. A partir dessas indagações, foi formulada a seguinte pergunta: Como aprimorar o projeto de leitura com os alunos das séries finais do ensino fundamental com vistas às práticas de comunicação escolar e à formação de leitores? Para orientar o trabalho, o seguinte objetivo foi traçado: analisar a importância da leitura nas séries finais do ensino fundamental de nove anos (8° e 9° anos). E quando incluída na prática curricular da escola como subsídio fundamental para desenvolver nos alunos, as capacidades específicas do domínio da leitura e consequentemente favorecer para a formação de cidadãos críticos e ativos na sociedade. O referencial teórico foi baseado nos estudos de Silva, Foucambert, Lajolo, Lerner, Pennac Jurema, Solé, Cosson e etc... A metodologia foi norteada pelos princípios da pesquisa exploratória e qualitativa. O questionário foi o instrumento utilizado para coleta de dados, que foram analisados e apresentados em forma de gráficos e tabela. Participaram da pesquisa os professores da escola do referido projeto que foi analisado. Como resultado é possível perceber que na escola há uma busca por práticas que levem a formação de leitores críticos e competentes. A partir da análise dos dados obtidos, conclui-se que há um forte grau de comprometimento com a proposta de leitura da Escola e um engajamento entre o grupo para elaborar estratégias que possam evidenciar e desenvolver no aluno as competências leitoras. Fato que se percebe nas formações continuadas onde há com frequência trabalhos, palestras e oficinas voltadas para o tema leitura. Destaca-se que as reflexões realizadas durante a pesquisa aguçaram nos docentes o desejo de reelaborar e aprimorar as estratégias do Projeto em questão.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53278
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV