Dissertações: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 21-32 of 32
-
Serigrafia : aprendizagem colaboratica no ensino de química orgânica para estudantes do ensino médio
(2020)Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi de desenvolver e avaliar as potencialidades e as limitações de uma sequência didática utilizando a Aprendizagem Colaborativa para o Ensino de Química Orgânica para estudantes do Ensino ... -
Sala de aula invertida e rotação por estações no ensino de termoquímica : da extensão universitária à formação docente
(2022)Resumo: A abordagem sobre a possibilidade de formação qualificada e ampla para os futuros professores de Química remete à necessidade de incorporar práticas a nível de cursos de extensão, pois, quando os futuros docentes ... -
Educação patrimonial e contribuições da prática educativa de um museu histórico para a formação docente em química
(2022)Resumo: Esta pesquisa, inserida na temática Educação em Museus na perspectiva da Educação Patrimonial, tem como objetivo geral analisar as contribuições de uma experiência formativa envolvendo um museu histórico para a ... -
Uso da técnica hidropônica no ensino de ciências da natureza e educação ambiental
(2022)Resumo: O termo hidroponia é aplicado a um conjunto de técnicas empregadas no cultivo de plantas, sem a utilização de solo, de forma que os nutrientes minerais são fornecidos através de uma solução nutritiva balanceada ... -
Divulgação científica sobre fármacos e medicamentos e as potencialidades de uma exposição museológica para a promoção da cultura científica
(2022)Resumo: Os museus são instituições científico-culturais com importante papel na promoção da Cultura Científica. Neste sentido, esta pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar as contribuições do acervo da Exposição ... -
Educação em direitos humanos em livros didáticos de química : elaboração e percepções de um material de química orgânica para o ensino médio
(2022)Resumo: Durante muito tempo a Química no âmbito escolar, bem como outras Ciências da Natureza, não apresentava uma preocupação com a formação integral do estudante e os conteúdos eram passados tradicionalmente de professores ... -
Tecnologias digitais e o desenvolvimento do conteúdo de cinética química : uma sequência de atividades
(2022)Resumo: Vive-se em uma época em que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) evoluem rapidamente e continuamente e, por isso, estão sendo cada vez mais vistas como ferramentas indispensáveis para o ensino ... -
A qualidade das águas nos centros urbanos : tema para a abordagem dos conceitos de substâncias e misturas como uma proposta de sequência didática para o novo ensino médio
(2022)Resumo: Com a nova reformulação do Ensino Médio no Brasil, o ensino de química passará por mudanças que causarão impacto no modo de ensinar do educador. Buscando propostas para nortear esse trabalho, essa pesquisa foi ... -
Sequência didática do estudo de misturas para jovens e adultos na perspectiva da educação profissional em agroecologia
(2020)Resumo: Esta dissertação é sobre uma sequência didática, direcionada para a Unidade Curricular de Química II, no conteúdo do Estudo de Misturas, para o Curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio na Educação ... -
Estudo introdutório da química orgânica do ensino médio por meio de uma abordagem CTS
(2022)Resumo: Este trabalho apresenta uma introdução acerca dos objetos de estudo da química orgânica através da ciência-tecnologia-sociedade (CTS), com a finalidade de compreender como essa abordagem CTS pode contribuir para a ... -
Utilização do método Jigsaw de ensino com a temática nanociência e nanotecnologia para a contextualização do conteúdo de coloides
(2021)Resumo: Na literatura são descritas diferentes metodologias de ensino para despertar no aluno a curiosidade, motivação e o pensamento crítico, tornando as aulas mais atrativas e interessantes. Dentre esses métodos destaca-se ... -
Contribuições das metodologias de just-in-time-teaching e peer instruction na aprendizagem de estereoquímica no ensino médio
(2021)Resumo: Esse trabalho surgiu da necessidade em dar significado a diversos conceitos presentes nas disciplinas de química do ensino médio, considerando a limitação ao acesso à tecnologia dos estudantes de um Colégio do Campo ...