dc.contributor.author | Chan, Jessica Saúde | pt_BR |
dc.contributor.other | Faria, Ana Maria Jara Botton | pt_BR |
dc.contributor.other | Karvat, Saulo Gomes | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização em Direito Ambiental | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-12T21:33:32Z | |
dc.date.available | 2021-11-12T21:33:32Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/52284 | |
dc.description | Orientador : Prof. Dra. Ana Maria Jara Botton Faria | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização em Direito Ambiental | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : À luz da nova roupagem constitucional brasileira, após a inserção do artigo 225, caput na Constituição Federal de 1988, o meio ambiente ecologicamente equilibrado constitui direito fundamental à sadia qualidade de vida e à dignidade da pessoa humana. O presente trabalho teve como espelho a casuística vivenciada no Porto de Roterdã, o maior porto da Europa localizado na Holanda, envolvendo o sucesso em desenvolver uma boa relação entre o trinômio: porto, cidade e meio ambiente. É cediço que a atividade portuária, além de ser uma solução logística imprescindível para o crescimento econômico, acarreta inegáveis impactos urbanos socioambientais na qualidade de vida das pessoas. Além disso, o desenvolvimento de um porto está diretamente vinculado ao desenvolvimento das cidades situadas ao seu redor. E muito embora a existência da complexidade da relação porto e cidade e as dificuldades do poder privado e público em conduzirem suas funções com base nos três pilares da sustentabilidade (social, ambiental e econômico), muitos avanços podem ser discutidos e alcançados por diversos segmentos científicos e econômicos para minimizar os impactos negativos e implementar a desejada sustentabilidade. Merece, portanto, atenção dos atores sociais para a necessidade de planejar e garantir um desenvolvimento sustentável através da harmonia entre o direito fundamental ao meio ambiente e à ordem econômica. Através do uso da metodologia dedutiva, objetiva-se demonstrar a possibilidade da existência de uma relação sustentável entre porto e cidade. Os resultados obtidos são promissores, alterando, inclusive, o paradigma queatividades portuárias/industriais devem ficar longes das cidades. | pt_BR |
dc.format.extent | 81 f : il. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Portos - Aspectos ambientais - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Portos - Gestão ambiental | pt_BR |
dc.subject | Portos - Legislação | pt_BR |
dc.title | A coexistência de um porto sustentável e a cidade : caso do Porto de Roterdã na Holanda | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |