Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 14
O protagonismo das crianças : diálogo entre conceitos e práticas que organizam a educação infantil
(2019)
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo abrir para discussão o protagonismo infantil relacionado a elementos importantes na configuração da Educação Infantil do Município de Curitiba, como a rotina, planejamento, ...
A BNCC e as práticas pedagógicas de formação de professores na educação infantil
(2022)
Resumo: O objetivo dessa dissertação é problematizar as concepções da nova Base Nacional Comum Curricular que se constitui como um dispositivo de governamento das práticas pedagógicas, mais especificamente analisando como ...
Você brincou lá fora hoje? : os ambientes externos de uma instituição de educação infantil : o olhar das professoras
(2022)
Resumo: A pesquisa se propôs a construir um processo de interlocução com professoras que atuam em uma unidade educacional de Educação Infantil no Município de Araucária-PR, tendo como objeto de investigação a utilização ...
Os multiletramentos por meio dos gêneros textuais digitais : práticas das linguagens nos anos iniciais do ensino fundamental
(2022)
Resumo: A dissertação integra a Linha de Pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O objetivo desta pesquisa foi identificar e ...
A educação e as configurações na periferia urbana
(2019)
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo central compreender as configurações das infâncias, de crianças que vivem em um bairro popular, que frequentam uma escola pública da cidade de Curitiba. Esse procedimento pode ...
A implementação da BNCC na percepção das professoras da pré-escola
(2022)
Resumo: O direito à Educação é assegurado na Constituição de 1988 abrangendo desde a Etapa da Educação Infantil ao Ensino Médio. Muitas são as normativas e os documentos que sucedem a Constituição no sentido de esclarecer ...
Avaliação na educação infantil de Curitiba : uma análise sobre os pareceres descritivos
(2021)
Resumo: Esta dissertação intitulada avaliação na Educação Infantil de Curitiba: Uma análise sobre os pareceres descritivos teve como objetivo geral investigar e analisar os limites e as possibilidades dos pareceres descritivos ...
Biopolítica e a governamentalidade : os registros dos relatórios das práticas escolares em tempos de pandemia, como dispositivo do trabalho pedagógico
(2022)
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo problematizar as práticas pedagógicas no cotidiano da organização do trabalho do pedagogo, a partir dos registros dos relatórios que validam as Atividades Pedagógicas não Presenciais ...
Educação em direitos humanos : pensar uma educação menor no contexto de uma escola municipal de Curitiba
(2021)
Resumo: Os Direitos Humanos são garantias das vidas mínimas, das situações de vidas ignoradas, das condições de vidas que faltam. Como uma construção histórica, os Direitos Humanos podem ser interpretados por diferentes ...
A formação continuada para professores das ilhas do litoral paranaense : uma análise a partir da educação ambiental
(2022)
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender como se dá a formação continuada dos professores dos Colégios Estaduais do Campo das Ilhas do Litoral Paranaense à luz da legislação vigente e as inferências da Educação ...