40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 201-217 of 217
-
Educando como dono da voz na gestão de espaços e currículos no Programa Projovem Urbano
(2018)Resumo: O presente trabalho de pesquisa intitulado "Educando como Dono de Voz na Gestão das Práticas Pedagógicas em Diferentes Espaços do Programa Projovem Urbano", buscou investigar a gestão do referido programa quanto ... -
Desenho geométrico como recurso didático : uma metodologia para o ensino de matemática
(2018)Resumo: Este trabalho tem como proposta apresentar o resultado da pesquisa em que o objetivo foi analisar a metodologia de (re)inserção do desenho geométrico como um recurso didático pedagógico no processo de ensino-aprendizagem ... -
Cultura visual e compreensão crítica de imagens : possibilidades para disciplina de arte no ensino médio
(2018)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar possíveis contribuições do estudo da Cultura Visual associada a práticas metodológicas na disciplina de Arte, com enfoque no desenvolvimento do senso crítico e estético ... -
Corpos dançantes entre poéticas e políticas : uma experimentação
(2018)Resumo: Essa pesquisa emerge da vida-dança da pesquisadora em desassossego com os modos de se pensar e fazer dança. Dispara. Borra fronteiras. Cartografa (ROLNIK, 2016; PASSOS et al., 2015) um processo de criação em dança, ... -
Contribuições do ensino da matemática por meio da resolução de problemas contextualizados nos anos iniciais do ensino fundamental
(2018)Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar como problemas matemáticos contextualizados, que estabeleçam relações com interesses dos alunos, podem instigar a mobilização de conhecimento, a elaboração de estratégias ... -
Concepção sobre educação em tempo integral na perspectiva de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
(2018)Resumo: Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória e descritiva, que teve como objetivo identificar a concepção sobre Educação em Tempo Integral dos professores dos ... -
Artista-professora-pesquisadora : uma reflexão sobre ensinar arte para alunos do 4. ano de ensino básico a partir da obra Bichos urbanos
(2018)Resumo: Este trabalho tem por finalidade apresentar os resultados de práticas educacionais em Arte realizadas em uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental I de uma Escola Municipal de Curitiba. Participaram da pesquisa 21 ... -
Aprendizagem com a metodologia da modelagem matemática : com a voz os estudantes
(2018)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como os estudantes da terceira série do Ensino Médio, de uma escola pública do município de Tunas do Paraná, percebem a Modelagem Matemática para sua aprendizagem. A ... -
A vez e a voz do leitor literário: aplicação do método recepcional no ensino fundamental I
(2018)Resumo: A presente pesquisa foi idealizada a partir das dúvidas, inquietações e receios provocados pelos desafios da prática em sala de aula vivenciados pela professorapesquisadora. Os questionamentos provocaram a reflexão ... -
Os Recursos Educacionais Abertos (REA) e a prática pedagógica : reflexões a partir de um curso de extensão com professores da educaçõ básica
(2018)Resumo: A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa - Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). ... -
Clube de Arte na Escola : espaço de criação e formação
(2016)Resumo: Esta pesquisa investiga processos experimentais de formação dos(as) participantes de um Clube de Arte, criado em um colégio público,na cidade de Curitiba. As atividades do clube ocorrem no contraturno escolar e o ... -
Portfólios audiovisuais : concepção de avaliação formativa na educação infantil
(2015)Resumo: O presente estudo nasce a partir de experiências pessoais sobre os processos educativos desenvolvidos na Educação Infantil, que possibilitaram o surgimento da seguinte questão: Quais os caminhos que podem ser ... -
Aprendizagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
(2015)Resumo: Trata-se de pesquisa qualitativa com objetivo de investigar dificuldades na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Foi realizada em uma escola pública de ensino fundamental do município ... -
Análise da formação do docente para diversidade cultural na escola básica : as novas dimensões do trabalho pedagógico
(2015)Resumo: Este trabalho problematiza a ação do/a pedagogo/a diante do desafio da organização de um processo formativo contínuo que possibilite formas de mediação entre os saberes necessários aos/às professores/as sobre a ... -
Poética do inutensílio e experiência : tramas de uma educação menor
(2015)Resumo: Esta pesquisa surge a partir de experiências marcantes em encontros - envolvendo arte, vida e educação - com Hélio Leites, um multiartista curitibano, cuja criação envolve objetos descartados, fazendo do inutensílio ... -
Oralidade, leitura e escrita no domínio do sistema da escrita alfabética
(2015)Resumo: Este estudo relata pesquisa-ação realizada com alunos da rede municipal de Curitiba. O trabalho considerou os estudos voltados à alfabetização com embasamento teórico nas áreas da Psicologia da Educação e da ... -
O uso do Moodle para o ensino de língua japonesa básica Hiragana [Hiragana] e Katakana [Katakana] a alunos não-nikkei
(2015)Resumo: A pesquisa apresentada nesta dissertação aborda uma questão central: É possível ensinar, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem estruturado na plataforma Moodle, nocões básicas da língua japonesa? Votou-se ...