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    Discursos sobre avaliação no ensino de ciências : relação entre saberes da prática docente e formação inicial na licenciatura em ciências biológicas da Universidade Federal do Paraná

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    R - D - LUIZ ALBERTO KNOR KING JUNIOR.pdf (1.832Mb)
    Data
    2021
    Autor
    King Junior, Luiz Alberto Knor, 1982-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar as compreensões, a partir de sentidos e discursos produzidos por pessoas egressas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná, sobre o tema Avaliação no Ensino de Ciências, a partir das suas vivências durante a formação inicial docente e suas práticas profissionais. Os aportes teóricos da investigação se inserem em meio a duas grandes temáticas, provenientes de histórias de leituras, as quais serão assim apresentadas. A primeira, refere-se à Avaliação como prática pedagógica nos processos de ensino-aprendizagem, cuja fundamentação se encontra na literatura e na legislação vigente, com o intuito de possibilitar um delineamento crítico das compreensões de suas problemáticas, assim como de suas potencialidades. A segunda temática, refere-se à Formação Inicial de Professores, na qual foram discutidos os saberes da prática docente, tendo a escola como principal cenário. Considerouse importante, também, trazer algumas perspectivas das pesquisas acadêmicas recentes envolvendo os temas: Avaliação, Formação Inicial Docente e o Ensino de Ciências. Para tanto, foi realizado um levantamento nas principais plataformas digitais de acervos de produção acadêmica do país e nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). A abordagem metodológica da pesquisa foi qualitativa e de natureza exploratória e a constituição dos dados aconteceu por meio de entrevistas, adotando como suporte teórico-metodológico a Análise de Discurso de linha franco-brasileira. Para tal, considerou-se relevante pensar o funcionamento da linguagem na produção de discursos, assim como questionar a atribuição de diferentes sentidos sobre o tema Avaliação entre as pessoas egressas, com base nas condições de produção desses discursos. Nessa perspectiva, situouse a relação do saber docente na interface entre os saberes da formação inicial, a partir das metodologias, práticas de ensino e avaliação vivenciadas no curso, e suas contribuições para a formação das mesmas, e a prática profissional dessas egressas recém-formadas. Assim, foi possível perceber que a Avaliação como prática docente nos processos de ensino-aprendizagem não apresenta compreensões homogêneas entre as egressas, pois tais compreensões são carregadas de sentidos socialmente construídos, relacionados com suas histórias de vida, formação universitária e atuação profissional. A relevância, assim como as contribuições desta pesquisa para a área da Educação em Ciências, consiste em fornecer repertórios aos futuros professores sobre a prática da avaliação nos cursos de licenciatura e, para as instituições de ensino, subsídios para repensar a pedagogia da avaliação em eventuais reformas curriculares dos cursos de formação de professores de Ciências.
     
    Abstract: This research aimed to analyze the understandings, based on the meanings and discourses produced by graduates from the Biological Sciences Degree at the Federal University of Paraná, on the theme Evaluation in Science Teaching, based on their experiences during their initial formation as teachers and their professional practices. The theoretical contributions of the investigation are inserted into two major issues, coming from readings stories, which will be presented thus. The first one refers to Evaluation as pedagogical practice, in the teaching-learning processes, where it was sought a base in the literature and current legislation in order to enable a critical outline of the comprehension of its problems, as well as its potentialities. The second one is related to the Initial Teacher Formation, in which the knowledge of teaching practice was discussed, with the school as the main scenario. It was also considered important to bring some perspectives from recent academic research involving the themes: Evaluation, Initial Teacher Formation and Science Education. To this end, a survey was carried out on the main digital platforms with collections of academic production in the country and in the annals of the Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). The research methodological approach was qualitative and exploratory in nature and the constitution of the data was with interviews, adopting the Franco-Brazilian line of Discourse Analysis as theoretical and methodological support. To this end, it was considered to think about the functioning of the language in the production of speeches, as well as to question the attribution of different meanings on the theme Evaluation among the graduates, taking into account the conditions of these speeches production. In this perspective, it was sought to situate the relationship of teaching knowledge at the interface among the knowledge of the initial formation, based on the methodologies, teaching and evaluation practices experienced in the course, and their contributions to their formation, and the professional practice of these recently graduated students. Thus, it was possible to perceive that Evaluation as teaching practice in the teachinglearning processes does not present homogeneous understandings among the graduates, as such understandings are loaded with socially constructed meanings, related to their life histories, university education and professional performance. The relevance, as well as the contributions of this research to the area of Science Education, consists in providing repertoires to future teachers on the practice of evaluation in graduation courses and, for the educational institutions, subsidies in order to rethink the pedagogy of evaluation in eventual curricular restructuring of Sciences teacher formation courses.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/72180
    Collections
    • Dissertações [239]

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