O tema energia elétrica nos pressupostos da educação CTS no ensino de física : o que informam os livros didáticos de física do ensino médio
Resumo
Resumo: A importância de se discutir sobre os processos educativos na disciplina de Física dentro de uma perspectiva crítica é algo necessário e urgente. Assim, o presente trabalho teve como objetivo de estudo investigar os pressupostos da Educação CTS nos livros didáticos do 3° ano do ensino médio no tema energia elétrica, assim como, propor atividades que permitam a ampliação destes pressupostos frente aos textos analisados. A pesquisa de natureza qualitativa e do tipo documental analisou os cinco livros didáticos mais utilizados pelos professores no contexto. A análise dos dados constituídos ocorreu com base na Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2006), sendo que os aspectos CTS utilizados como as categorias a priori foram as inter-relações entre os elementos da tríade (ciência, tecnologia e sociedade). Pela análise desses dados foi possível inferir que poucos aspectos CTS são contemplados dentro de uma perspectiva ampla, existindo uma carência de estudo e reflexão sobre os pressupostos da educação CTS nas obras que compõem o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2018) em Física. Além das análises, este estudo propõe atividades que possibilitam reflexões com os textos dos livros investigados, permitindo a sua utilização numa perspectiva mais crítica. Nesse sentido, essas atividades são organizadas com outras propostas de reflexões numa sequência didática, dentro dos pressupostos definidos por Zabala (1998) e na dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos propostos por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002), buscando promover a Educação CTS e os avanços necessários para a Educação Científica e Tecnológica e o Ensino de Ciências como um todo. As investigações realizadas no contexto escolhido indicam que os livros didáticos de Física apresentam avanços em alguns aspectos da Educação CTS reduzida, mas apontam carências no desenvolvimento de propostas que promovam a Educação CTS de forma mais crítica, sugerindo assim, mais reflexões, debates e sugestões de se promover esse rico campo de estudo, que possa contribuir com a Educação Científica dos envolvidos. Abstract: The importance of discussing educational processes in the discipline of Physics within a critical perspective is something necessary and urgent. Thus, the present work aimed to study the assumptions of STS Education in textbooks for the 3rd year of high school on the topic of electricity, as well as to propose activities that allow the expansion of these assumptions against the analyzed texts. The qualitative research and documentary type analyzed the five textbooks most used by teachers in the context. The analysis of the constituted data was based on the Textual Discursive Analysis (ATD) of Moraes and Galiazzi (2006), and the STS aspects used as the a priori categories were the interrelationships between the elements of the triad (science, technology and society ). By analyzing these data, it was possible to infer that few STS aspects are covered within a broad perspective, with a lack of study and reflection on the assumptions of STS education in the works that make up the National Textbook Program (PNLD 2018) in Physics. In addition to the analyses, this study proposes activities that enable reflections with the texts of the investigated books, allowing their use in a more critical perspective. In this sense, these activities are organized with other proposals for reflections in a didactic sequence, within the assumptions defined by Zabala (1998) and in the dynamics of the Three Pedagogical Moments proposed by Delizoicov, Angotti and Pernambuco (2002), seeking to promote STS Education and necessary advances for Science and Technology Education and Science Teaching as a whole. The investigations carried out in the chosen context indicate that Physics textbooks present advances in some aspects of reduced STS Education, but they point out deficiencies in the development of proposals that promote STS Education more critically, thus suggesting more reflections, debates and suggestions for to promote this rich field of study, which can contribute to the Scientific Education of those involved.
Collections
- Dissertações [209]