• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O ensino da matemática com tecnologias digitais : compreensões de professores de atuantes na educação básica

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - EDER PAULO PEREIRA.pdf (1.696Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Pereira, Eder Paulo, 1980-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo explicitar compreensões de professores atuantes na Educação Básica acerca do ensino da matemática com as Tecnologias Digitais (TD). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica, orientada pela interrogação: "O que é isto, o ensino da matemática com TD na perspectiva do professor?". Inicialmente é tecido um panorama do que pesquisadores têm proposto em relação ao ensino da matemática com as TD em direção a uma Educação Tecnológica, evidenciando aspectos como o aparato tecnológico, as práticas de ensino e os movimentos formativos com e para o professor. Avançando na compreensão do tema, o estudo foi ao encontro de cinco professores atuantes no ensino de matemática em uma escola estadual do litoral do Paraná, ouvindo-os em atenção à pergunta: como o(a) senhor(a) se compreende ensinando matemática com as tecnologias? Esse movimento possibilitou que tais entrevistas se constituíssem em dados da pesquisa que foram analisados fenomenologicamente, revelando três características gerais do fenômeno ensino-damatemática- com-as-TD: (Des)articulação ensino-matemática-tecnologia; Préocupação do docente para aprender-ensinar; e Ensino-matemática-tecnologia: o sercom. O estudo evidenciou as experiências dos professores como aberturas pedagógicas ao endereçamento de possíveis caminhos para uma Educação Tecnológica no âmbito da Educação Matemática, tendo a escola como uma promotora genuína dos movimentos formativos pelas práticas de ensino, sendo mola propulsora na busca por compreensões de um ensino-de-matemática-com-as-TD. Palavras-chave: Formação de professores. Tecnologias Digitais na formação de professores. Educação Matemática. Educação Tecnológica.
     
    Abstract: This research aims to explain understandings of Basic Education teachers about the teaching of mathematics with Digital Technologies (Tecnologias Digitais - TD). This is a qualitative research with a phenomenological approach, guided by the question: "What is this, the teaching of mathematics with TD from the teacher's perspective?". At first, we present an overview of what researchers have proposed in relation to the teaching of mathematics with TD aiming at Technological Education. We highlight aspects such as technological equipment, teaching practices and training movements with and for the teacher. For the development of the theme, five mathematics teachers who work in a public school on the coast of Paraná were selected. We listen to them in attention to the question: how do you, as a teacher, understand yourself teaching mathematics with technologies? This movement allowed the interviews to become research data, which were analyzed phenomenologically, revealing three general characteristics of the mathematicsteaching- with-digital-technologies phenomenon: (Dis)articulation teachingmathematics- technology; Pre-occupation of the teacher to learn-teach; and Teaching-mathematics-technology: being-with. This study allowed to observe the teachers' experiences as pedagogical openings that aim possible targeting for a Technological Education in the scope of Mathematics Education, with the school as a genuine promoter of the formative movements through teaching practices, being a driving force in the search for understand the mathematics-teaching-with-digitaltechnologies. Keywords: Teacher training. Digital Technologies in the teacher training. Mathematics education. Technological education.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/71358
    Collections
    • Dissertações [239]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV