40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 81-100 of 270
-
O professor que ensina matemática em ambiente tecnológico : a EAD em foco
(2016)Resumo: O uso de computadores e da internet no ambiente escolar proporcionou uma revolução com proporções inimagináveis, através do surgimento das formas diversas de comunicação e de ensino. O ensino de matemática pautado ... -
A prática como componente curricular na formação inicial do professor de matemática : um olhar na perspectiva da legislação brasileira
(2016)Resumo: Este estudo buscou por entendimentos sobre a Atividade Prática como Componente Curricular (APCC) pela compreensão/interpretação das orientações explicitadas na legislação educacional, tendo em vista possibilidades ... -
A prática como componente curricular em um curso de licenciatura em matemática da UTFPR : uma análise na perspectiva da teoria da atividade
(2017)Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de estudo as atividades realizadas como Prática como Componente Curricular no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Curitiba, ... -
Poluição sonora : que trem é esse no meu celular?
(2015)Resumo: Há muitos anos atuo como professor do Ensino Médio e ao longo desse tempo percebi a exacerbação nos ruídos emitidos pelos meios de transportes no entorno do Colégio. Simultaneamente houve grande aumento da presença ... -
Olhares para o papel das demonstrações em matemática : formadores e professores têm a palavra
(2016)Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo compreender as visões do Formador de professores de Matemática e do Professor de Matemática da Educação Básica em relação ao papel das demonstrações em dois contextos: (1) para ... -
Os objetos de aprendizagem de matemática do PNLD 2014 : uma análise segundo as visões construtivista e ergonômica
(2016)Resumo: O presente trabalho foi motivado pela presença de objetos de aprendizagem nos livros didáticos aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático de 2014 para a disciplina de Matemática nos anos finais do Ensino ... -
Narrativas de professores alfabetizadores sobre o PNAIC de alfabetização matemática
(2016)Resumo: O presente estudo teve como propósito constituir fontes orais a partir de entrevistas com seis professoras alfabetizadoras que participaram do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no ano de 2014. ... -
Modelagem matemática como jogo de linguagem
(2017)Resumo: Nesta dissertação esboça-se possibilidades de caracterizar as práticas com a modelagem matemática como jogos de linguagem na perspectiva das Investigações Filosóficas de Wittgenstein. Utilizou-se recursos da história ... -
Uma metacompreensão acerca da formação inicial do professor que ensina matemática
(2016)Resumo: Nesta pesquisa investigamos a formação inicial do professor que ensina Matemática pelo viés dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, num trajeto possibilitado pela modalidade fenomenológica da pesquisa qualitativa, ... -
Materiais didáticos manipuláveis e registros de representações : a compreensão matemática de estudantes
(2015)Resumo: A presente dissertação resultou do propósito de investigar o potencial de atividades elaboradas para o ensino de matemática nas quais são utilizados materiais didáticos manipuláveis e registros de representações ... -
Matemática e africanidades brasileiras : narrativas de professores (as) negros (as) sobre o trabalho com relações étnico-raciais no cotidiano escolar
(2017)Resumo: A implementação da Lei 10.639/03 que trata da obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-BrasiLeira e Africana a ser desenvolvida em todas as instituições públicas e privadas do país, tem como finalidade ... -
A lousa digital como ferramenta pedagógica na visão de professores de matemática
(2015)Resumo: Com o desenvolvimento das tecnologias, elas se tornam presentes nos diversos espaços da sociedade. Investimentos de origem pública e privada têm sido realizados para equipar as escolas com as novas tecnologias ... -
Lousa digital : investigando o uso na rede estadual de ensino com o apoio de um curso de formação
(2015)Resumo: O presente trabalho investigou a utilização da Lousa Digital, entendida como uma Tecnologia de Informação e Comunicação, por professores de Matemática da rede estadual de ensino, após um curso de formação continuada ... -
Uma leitura da produção de significados por uma aluna de nono ano sobre sua produção escrita em provas de matemática
(2014)Resumo: Diante do problema enfrentado na sala de aula em relação aos tipos de significados matemáticos e não matemáticos que os alunos dão àquilo que eles aprendem nas aulas de matemática, é proposto neste trabalho, fazer ... -
História infantis e alfabetização matemática
(2017)Resumo: Essa dissertação tem como propósito evidenciar relações entre o aprendizado em matemática e a utilização de histórias infantis nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Busca-se, por meio dos estudos em alfabetização ... -
Formação inicial de professores de física : estudando competências e habilidades a partir de um minicurso sobre astronomia com inserções de jogos teatrais
(2016)Resumo: A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito da formação inicial de professores, mais especificamente nas disciplinas de Prática de Docência em Ensino de Física I e II do curso de Licenciatura em Física de uma ... -
Experiência, singularização, ecosofia : cartografia de processos de formação
(2015)Resumo: Esta pesquisa envolve processos singulares de formação. Processos educativos e de formação entendidos como processos de construção de subjetividades. Elege a cartografia como metodologia de pesquisa, pois permite ... -
Um estudo sobre desenhos infantis produzidos em situação escolar
(2013)Resumo: A presente investigação tem como objetivo descrever e analisar diferentes formas de desenhos infantis, produzidos em situação escolar, como forma de comunicação de ideias e conhecimentos. Estes desenhos foram ... -
O estado do conhecimento das pesquisas sobre história e filosofia da ciência em peródicos da área de ensino de ciências : um olhar para a educação em química
(2016)Resumo: A inserção da abordagem História e Filosofia da Ciência (HFC) no Ensino de Ciências tem recebido atenção por parte dos documentos oficiais, bem como dos pesquisadores da área. Tal abordagem pode possibilitar ao ... -
Espaços comunicativos e jogos digitais : processos formativos com a inserção do jogo digital Minecraft no contexto do ensino superior e da educação básica
(2017)Resumo: As relações estabelecidas entre o ser humano, a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, quando compreendidas dentro de um contexto capitalista, acabam sendo influenciadas pelas racionalidades instrumental ...