40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 81-100 of 280
-
Educações composteiras : derivas por entre plantas, alinhavos, frestas e aprendizagens
(2023)Resumo: Esta pesquisa se interessa pelas múltiplas aprendizagens que acontecem no encontro com as plantas. Aliada a uma concepção de ciência e educação que se entende como linhas de redes complexas de interações entre ... -
Formação inicial de professores da educação infantil : uma proposta com modelagem matemática na educação matemática
(2023)Resumo: Esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como objetivo geral analisar as contribuições da Modelagem Matemática na Educação Matemática no processo formativo de futuros professores da Educação Infantil, no município ... -
Livro didático de matemática : um caminho trilhado desde sua concepção ao uso na Escola Municipal do Campo Contestado
(2017)Resumo: Neste trabalho são apresentados passos de uma pesquisa de Mestrado na tentativa de descrever um caminho trilhado por livros didáticos de Matemática destinados à Educação do Campo, desde sua concepção até o instante ... -
Experimentações ecosóficas : educações em movimentos de (ciclo)artivismo
(2017)Resumo: Esta pesquisa cartografa processos de construção da Bicicletaria Cultural, da Praça de bolso do ciclista, do Parque Gomm - acompanhando proposições do projeto Salvemos o Bosque da Casa Gomm - e do Arquipélago de ... -
Cientistas negras nos cursos de ciências exatas : (re)existências
(2024)Resumo: A presente tese, produzida no âmbito do Grupo de Estudos Curriculares, Decolonialidade, Diversidade e Subalternidade (GECUDEDIS), teve como objetivo principal produzir sentidos a partir das trajetórias e experiências ... -
Estudos de aula e estratégias de resolução de problemas sobre frações de estudantes do 5º ano do ensino fundamental
(2023)Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar as estratégias elaboradas para a resolução de atividades investigativas relativas a frações por estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola do município de Curitiba ... -
Tecnologias na educação matemática : tendências da pesquisa acadêmica na região sul do Brasil
(2017)Resumo: O objetivo desta dissertação é apresentar o estado da arte da produção acadêmica de Programas de Pós-graduação de Instituições de Ensino Superior da região Sul do Brasil da área de Educação Matemática articulada ... -
Surdez e alfabetização matemática : o que os profissionais e as crianças surdas da escola têm para contar
(2015)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar o que dizem os profissionais e as crianças surdas da Escola Municipal 1º de Maio, no município de Campo Largo/PR, sobre a Alfabetização Matemática e as suas práticas ... -
Representações sociais de licenciandos, professores e diretores sobre as implicações das atividades desenvolvidas pelos subprojetos PIBID-UFPR da área de Ciências da Natureza em duas escolas de educação básica da rede pública de Curitiba-PR
(2014)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo central analisar o desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) dos cursos de licenciatura em Biologia, Física e Química de uma Instituição ... -
Pró-letramento, prática pedagógica nas aulas de matemática : relatos de professoras de União da Vitória
(2013)Resumo: Esta dissertação teve por objetivo constituir fontes a partir de narrativas de professores da rede municipal de ensino de União da Vitória sobre o Programa de Formação Continuada Pró-Letramento em Matemática. As ... -
O professor que ensina matemática em ambiente tecnológico : a EAD em foco
(2016)Resumo: O uso de computadores e da internet no ambiente escolar proporcionou uma revolução com proporções inimagináveis, através do surgimento das formas diversas de comunicação e de ensino. O ensino de matemática pautado ... -
A prática como componente curricular na formação inicial do professor de matemática : um olhar na perspectiva da legislação brasileira
(2016)Resumo: Este estudo buscou por entendimentos sobre a Atividade Prática como Componente Curricular (APCC) pela compreensão/interpretação das orientações explicitadas na legislação educacional, tendo em vista possibilidades ... -
A prática como componente curricular em um curso de licenciatura em matemática da UTFPR : uma análise na perspectiva da teoria da atividade
(2017)Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de estudo as atividades realizadas como Prática como Componente Curricular no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Curitiba, ... -
Poluição sonora : que trem é esse no meu celular?
(2015)Resumo: Há muitos anos atuo como professor do Ensino Médio e ao longo desse tempo percebi a exacerbação nos ruídos emitidos pelos meios de transportes no entorno do Colégio. Simultaneamente houve grande aumento da presença ... -
Olhares para o papel das demonstrações em matemática : formadores e professores têm a palavra
(2016)Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo compreender as visões do Formador de professores de Matemática e do Professor de Matemática da Educação Básica em relação ao papel das demonstrações em dois contextos: (1) para ... -
Os objetos de aprendizagem de matemática do PNLD 2014 : uma análise segundo as visões construtivista e ergonômica
(2016)Resumo: O presente trabalho foi motivado pela presença de objetos de aprendizagem nos livros didáticos aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático de 2014 para a disciplina de Matemática nos anos finais do Ensino ... -
Narrativas de professores alfabetizadores sobre o PNAIC de alfabetização matemática
(2016)Resumo: O presente estudo teve como propósito constituir fontes orais a partir de entrevistas com seis professoras alfabetizadoras que participaram do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no ano de 2014. ... -
Modelagem matemática como jogo de linguagem
(2017)Resumo: Nesta dissertação esboça-se possibilidades de caracterizar as práticas com a modelagem matemática como jogos de linguagem na perspectiva das Investigações Filosóficas de Wittgenstein. Utilizou-se recursos da história ... -
Uma metacompreensão acerca da formação inicial do professor que ensina matemática
(2016)Resumo: Nesta pesquisa investigamos a formação inicial do professor que ensina Matemática pelo viés dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, num trajeto possibilitado pela modalidade fenomenológica da pesquisa qualitativa, ... -
Materiais didáticos manipuláveis e registros de representações : a compreensão matemática de estudantes
(2015)Resumo: A presente dissertação resultou do propósito de investigar o potencial de atividades elaboradas para o ensino de matemática nas quais são utilizados materiais didáticos manipuláveis e registros de representações ...