40001016053P0 Programa de Pós-Graduação em Design: Recent submissions
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Histórias desveladas : considerações sobre a história da indumentária e da moda na exposição "Momentos Inesquecíveis" do Museu da Indumentária e da Moda - MIMo
(2019)Resumo: Esta tese percorre um caminho de (re)descobertas dos valores e significados dos objetos e do modo como participam da construção dos indivíduos, do coletivo e das memórias. Teve como objetivo investigar as propostas ... -
Histórias da luteria de guitarras elétricas : memória e trabalho nos anos 1960 em São Paulo
(2019)Resumo: Esta tese tem por objetivo reivindicar uma (e contribuir para a) história da luteria de guitarras no Brasil. Por meio da reconstrução da vida e trabalho dos próprios atores desta atividade nos anos 1960, em São ... -
Diretrizes para o estímulo à colaboração entre estudantes de design
(2018)Resumo: A colaboracao e um tema que vem sendo estudado por varios campos do conhecimento, entre eles o design. Nesse campo e considerada uma competencia especialmente importante a ser desenvolvida entre estudantes. E no ... -
DIM - Design Inova Moda : modelo de processo de design com ênfase na inovatividade para o setor do vestuário
(2018)Resumo: Esta pesquisa consiste na proposição de um modelo de processo de design voltado para a indústria do vestuário com ênfase na inovatividade. A indústria do vestuário brasileira se destaca por apresentar a última ... -
Design universal : método de inclusão de pessoas com deficiência em postos de trabalho de produção industrial
(2018)Resumo: A inclusão de trabalhadores com deficiência nas indústrias está em crescimento, tanto por obrigações legais, quanto por uma pressão da sociedade para a convivência comum entre as pessoas com e sem deficiência. Isso ... -
Design thinking como processo para estruturação de negócios
(2018)Resumo: A tese apresentada resgata algumas teorias que embasam o design thinking visando sua melhor aplicação e controle de resultados. Tal resgate se faz necessário porque profissionais de todas as áreas vêm aplicando o ... -
Design de jogos de tabuleiro e dinâmicas cooperativas : uma abordagem histórico-cultural
(2018)Resumo: O design de jogos é uma atividade motivada pela vontade de se criar jogos. Sejam para entretenimento, negócios, educação, ciência. Nos estudos em design de jogos encontramos o MDA, um modelo para estudar e projetar ... -
Modelo para promoção da mobilidade urbana ativa por bicicleta : uma abordagem do design de serviços para o comportamento sustentável
(2019)Resumo: O crescimento da população, associado ao processo acelerado de urbanização, com mais de 50% das pessoas vivendo em cidades, tem pressionado negativamente aspectos ambientais e sociais. Entre as áreas comprometidas, ... -
Modelo para estabelecer competências para o futuro do design orientado pelas tecnologias emergentes
(2019)Resumo: O rápido desenvolvimento das tecnologias digitais nos últimos dez anos gerou grandes desafios para a prática e o ensino de design. As tecnologias de abordagem distribuída viabilizadas pela web 2.0 possibilitaram a ... -
Louvre, o rei das sedas : consumo de moda e sociabilidades femininas em Curitiba - PR (1935-1945)
(2019)Resumo: Nesta pesquisa tive como propósito mapear, descrever e interpretar como mulheres circulavam pelos - e a partir dos - espaços da loja de tecidos Louvre e construíam sociabilidades por meio do consumo de moda, em ... -
Mecanismos de interação em infografia para smartphones : um estudo exploratório sobre satisfação e preferências dos usuários
(2019)Resumo: Atualmente os infográficos nem sempre são planejados pensando no suporte em que serão utilizados. No caso dos infográficos para smartphones, frequentemente eles são apenas redimensionados de outros suportes, o que ... -
Experiências de mulheres no design de superfície : narrativas sobre trabalho e trajetórias de Goya Lopes e Renata Rubim
(2019)Resumo: Esta dissertação tem por objetivo documentar, descrever e analisar, os processos de Goya Lopes e Renata Rubim se tornarem designers de superfícies, afim de analisar tensões e resistências presentes nos modos de ... -
Consumo sustentável e o hábito de tomar banho : metaconceitos de sistemas produto + serviço sustentáveis para habitações de interesse social
(2019)Resumo: A presente dissertação se propõe a caracterizar o hábito de tomar banho de moradores de Habitações de Interesse Social (HIS) que possuem baixa renda e residem em Curitiba e região metropolitana. Por meio desta ... -
Design para sustentabilidade em cenários futuros no setor de embalagens de alimentos em autosserviço
(2017)Resumo: Crescimento populacional, sua concentração em áreas urbanas e aumento da demanda por alimentos em associação recíproca com a demanda por embalagens, são alguns dos fatores que vem modificando constantemente a ... -
Proposition of a reference model of crowd-design for sustainability
(2018)Resumo: A rápida expansão das Tecnologias de Informação e Comunicação (ITCs) na sociedade atual tem proporcionado o surgimento de novas possibilidades para a participação de stakeholders no processo de desenvolvimento de ... -
Requisitos para o redesign da RedeParaná : uma abordagem centrada no usuário
(2018)Resumo: O Governo do Paraná em conjunto com a Companhia de Informática do Paraná (CELEPAR) desenvolveu uma Plataforma de Colaboração Corporativa denominada RedeParaná para ampliar a cooperação e comunicação entre os ... -
Processos colaborativos de design no desenvolvimento de jogos digitais
(2018)Resumo: O presente estudo aborda sobre as contribuições teóricas do design colaborativo para os processo de desenvolvimento de jogos digitais, partindo da observação de que estudos que relacionam ambos os temas ainda são ... -
Open design na promoção de economias distribuídas : heurísticas para o desenvolvimento de vestuário
(2018)Resumo: Abordar a sustentabilidade no Setor de Vestuário pode ser um desafio. Embora um número crescente de pesquisadores e designers tenha se dedicado a essa difícil tarefa, a maioria das soluções adotadas não questiona ... -
Modelo de tradução para acessibilidade de imagens estáticas de objetos de aprendizagem através de impressão tridimensional
(2018)Resumo: Na área da Educação, há uma necessidade de pesquisas que proporcionem que recursos didáticos se tornem acessíveis para as pessoas cegas. Neste sentido, o estudo de objetos de aprendizagem voltados a este público é ... -
Design, vivência, estética e afetos : uma síntese teórica
(2018)Resumo: Esta pesquisa, de cunho teórico, parte da seguinte pergunta: como definir a dimensão estética da vivência e suas relações com o design? Por meio de uma abordagem exploratória e com foco em pensamentos filosóficos ...