Consumo sustentável e o hábito de tomar banho : metaconceitos de sistemas produto + serviço sustentáveis para habitações de interesse social
Resumo
Resumo: A presente dissertação se propõe a caracterizar o hábito de tomar banho de moradores de Habitações de Interesse Social (HIS) que possuem baixa renda e residem em Curitiba e região metropolitana. Por meio desta caracterização, são identificadas oportunidades para o desenvolvimento de Sistemas Produto+Serviço Sustentáveis (S.PSS). O objetivo é promover meios através do design para tornar a prática do banho menos automática e mais consciente, permitindo, assim, aos usuários um maior controle de suas despesas com água e, consequentemente, com energia elétrica. Para cumprir tal objetivo, parte-se de revisão de literatura sobre abordagens teóricas que contribuem para a compreensão dos processos de consumo e das práticas sociais dos usuários. Dados a respeito do consumo de água e energia no Brasil e em outros países de características econômicas semelhantes são também são utilizados. É realizada, ainda, uma pesquisa de campo com moradores de HIS, de abordagem qualitativa, através de uma Etnografia Rápida. Nesta etapa, o estudo é realizado nas próprias residências dos usuários, por meio de Entrevistas Narrativas, Card Sortings e Sondas Culturais, aplicados com o objetivo de compreender o hábito de tomar banho e todas as práticas a ele associadas. Por meio da Etnografia Rápida também são identificados requisitos de projeto utilizados para propor soluções, por meio de metaconceitos de S.PSSs. Os metaconceitos constituem soluções que pretendem levar os designers e outros profissionais que trabalham com o desenvolvimento de produtos à reflexão, deixando em aberto possíveis adaptações para contextos distintos. Optou-se pelo desenvolvimento de metaconceitos devido ao caráter exploratório e abrangente da pesquisa que, mesmo tratando de um único hábito, apresenta soluções que podem ser utilizadas por diferentes segmentos do mercado. Além da Etnografia Rápida, também é realizado um Focus Group com usuários representantes do público em questão, como forma de validar os requisitos obtidos com as outras ferramentas de coleta de dados. Estes requisitos são apresentados a profissionais que atuam no mercado, em áreas relacionadas ao banho (tubos e conexões, insumos para o banho, concessionárias, etc.) em um workshop de cocriação. Assim, os próprios profissionais atuantes na área contribuem para o desenvolvimento dos metaconceitos de S.PSS apresentados. Por fim, esta dissertação constitui-se por uma Agenda de Inovação para produtos e serviços associados à prática do banho, considerando a abrangência e peculiaridades que envolvem o hábito. Palavras-chave: banho, consumo sustentável; hábitos de consumo; Habitação de Interesse Social; Sistemas Produto+Serviço Sustentáveis; design de serviços; design sustentável. Abstract: The present dissertation offers to characterize the bathing habits of Social Housing Project's residents who have low income and live in Curitiba and its metro area. Through this characterization, opportunities to the development of Sustainable Product-Service Systems (S.PSS) are identified. The goal is to promote ways and means through Design to make the practice of bathing less automated and more conscious, thus allowing users a higher control over their expenses with water and electrical energy. To accomplish such goal, the present text begins with a critical review of the literature on the theoretical approaches that contribute to a better understanding of users consumption processes and social practices. Data concerning the water and energy consumption in Brazil and other countries with similar economic characteristics are also used. In addition, a field research with residents of Social Housing Projects is realized, with a qualitative approach through a Quick Ethnography. In this phase, the study is conducted in the users homes, through Narrative Interviews, Card Sortings and Cultural Probes, all being applied with the objective of understanding the habit of bathing and other practices associated to it. Through the Quick Ethnography are also identified project requirements that are used to propose solutions by S.PSSs metaconcepts. These metaconcepts constitute solutions that intend to guide designers (and other professionals that work developing products) to reflection, leaving open possible adaptations to different contexts. The development of metaconcepts was chosen due to its exploratory and in-depth character, which even when dealing with a single habit presents solutions that can be used by different segments of the market. Besides Quick Ethnography, a Focus Group with users of the population here concerned is also realized, as a way of validating the requirements obtained with other data collection tools. These requirements are then presented to professionals active in the market in areas related to bathing (pipes and fittings, bathing inputs, service providers) in a co-creation workshop. Professionals themselves are thus able to contribute in developing S.PSSs metaconcepts. This dissertation constitutes therefore an Innovation Agenda to products and services associated to the practice of bathing, taking into account the range of peculiarities involved in such a habit. Key Words: bath, sustainable consumption, consumption habits, social housing project, Sustainable Product-Service System, Service Design, Sustainable Design.
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