Navegação 40001016053P0 Programa de Pós-Graduação em Design por título
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Percepção tátil de objetos do cotidiano : estudo de caso no reconhecimento de formas geométricas e representação gráfica de cegos congênitos
(2015)Resumo: Segundo os dados do Censo de 2010, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Brasil, 23,9% da população possui necessidades educacionais especiais (PNEEs), sendo 75% composto por ... -
Política no varejo : estratégias e ferramentas de comunicação eleitoral na campanha legislativa em municípios com até 20 mil habitantes
(2023)Resumo: A campanha eleitoral para vereador em municípios brasileiros com população até 20 mil habitantes, em 2020, constitui o tema de pesquisa da presente tese. O objeto de estudo é o uso de estratégias e ferramentas de ... -
O Prêmio Design Museu da Casa Brasileira : fragmentos da história do design brasileiro a partir dos catálogos da premiação de 2015-2019
(2022)Resumo: Esta dissertação apresenta a reconstrução dos fragmentos da história do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira - PDMCB e do Museu da Casa Brasileira - MCB. Foi realizada uma pesquisa documental, utilizando como ... -
Princípios heurísticos para uma abordagem holística na criação de Sistema Produto + Serviço Sustentável (SPSS)
(2021)Resumo: CONTEXTO: A qualidade do processo criativo é um elemento essencial para alcançar a efetividade de Sistemas Produto+Serviço (PSS) em sua contribuição ao desenvolvimento sustentável. JUSTIFICATIVA: No entanto, o ... -
Princípios para o design de jogos digitais com base em erro humano
(2015)Resumo: Esta pesquisa apresenta princípios para o design de jogos digitais que considera conceitos de Erro Humano. Geralmente, um designer aplica conhecimentos pertinentes a Erro Humano na planificação da interface de um ... -
Processos colaborativos de design no desenvolvimento de jogos digitais
(2018)Resumo: O presente estudo aborda sobre as contribuições teóricas do design colaborativo para os processo de desenvolvimento de jogos digitais, partindo da observação de que estudos que relacionam ambos os temas ainda são ... -
Programa de inserção transversal de RGSs - Representações Gráficas de Sínteses - no Ensino Fundamental 1,
(2022)Resumo: O objetivo deste estudo é propor uma dinâmica de Representação Gráfica de Síntese - RGS - para aplicação pelos professores com os alunos do Ensino do Fundamental 1, pois parte se do princípio de que a construção ... -
Projeto e desconstrução : uma análise crítica de relatos históricos no design
(2023)Resumo: Sob o termo "desconstrução" se empreendeu uma canonização no que se discursa sobre o design dos anos 1970-2000 no circuito euro-americano. Em algumas destas revisões, tal termo fora relativo a um estilo singular, ... -
Proposition of a reference model of crowd-design for sustainability
(2018)Resumo: A rápida expansão das Tecnologias de Informação e Comunicação (ITCs) na sociedade atual tem proporcionado o surgimento de novas possibilidades para a participação de stakeholders no processo de desenvolvimento de ... -
Proposta de diretrizes de imagens audiotáteis : uma aplicação acessível para o ensino de artes
(2022)Resumo: Dentro da área da educação artística, muitas vezes a comunicação é baseada em um domínio da imagem visual, onde os estudantes cegos muitas vezes não possuem acesso informacional aos conteúdos propostos pelos ... -
Proposta de método de obtenção de dados sobre comportamento informacional dos usuários no processo de wayfinding em ambientes hospitalares
(2018)Resumo : A orientaçao espacial humana é explicada com base no processo de wayfinding, ou seja, o comportamento de saber onde se está, para onde ir, escolher a melhor rota, reconhecer o destino e fazer o caminho inverso ... -
Proposta de recomendações de design de inerface para aplicativos de idioma : estudo em contexto multitarefa
(2022)Resumo: O crescimento do uso de tecnologias digitais móveis impacta diretamente a forma como o ser humano vive e interage com o seu redor. Dentre as áreas afetadas por esse crescimento está a educação, a qual pode ser ... -
Props as a service prototyping tool
(2022)Resumo: A prototipagem de serviços é considerada uma atividade complexa e necessária em Service Design, e os Props são frequentemente mencionados na literatura existente sobre Design de Serviços e Prototipagem de Serviços. ... -
Propuesta de artefactos mediadores para la aplicación de la realidad virtual en la formación de cirujanos en video laparoscopía
(2023)Resumo: Atualmente, o ensino em cirurgia por videolaparoscopia é pouco accessível, pois é difícil o acesso a esse treinamento, devido a que são poucos os especialistas e a falta de equipamentos específicos que auxiliam no ... -
Prospecção e gestão de design : busca da inovação guiada pelo significado
(2019)Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo exploratório, descritivo e com a realização de uma abordagem participativa e consensual, sobre o uso da pesquisa prospectiva aplicada à gestão de design para gerar inovação ... -
Protagonismo discente e learning experience design como estratégias de ensinagem para a educação em design
(2023)Resumo: Atualmente, a educação em Design busca adaptar-se às transformações do contexto econômico, sociocultural, ambiental e tecnológico no qual está inserida. Observam-se, nas últimas décadas, as rápidas mudanças nesses ... -
Recomendações de acessibilidade de mapas para cegos em processos seletivos públicos no Brasil
(2019)Resumo: Os cegos têm plenos direitos a participarem de processos seletivos públicos no Brasil. Para tanto, a esses candidatos são disponibilizadas provas em Braille e dois ledores voluntários, que descrevem oralmente todos ... -
Recomendações de acessibilidade e usabilidade para Chatbots web : inclusão do usuário cego
(2021)Resumo: Cada vez mais, a acessibilidade Web tem auxiliado na inclusão das pessoas cegas possibilitando maior igualdade de oportunidades. Na Web, onde encontramos incontáveis serviços e informações, viu-se o crescimento dos ... -
Recomendações para design de jogos eletrônicos no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR
(2017)Resumo: Os Museus têm se empenhado, sobretudo nas últimas décadas, na ressignificação de seu papel institucional - a fim de quebrar um persistente senso comum de "lugar de coisa velha" - para se consolidarem como instituições ... -
Recomendações para design de jogos, enquanto intervenções motivadoras para crianças com discalculia do desenvolvimento
(2016)Resumo: A Discalculia do Desenvolvimento (DD), é um distúrbio que afeta a capacidade de aprendizagem em competências básicas da aritmética. As suas dificuldades são caracterizadas como severas e persistentes ao longo do ...