40001016025P6 Programa de Pós-Graduação em Administração: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 281-300 of 570
-
A influência da orientação para o mercado nas estratégicas de inovação de exploration e exploitation e no desempenho organizacional
(2017)Resumo: O presente estudo teve como objetivo verificar a influência da orientação para o mercado nas estratégias de inovação de exploration e exploitation e no desempenho organizacional. O referencial teórico contemplou ... -
A influência do tipo de conteúdo e personalidade de marca na relação entre engajamento com conteúdo em mídias sociais e o engajamento do consumidor com a marca
(2017)Resumo: O engajamento e um importante construto no estudo do relacionamento entre consumidor e marca, principalmente quando situado em comunidades virtuais. O presente estudo tem como objetivo analisar o engajamento do ... -
O desenvolvimento sustentável e a sustentabilidade como quase-objetos de estudo para a teoria da gestão comparativa : análise de estios de raciocínio em um contexto organizacional específico.
(2014)Resumo: A partir de uma compreensão da realidade que rejeita a existência da modernidade e a possibilidade de controlar a manifestação empírica dos fenômenos sociais, esta tese foi desenvolvida com o objetivo geral de ... -
Cultura organizacional e vivências de prazer e sofrimento no trabalho : um estudo de caso com professores de graduação, em Instituições Federais de Ensino Superior
(2017)Resumo; A pesquisa buscou analisar como a cultura organizacional se entrelaça às vivências de prazer e sofrimento no trabalho de professores de graduação, em Instituições Federais de Ensino Superior. Tal problematização ... -
O efeito mediador da capacidade dinâmica de marketing nas relações entre orientação empreendedora, desempenho organizacional e inovação em serviços
(2016)Resumo: O objetivo deste estudo é verificar o efeito mediador de uma capacidade dinâmica de marketing específica, a capacidade de orientação para o mercado proativa (OMP), na relação entre a orientação empreendedora (OE), ... -
Aprendizagem organizacional em práticas de sustentabilidade à luz da teoria da racionalidade
(2016)Resumo: A presente pesquisa envolve as seguintes categorias: a) aprendizagem organizacional; b) práticas de sustentabilidade; c) racionalidade. A partir do exposto é apresentado um modelo que evidencia a relação das ... -
Competências organizacionais dos escritórios de transferência de tecnologia : um estudo de casos múltiplos
(2017)Resumo: As universidades são atores relevantes do desenvolvimento de inovações. Dentro desse contexto, emergem os escritórios de transferência de tecnologias (ETTs), organizações de fronteira que facilitam a transferência ... -
O efeito mediador da orientação para o mercado na relação entre a capacidade de network e o desempenho organizacional
(2017)Resumo: As empresas que desenvolvem continuamente a criação de valor não podem mais confiar em sua própria pesquisa e conhecimento e buscam utilizar fontes externas para sustentar o crescimento. Ao mesmo tempo, as pequenas ... -
O efeito mediador da capacidade de vendas na relação entre orientação para o mercado e desempenho organizacional
(2017)Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo verificar o efeito mediador da capacidade de vendas na relação entre orientação para o mercado e desempenho organizacional. A capacidade de vendas compreende o processo de construção ... -
O efeito da disfluência de processamento perceptiva em um preço apresentado em uma moeda estrangeira com menor valor de face nas decisões de compra
(2017)Resumo: O surgimento da Internet e a popularização dos e-commerces faz com que cada vez mais consumidores se deparem com situações nas quais precisam julgar valores e tomar decisões se baseando em preços apresentados em ... -
Falso diamante ou vidro brilhante? : autenticidade como mediador do relacionamento entre congruência entre marca e self e intenção de compra
(2016)Resumo: O objetivo deste trabalho foi verificar se autenticidade medeia a relação entre congruência entre marca e imagem do self e intenção de compra, sendo tal mediação moderada pelo auto monitoramento. Com base na ... -
Orientação empreendedora, sustentábilidade e desempenho : configurações em microcervejarias brasileiras.
(2016)Resumo: Esta dissertação tem por objetivo estudar as variáveis de orientação empreendedora - inovatividade, proatividade e propensão a risco - de sustentabilidade - ambiental, social e econômica - e o desempenho de ... -
O poder disciplinar enquanto uma dimensão da cultura organizacional : um estudo multicasos em instituições de ensino superior privadas
(2016)Resumo: O trabalho do docente nas instituições de ensino superior privadas possui, além da inerente gama de atividades, complexos arranjos de demandas e sistemáticas de controle e desempenho que visam à adequação da ... -
O papel da psicologia para a administração
(2016)Resumo: O trabalho que aqui se apresenta busca responder à questão sobre como a Psicologia, enquanto campo de conhecimento, participa da fundamentação das práticas de controle social do trabalho sob a égide do sistema ... -
A sustentabilidade corporativa como orientadora do modelo de negócio : estudo multicasos de organizações industriais
(2016)Resumo: A perspectiva de a terra não ter capacidade de repor os recursos naturais na mesma proporção e velocidade em que são atualmente utilizados tem colocado em discussão nosso modo de viver, produzir e consumir. Empresas ... -
Desenvolvimento da competência intercultural grupal em equipes multiculturais de empresas multinacionais
(2016)Resumo: Esta pesquisa investigou o processo de desenvolvimento da competência intercultural grupal, por meio da análise deste fenômeno a partir de um estudo de caso desenvolvido junto a uma equipe multicultural em uma ... -
A influência da orientação para inovação nas capacidades arquiteturais de marketing e o impacto sobre o desempenho de inovação
(2016)Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo verificar a influência da orientação para a inovação nas capacidades arquiteturais de marketing e o seu impacto no desempenho de inovação. São consideradas como capacidades ... -
O papel do empreendedor apresentado pela midia especializada de negócios
(2016)Resumo: Esta pesquisa objetivou compreender o papel do empreendedor apresentado por meio da mídia especializada de negócios. Como base teórica, explorou-se o corpo de conhecimento sobre o empreendedorismo, o interacionismo ... -
A influência da autencidade de marca na relação entre congruência de imagem de consumidores e marcas e a auto conexão de marca dos consumidores
(2016)Resumo: A autenticidade de marca tem se mostrado um tema de grande curiosidade acadêmica e de grande valia para gestores de marketing que pretendem construir marcas fortes e de sucesso. Este estudo teve como objetivo ... -
Como a motivação que o consumidor atribui à empresa na promoção de uma ação social influencia seu comportamento pró-social : o papel da proximidade do consumidor com a marca e do ceticismo
(2016)Resumo: Diante de evidências de que os consumidores esperam das empresas um maior envolvimento em ações de Responsabilidade Social Corporativa (RSC), e de que esse tipo de prática pode trazer benefícios para a empresa e ...