Educação do campo: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 541-560 of 600
-
Entre o abandono e o esquecimento : registros históricos de práticas cotidianas da escravidão no município de Antonina
(2019)O presente trabalho é o resultado de uma análise-descrição de documentos históricos primários, especificamente registros escritos de atas oficiais de pagamento de empréstimos remunerados de escravizados realizados pela ... -
Diálogos para a construção do projeto político pedagógico da E.E. Fazenda São Bento no município de Mirante do Paranapanema/SP
(2019)O presente artigo, tem como finalidade apresentar uma discussão acerca do Projeto Político Pedagógico/Plano de Gestão Escolar da Escola Estadual Fazenda São Bento, tendo como objetivo geral: Proceder uma análise sobre o ... -
A produção no assentamento Eli Vive, o papel da escola do campo na consolidação dos sistemas de agricultura.
(2019)Este trabalho é resultado de uma investigação que teve por objetivo geral analisar os conflitos existentes entre o sistema de produção do agronegócio e as formas agroecológicas de produção no Assentamento Eli Vive do ... -
A construção da identidade sem terra sob a perspectiva das mulheres no assentamento contestado
(2019)Este trabalho tem como objetivo compreender a construção da Identidade Sem Terra sob a perspectiva das mulheres no assentamento contestado, localizado no município da Lapa no estado do Paraná. Trata-se de um estudo de cunho ... -
Silenciar, escutar, conviver, resistir e sonhar : aprendizados a partir da escola M'bya Arandú
(2019)Este artigo busca discutir a questão indígena, em especial sobre o povo guarani e a educação indígena a partir da experiencia da autora na Escola M'Bya Arandú localizada na Terra Indígena Araçaí, Município de Piraquara, ... -
Análise do projeto político pedagógico do Colégio Estadual do Campo Ismael Xavier Chagas de Tibicanga
(2019)Este artigo é resultado de pesquisa realizada no Colégio Estadual do Campo Ismael Xavier Chagas de Tibicanga, localizado na comunidade tradicional de pescadores artesanais de Tibicanga, no município de Guaraqueçaba-PR, os ... -
Previdência social no município de Imbaú - PR
(2019)O presente trabalho busca ressaltar a previdência no município de Imbaú, contextualizando aspectos históricos da previdência social no Brasil e como ele se encontra no município. O município de Imbaú conta com uma população ... -
As contribuições do CPRA no fortalecimento da agroecologia na região metropolitana de Curitiba
(2019)Este artigo busca jogar luz aos sistemas convencionais de produção, expondo algumas práticas ecológicas que regem os princípios e os processos naturais adotados por agricultores da região metropolitana. Camponeses, ... -
C. E. M Cultivando o Saber : significado da conquista e desafios existêntes
(2020)Trata o presente artigo sobre a realidade do Centro Educacional Municipal Cultivando o Saber, uma escola do Campo localizada em um Assentamento da Reforma Agrária no município de Água Doce em Santa Catarina. A história da ... -
A luta pela terra em Bituruna no estado do Paraná e a construção da reforma agrária popular
(2019)Objetiva-se contextualizar a luta pela terra em Bituruna frente o processo de construção da Reforma Agrária Popular, contextualizando a luta dos trabalhadores (as) rurais Sem Terra na luta pela terra em Bituruna, analisando ... -
Juventude camponesa e sua permanência no acampamento Herdeiros da Luta de Porecatu
(2019)A juventude que vive o início do século XXI apresenta as marcas da sociabilidade do capital. Ao mesmo tempo em que se coloca a possibilidade de alongamento da escolarização com a ampliação de acesso ao ensino superior, ... -
Consciência histórica e meio rural : jovens estudantes do campo e suas leituras dos quadrinhos de Chico Bento
(2014)O jovem da contemporaneidade é uma categoria social marcada por novos interesses, novas identidades e um universo simbólico próprio. Diferenciando-se por suas peculiaridades das gerações passadas. Mas quem é ele? (DAYRREL, ... -
Conhecimento prático, experiência de vida e a relação com o aprendizado em sala de aula
(2011)O presente artigo foi baseado nas aulas práticas do curso PROJOVEMCAMPO - Saberes da Terra com dois educandos no CEEBEJA Ivaiporã - PR. O relato da percepção da prática pedagógica que associada com as experiências de vida ... -
Conhecer para valorizar : valorização do trabalho do homem do campo
(2014)Este relato é fruto de uma experiência realizada na segunda série do Colégio Estadual Tancredo Neves-EFM, município de São João-PR. A partir da intervenção da pesquisa-ação "Conhecer para valorizar" no primeiro semestres ... -
Conhecer mais especificamente como ocorre a modalidade da educação do campo em Pato Branco
(2014)Neste artigo objetiva-se esclarecer e conhecer a trajetória histórica da Educação do Campo, a qual tem muitos pontos a serem considerados e analisados em seu decorrer, bem como de que forma esta tem sido encarada e ... -
Conhecendo e transformando uma realidade através da produção de alimentos orgânicos com a finalidade de se produzir conservas e consequentemente melhorar a qualidade de vida do homem do campo
(2011)Estamos inseridos em uma realidade (campo), e devemos conhecê-la criticamente. E um dos problemas se refere à produção e consumo de alimentos de forma saudável. Mesmo morando no campo, muitas pessoas perderam o hábito de ... -
Comunidade rural do Anhaia no município Morretes/PR : um estudo sobre mudanças no perfil dos moradores
(2011)O texto a seguir trata de estudo sobre as mudanças ocorridas, entre as décadas de 40 a 80, com os moradores da comunidade rural do Anhaia, no município de Morretes. Foi realizado a partir de revisão bibliográfica e também ... -
Compostagem escolar
(2014)O presente artigo é resultado de um projeto realizado junto aos alunos do ensino fundamental de 6ª à 9ª séries da Escola Agrícola Municipal "Prefeito José Schultz Filho" localizado em Mafra - SC. Teve por objetivo conscientizar ... -
Com olhos de criança : a percepção das crianças do campo sobre a infância no meio rural
(2014)Valorizar as falas e representações infantis é pensar nas crianças como sujeito de direitos. Neste sentido, toda e qualquer criança, independente do contexto em que vive, deve ter seus direitos garantidos e preservados. ... -
Coleta seletiva no distrito de Paranaguaçu
(2020-07-20)Resumo : Coleta Seletiva de Lixo no distrito de Paranaguaçu, é uma experiência docente que está sendo realizada com alunos de 5ª a 8ª série, um total de 25 alunos da Escola Estadual de Paranaguaçu, localizada no distrito ...