Análise do projeto político pedagógico do Colégio Estadual do Campo Ismael Xavier Chagas de Tibicanga
Resumo
Este artigo é resultado de pesquisa realizada no Colégio Estadual do Campo Ismael Xavier Chagas de Tibicanga, localizado na comunidade tradicional de pescadores artesanais de Tibicanga, no município de Guaraqueçaba-PR, os quais possuem características próprias de modo de vida, cultura e valores. O trabalho foi desenvolvido durante o curso de Especialização em Educação do Campo e Realidade Brasileira Segundo seus Pensadores. A pesquisa iniciou-se com a leitura dos documentos oficiais do Colégio, como o Projeto Político Pedagógico e a Proposta Pedagógica das Escolas das Ilhas do Litoral Paranaense, com o objetivo de observar de que forma os documentos estão articulados com os princípios da Educação do Campo. A análise dos documentos oficiais faz-se importante na pesquisa, pois nestes documentos estão determinados o diagnóstico da comunidade, as diversas concepções, as metodologias, os projetos entre outros a serem desenvolvidos na instituição, para alcançar a formação humana. O colégio também atende crianças e adolescentes vindo de comunidades vizinhas e que as vezes enfrentam os mesmos desafios como a valorização da cultura e a resistência pela permanência no território.
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- Educação do campo [600]