Educação do campo: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 141-160 of 600
-
Perspectiva da pequena produção familiar frente ao uso de tecnologias : o caso do Assentamento Vitória - Lindoeste - PR
(2011)A perspectiva da pequena produção familiar constitui um tema que envolve a modernização na pequena propriedade tanto como a aquisição de tecnologias em prol da necessidade de crescimento da renda familiar e conseqüentemente ... -
Interdisciplinaridade na educação do/no campo
(2011)Resumo: O presente trabalho é um artigo-relato da realidade vivenciada por educadores e estudantes do Colégio Agrícola de Foz do Iguaçu, instituição de ensino profissional voltada para formação de técnicos em agropecuária, ... -
Permanência dos jovens na agricultura familiar no Assentamento Wagner em Goioxim - PR
(2011)O município de Goioxim/Pr possui características predominantemente rurais, sendo a agricultura familiar responsável por grande parte das atividades desenvolvidas no local. A presente pesquisa tem por objetivo descobrir os ... -
Horta escolar : um caminho para a integração entre a escola e os sujeitos do campo
(2011)Resumo: Assim como a população municipal, os educandos de nossa escola são, em sua grande maioria, campesinos. Muitos deles estão em contato diário com atividades como, criação de rebanhos e manutenção de lavouras. As ... -
Rótulo de herbicida : uma proposta pedagógica para a educação do campo
(2011)Resumo: A interpretação dos rótulos de herbicida se faz necessária na medida em que este gênero textual está presente no cotidiano do homem do campo, sua interpretação é fundamental para o manejo da agricultura familiar. ... -
A escola frente à educação do campo e sua consolidação a partir do projeto político pedagógico
(2011)Resumo: Através de um estudo sobre as localidades rurais e o cotidiano do homem do campo, a escola inicia à busca pela valorização da cultura do meio rural, a partir deste conhecimento a Educação do Campo é inserida nas ... -
O ensino da matemática voltado à realidade do campo : uma abordagem dos conteúdos e metodologias no Colégio Estadual Dr. Arnaldo Busatto no município de Foz do Iguaçu - PR
(2011)Resumo: Este trabalho propõe um levantamento da realidade dos alunos de origem urbana e rural do Colégio Estadual Dr. Arnaldo Busatto, em Foz do Iguaçu, o maior do município, com 2.632 alunos. Frente a esse levantamento, ... -
A educação física e os jogos cooperativos e suas contribuições na educação do campo
(2011)Resumo: Este artigo tem como tema os Jogos Cooperativos como forma de amenizar a violência que está sendo constatada em muitas escolas e no seu entorno. De modo geral, pretende-se mostrar que com o desenvolvimento de Jogos ... -
Educação do campo e a importância da atividade de cooperativismo na comunidade de Briolândia
(2011)Resumo: A experiência iniciada em novembro de 2010 envolve uma comunidade localizada no interior do município de Ortigueira, no bairro de Briolândia. Nesta Comunidade um grupo de moradores formou uma associação local com ... -
Educação do campo aliada a ações pedagógicas da educação ambiental
(2011)Resumo: Visando uma das grandes preocupações para a Educação do Campo, principalmente no que se refere ao meio ambiente, este trabalho vai de encontro à teoria e a prática do cuidado com o espaço onde estamos. Na Educação ... -
Educação ambiental na Casa Familiar Rural : um diálogo com a educação do campo
(2011)Resumo: Trabalho realizado na Casa Familiar Rural de Figueira, com jovens do ensino médio, filhos de agricultores, dos municípios de Figueira, Curiúva, Ibaiti e Piraí do Sul e que tem por objetivo aproveitar o conhecimento ... -
Redescobrindo o valor do campo a partir do Projeto Horta na Escola
(2011)Resumo: A experiência relatada neste trabalho foi realizada no Colégio Estadual Prefeito Antônio Witchemichen, localizada no interior do município de Prudentópolis, durante o ano letivo, através de experiências com os ... -
Perfil e diferenciação entre os programas para ensino de jovens e adultos : CEEBJA e ProJovem Campo
(2011)Estudo comparativo de dois programas de Educação para Jovens e Adultos.Trata da necessidade de uma educação diferenciada para grupos alheios ao sistema de ensino e sua necessária adequação e inclusão de jovens e adultos ... -
Pedagogia de alternância : história, aplicabilidade e importância desta metodologia de ensino para o Brasil e as famílias rurais
(2014)A educação dos alunos camponeses brasileiros tem sido negligenciada ao longo dos anos, não havendo políticas públicas condizentes com suas necessidades no que tange ao currículo, infraestrutura, tecnologias, entre outros, ... -
Pedagogia da Alternância, uma metodologia voltada para a educação do campo : sua importância nas Casas Familiares Rurais
(2022-07-20)O presente artigo aborda a Pedagogia da Alternância e as Casas Familiares Rurais (CFRs), tendo como objetivo analisar a sua contribuição para a educação do campo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa teórica referente à ... -
Pedagogia da alternância como base de integração entre a comunidade e a escola no processo de ensino aprendizagem
(2014)O presente trabalho visa refletir e reconhecer no grupo de pais dos alunos do CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil - Moraci Favassa Venson, sua diversidade cultural e valorizá-la como fonte de aprendizado, ... -
As diferenças entre a formação do campo e a urbana vivdas por um aluno
(2011)Resumo: O planejamento aponta rumos a serem seguidos e/ou modificados para atender as necessidades apresentadas pelos alunos e pela comunidade escolar. Com isso, as atividades na escola deverão ser desenvolvidas à luz do ... -
Desafios contemporâneos, para implementação de políticas educacionais emancipatória voltada para educandos nas comunidades tradicionais de faxinais
(2011)Resumo: Os faxinais são comunidades tradicionais do Paraná, reconhecidas Cf. Decreto Federal 10.408/2006. Comissão de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, Lei Estadual 15.673/07 e diversas leis ... -
Democratizando o acesso dos alunos das áreas rurais nas salas de apoio do Colégio Estadual Dr. Arnaldo Busatto no ano de 2010
(2011)Resumo: Este estudo apresenta as reflexões sobre as dificuldades de acesso dos alunos das áreas rurais nas salas de apoio, que tem como objetivo minimizar as defasagens de aprendizagem dos alunos de 5ª série do Ensino ... -
Curso de formação de educadores populares - turma "Esmael Telles" : a experiência de educação do campo dos movimentos das regiões centro e centro-sul do Paraná
(2011)Resumo: Este trabalho relata a experiência de educação do campo desenvolvida pelos movimentos sociais atuantes nas regiões centro e centro-sul do Paraná, organizados numa grande rede regional há mais 30 anos. Assim, o texto ...