• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação do campo
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação do campo
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Pedagogia de alternância : história, aplicabilidade e importância desta metodologia de ensino para o Brasil e as famílias rurais

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - LUCIANA PEREIRA ORTEGA.pdf (336.2Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Ortega, Luciana Pereira
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    A educação dos alunos camponeses brasileiros tem sido negligenciada ao longo dos anos, não havendo políticas públicas condizentes com suas necessidades no que tange ao currículo, infraestrutura, tecnologias, entre outros, reafirmando assim o conceito de atraso imputado à figura estigmatizada do trabalhador rural. A valorização e ressignificação do trabalho e da vida no campo fomentados pela Pedagogia de Alternância apresenta-se talvez como único meio de ensino adequado à agricultura familiar, criando vínculos entre o conhecimento teórico e técnico, necessários à vida campesina e urbana, cabendo ao aluno camponês na proposta atual desta modalidade de ensino, fazer suas próprias escolhas conforme suas aptidões. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi de realizar uma análise sobre as perspectivas dos alunos camponeses do Colégio Estadual Almirante Tamandaré, na cidade de Cruzeiro do Oeste- PR quanto aos temas ligados à escola, a família, ao trabalho e a permanência no campo. A pesquisa teve caráter exploratório, utilizando-se questionários abertos a respostas pessoais. Ficou evidente a necessidade de implementação de políticas públicas mais eficazes relacionadas ao povo camponês no sentido de desconstruir os paradigmas e sanar as principais dificuldades utilizando-se de um sistema que já se mostra eficaz em experiências pelo país há anos, a Pedagogia de Alternância.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/50367
    Collections
    • Educação do campo [600]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV