O papel da consciência morfológica no desempenho em compreensão da leitura
Abstract
Resumo: Este estudo investigou as relações entre as habilidades metamorfológicas, relativas à morfologia derivacional e flexional e o desempenho dos participantes em provas de compreensão da leitura. Para tanto, realizou-se uma pesquisa transversal com alcance correlacional. Participaram do estudo 94 escolares de três turmas de Ensino Fundamental (3.º, 4.º e 5.º anos) de uma escola pública de Curitiba (Paraná - Brasil). Foram aplicadas cinco diferentes tipos de provas: duas de vocabulário - o subteste de vocabulário do WISC IV e uma tarefa de definição de palavras afixadas; uma prova para avaliar a memória de trabalho verbal (o subteste Dígitos - WISC IV); quatro provas para a avaliação de habilidades morfológicas (flexional e derivacional), sendo duas delas de analogia no nível lexical e outras duas que trabalharam com derivação, decomposição e flexão em contexto; além de duas provas de compreensão leitora - a primeira padronizada - PROCOMLE e a segunda PACLEEM que avaliou a compreensão de elementos mórficos flexionais e derivacionais presentes em uma fábula. Os resultados expressam um avanço gradual do vocabulário dos estudantes, o que pode ser interpretado como influência da escolaridade, que exerce importante papel no desenvolvimento lexical. Evidenciam também que os leitores com maior desempenho em compreensão de leitura são os que já automatizaram os mecanismos de decifração. Nas provas de compreensão leitora, o melhor desempenho dos alunos nos textos narrativos revela maior familiaridade deles com esse gênero textual. Observam-se entre as medidas relativas à morfologia derivacional e flexional e a compreensão leitora correlações significativamente positivas, variando de moderada a forte conforme avançam os anos escolares. Palavras-chave: Habilidades Morfológicas - Compreensão Leitora Abstract: This study investigated the relationship between metamorphological skills relating to derivational and inflectional morphology and also to participants' performance in reading comprehension tests. Therefore, a cross-sectional AND correlational survey was carried out. THE data were collected from 94 students of three elementary school classes (3rd, 4th and 5th grades) of a public school in Curitiba (Parana - Brazil). Five different types of tests were applied: two vocabulary ones - the WISC-IV Vocabulary subtest and a task of definition of affixed word; a test to assess verbal working memory (the Digit subtest - WISC IV); four tests for assessing morphological skills (inflectional and derivational), two of them of analogy on the lexical level and two others which dealt with derivation, decomposition and inflection in context; as well as two tests of reading comprehension - the first one is standardized - PROCOMLE, and the second test is PACLEEM which evaluated the understanding of inflectional and derivational morphic elements that are present in a fable. The results show a gradual improvement of students' vocabulary, which can be interpreted as influence of schooling, which plays an important role in lexical development. They also show that the readers with higher performance in reading comprehension are the ones who automatize the decoding mechanisms. In the tests of reading comprehension, the best performance of students in narrative texts reveals their greater familiarity with this genre. There are significantly positive correlations between the measures for the derivational and inflectional morphology and reading comprehension, ranging from moderate to strong as the school grades progress. Keywords: Morphological Skills - Reading Comprehension
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