dc.contributor.author | Jardim, Fernando Otaviano Melo | pt_BR |
dc.contributor.other | Agostini, Andreia Mendonça | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização em Direito Ambiental | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-03-30T13:57:25Z | |
dc.date.available | 2021-03-30T13:57:25Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/52270 | |
dc.description | Orientador : Andreia Mendonça Agostini | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização em Direito Ambiental. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou, a Proposta de Emenda à Constituição 65/2012 que prevê a inclusão de um § 7º ao artigo 225 da Constituição da República, com o objetivo de, segundo a sua ementa, "assegurar a continuidade de obra pública após a concessão da licença ambiental". Em suma, a PEC 65/2012 quer, a partir da apresentação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) pelo empreendedor, impedir suspensões ou cancelamentos da obra, além de dispensar o procedimento de licenciamento ambiental. No plano de validade do texto normativo proposto há um conflito claro com o inciso IV, do § 1º do próprio art. 225, da CR/88; já no plano da eficácia dos direitos fundamentais o texto elimina um importante instrumento de preservação e proteção do meio ambiente ecologicamente equilibrado, uma vez que afasta a análise pormenorizada do EIA e além de retirar a fiscalização posterior do empreendimento, deixando o meio ambiente à mercê de possíveis impactos socioambientais. O trabalho analisará os argumentos elencados pelo CCJ tendo em vista a argumentação jurídica e os princípios fundamentais do direito ambiental em especial o princípio do desenvolvimento sustentável e o da precaução, uma vez que compreende-se que o procedimento de licenciamento ambiental é um instrumento administrativo que concretiza tais princípios. | pt_BR |
dc.format.extent | 43 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento sustentável | pt_BR |
dc.subject | Princípio da precaução | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente - Legislação - Brasil | pt_BR |
dc.title | PEC 65/2012 e a proteção constitucional do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado por meio do licenciamento ambiental | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |