Navegação Ensino de filosofia no ensino médio por título
Itens para a visualização no momento 9-28 of 106
-
Cibereducação : a Ágora eletrônica do conhecimento
(2018)Resumo : Pesquisa de caráter qualitativo e documental que tem como referencial teórico os conceitos formulados por Pierre Lévy (1993; 1995; 1996; 1998; 1999; 2003;) e Eli Pariser (2012). O objetivo deste estudo foi discutir, ... -
Cidadania e espaço público em Hannah Arendt
(2018)Resumo : O presente trabalho refere-se ao estudo dos conceitos de cidadania e spaço público na teoria de Hannah Arendt, tendo como principais fontes as obras "A Condição Humana" e "A dignidade da política". Através de ... -
Como pensar o conceito de gênero no ensino médio : uma abordagem filosófica a partir de Simone de Beauvoir
(2016)Resumo : Este estudo tem como objetivo discutir a questão de gênero com adolescentes do Ensino Médio, enfatizando sua trajetória conceitual e problematizando as questões biológicas e culturais que estruturam as relações ... -
A concepção de ética no ensino médio na disciplina de filosofia
(2015)Resumo : A ética não só serve de base para as relações humanas, mas também para permear relações sociais, observando que os filósofos consideram a ética base ou alicerce da justiça e\ou do direito, para que os seres humanos ... -
Concepção de justiça e sua aplicação analógica no ensino médio
(2016)Resumo : Este trabalho de conclusão de curso, realizado com base em pesquisa científica, faz uma abordagem acerca de uma concepção filosófica sobre justiça e sua analogia no âmbito do ensino médio -
A contraposição dialética de textos filosóficos em sala de aula
(2018)Resumo: Este trabalho busca explicitar a importância do uso de texto "puro" em sala de aula, ou seja, textos de cunho científico e/ou filosófico na grade curricular do Ensino Médio, a partir da concepção dialética dos ... -
Contribuições do ensino de filosofia à educação ambiental, 2015
(2015)Resumo : Neste trabalho, apresentamos a contribuição da filosofia enquanto disciplina no ensino médio para a educação ambiental, visto que ela enquanto disciplina curricular tem importante papel na formação da consciência ... -
Contribuições Kantianas para o ensino de filosofia no ensino médio
(2016)Resumo : O presente trabalho trás um enfoque sobre a contribuição do filósofo Emmanuel Kant especificamente no seu texto "Resposta à pergunta: o que é o esclarecimento?" Apesar de escrito em 1773, ainda é um texto atual e ... -
Desafio de ensinar filosofia para o ensino médio
(2015)Resumo : A educação é um conjunto de ações que diferencia a humanidade: o ser humano transcende seu status animal, ele vai além de seus instintos: compreende, reelabora, reflete, cria e recria, critica, aprende, ensina. A ... -
O desafio de uma didática objetiva para o ensino de filosofia no ensino público do Brasil
(2015)Resumo : Com o retorno da filosofia como disciplina obrigatória da grade curricular do ensino público no Brasil, constata-se um interesse crescente por esta área de conhecimento, um interesse, até pouco tempo atrás, não ... -
Os desafios do ensino de filosofia na aplicação a lei 10639/03 atendendo aos princípios dos direitos humanos
(2018)Resumo : O ensino médio tem se tornado, a cada dia, mais desafiador. Isso porque, o perfil dos alunos existentes atualmente na escola é diferente dos alunos de alguns anos atrás – uma vez que, estes são bombardeados por ... -
Descobrindo a filosofia com o mundo nerd e geek
(2018)Resumo: O presente trabalho se propõe a apresentar a Filosofia ao público jovem por meio de temas e problemas que são encontrados nas produções culturais das obras Geek e Nerd. Desde seu nascimento, há mais de 2500 anos, ... -
Diálogos com a obra O Livre Arbítrio, de Agostinho de Hipona : ouvindo os alunos do 1º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Porto Seguro
(2018)Resumo : Este trabalho faz considerações teórico-metodológicas sobre a pesquisa a respeito do relacionamento em sala de aula, do professor de filosofia com os alunos de 1º ano do Ensino Médio. Por ser um assunto polêmico, ... -
O discurso existencialista em sala de aula : as questões existenciais do mundo adolescente através de videoclipes
(2015)Resumo : O principal objetivo dessa pesquisa é a sensibilização dos alunos de Ensino Médio para a construção de problemas filosóficos através de vídeos musicais que expressem temas existencialistas. As questões existencialistas ... -
As dores do mundo : uma análise didático filosófica de aforismas do filósofo Arthur Schopenhauer
(2018)Resumo : A filosofia busca consolidar seu espaço no campo da educação básica. De modo que o professor de filosofia no ensino médio é um dos importantes agentes nesta busca, uma vez que tem à sua disposição o grande público, ... -
A edificação do estado civil como justificativa para paralisação da violência em Thomas Hobbes
(2018)Resumo : O presente texto, intitulado "A edificação do Estado Civil como justificativa para paralisação da violência em Thomas Hobbes", é fruto da conclusão do curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio ... -
A educação ambiental como possibilidade interdisciplinar para o ensino de filosofia no ensino médio
(2018)Resumo : Este trabalho foi apresentado como trabalho de conclusão de curso de pósgraduação em Ensino de Filosofia no Ensino Médio e teve como objetivo refletir sobre a possibilidade de desenvolver aulas de Filosofia com ... -
A educação como formação para a emancipação segundo a filosofia de adorno
(2015)Resumo : Este estudo tem como objetivo a analise do conceito emancipação a partir da filosofia de Theodor W. Adorno. A emancipação é uma das metas para a educação, pois é a partir da emancipação que podemos livrar o homem ... -
Educação e niilismo : por uma formação do indivíduo em oposição à ideologia estatal
(2015)Resumo : Este trabalho busca levantar uma abordagem alternativa às discussões no âmbito do ensino, entendendo que um novo mundo se apresenta e que este deve da mesma forma ter a formação educacional que se aproxime de certa ...