Navegação Coordenação Pedagógica por título
Itens para a visualização no momento 82-101 of 455
-
Conselho escolar : aproximando família e escola
(2016)Resumo : O presente artigo trata das dificuldades encontradas para aproximar os pais ou responsáveis pelos alunos junto a Instituição de Ensino. Entende que quando a família participa, de forma mais próxima da vida escolar ... -
Conselho escolar e a gestão democrática participativa : um estudo de caso sobre as atribuições dos conselheiros escolares
(2016)Resumo : Este estudo tematiza a Gestão Escolar Democrática e Participativa e o Conselho Escolar enfatizando o conhecimento das atribuições inerentes aos seus membros constituintes, conselheiros, a partir de uma pesquisa ... -
Considerações sobre o conselho de classe : o que falam os professores?
(2016)Resumo : O objetivo deste trabalho é o de compreender qual o conhecimento que os professores possuem acerca das funções do Conselho de Classe, a fim de contribuir para a redução da distância entre a teoria e a prática que ... -
Considerações sobre o conselho de classe final : prática de inclusão ou de exclusão do aluno?
(2016)Resumo : O objeto de estudo deste artigo é o Conselho de Classe Final e sua implicações nas taxas de aprovação e reprovação dos alunos. O objetivo da pesquisa é o de refletir sobre a influência do Conselho de Classe nos ... -
A construção do plano de trabalho docente interdisciplinar no Ensino Médio Integrado : entraves e possibilidades
(2016)Resumo : Este trabalho de pesquisa-ação relata e descreve o Trabalho de Conclusão do curso de Especialização em Coordenação Pedagógica-Universidade Federal do Paraná – UFPR.A implementação da proposta visou discutir ações ... -
O contexto neoliberal e a formação continuada de professores
(2016)Resumo : Partindo do pressuposto que a formação do professor caracteriza-se como um ponto fundamental na busca de uma educação de qualidade, é importante refletir e analisar a mesma através de uma perspectiva crítica, ... -
As contribuições da afetividade para a aprendizagem : um estudo voltado para o ensino médio noturno
(2016)Resumo : A presente pesquisa teve como principal objetivo compreender as contribuições da afetividade na relação professor e aluno, bem como identificar a opinião dos professores sobre a relação entre afetividade e ... -
Contribuições da gestão escolar para o uso das TIC’s no processo ensino aprendizagem
(2016)Resumo : Considerando o trabalho do gestor escolar como sendo fundamental para a implantação de melhorias na escola, neste artigo objetivou-se compreender de que forma a gestão (direção) pode auxiliar a equipe escolar a ... -
Coordenação pedagógica : mediando a indisciplina na educação infantil
(2014)Resumo : A indisciplina tem causado um desafio para os docentes, sendo um obstáculo para o desenvolvimento do trabalho pedagógico na sala de aula. As crianças demonstram falta de limites e ausência de regras. Investiga-se ... -
A coordenação pedagógica como sujeito do processo de inclusão da escola no mundo digital
(2016)Resumo : Este estudo tem como objetivo abordar o uso dos dispositivos móveis como ferramenta pedagógica no contexto da sala de aula refletindo sobre o papel do coordenador pedagógico frente ao uso das novas tecnologias ... -
A coordenação pedagógica e a formação continuada de professores e pedagogos no contexto das reuniões pedagógicas de uma escola pública do ensino fundamental e médio da cidade de Campo Mourão, no estado do Paraná
(2014)Resumo : O presente trabalho objetiva discutir a função do pedagogo, como coordenador pedagógico atuando na formação continuada dos professores. O contexto analisado é de uma escola pública da Educação Básica e a pesquisa ... -
Coordenação pedagógica e direção : ações e relações com a gestão escolar
(2016)Resumo : Este artigo apresenta as relações que se estabelecem entre a coordenação pedagógica e a direção escolar e suas ações pedagógicas e administrativas, considerando que ambas são de fundamental importância no processo ... -
A coordenação pedagógica na efetivação do currículo da escola de período integral
(2014)Resumo : O objetivo deste trabalho está pautado na análise da função de Coordenação1 Pedagógica na concretização do currículo da escola de tempo integral que atenda as especificidades deste público. Utiliza como referencial ... -
A coordenação pedagógica na formação de novos leitores
(2016)Resumo : Esta pesquisa justifica-se, pelo fato de que, durante os últimos três anos consecutivos, vem sendo encaminhado pelos coordenadores pedagógicos, do Colégio Estadual Três Fronteiras, do Ensino Fundamental e Médio ... -
O coordenador e o planejamento escolar
(2016)Resumo : O presente artigo tem como finalidade contribuir com reflexões acerca do planejamento escolar, sobre a importância de se elaborar um Plano de Trabalho Docente que esteja em consonância com a realidade na qual o ... -
O coordenador pedagógico : agente de inclusão no ambiente escolar
(2016)Resumo : Este artigo traz algumas reflexões sobre o Coordenador Pedagógico, como profissional fundamental, no processo de inclusão no ambiente escolar. Caracterizase, como uma pesquisa bibliográfica, que tem como objetivo ... -
Coordenador pedagógico : mediador da formação continuada do sujeito educador ético
(2016)Resumo : O presente trabalho busca ampliar a reflexão em vista da identidade do profissional da educação no atual contexto histórico, a importância da formação continuada aliada a prática diária, numa vivência ética. A ... -
Coordenador pedagógico : sua participação na construção e mediação da proposta curricular da Escola Estadual Cecília Meireles - ensino fundamental II
(2016)Resumo : O coordenador pedagógico no espaço escolar tem como atribuição a mediação da ação educativa, a articulação entre a teoria e a prática, materializada na sala de aula, na relação professor aluno e conhecimento. O ... -
O coordenador pedagógico como mediador do trabalho coletivo, na busca de qualidade no trabalho educativo
(2014)Resumo : Desmistificar os conceitos de poder que envolvem o papel dos coordenadores pedagógico dentro das instituições de ensino, e levar os professores a refletir sobre a importância deste profissional, como um parceiro ... -
O coordenador pedagógico como organizador e mediador do processo de inclusão em sala de aula
(2016)Resumo : Este artigo tem como objetivo analisar o papel do coordenador pedagógico enquanto mediador e organizador do trabalho do professor em sala de aula, de modo a auxiliá-lo nos desafios do processo de inclusão escolar, ...