Jogos africanos para uma educação intercultural : a experiência da disciplina de educação física em escolas públicas estaduais no Paraná
Resumo
Resumo: O presente estudo objetivou investigar se os jogos africanos estão sendo contemplados nos Plano de Trabalho Docente anuais dos professores e professoras de Educação Física da Rede Estadual do Paraná e, neste sentido, se estão promovendo a Educação das Relações Étnico-Raciais como determina a Lei 10.639/2003 para o ensino fundamental na educação básica. No desenvolver da pesquisa foi apresentado o percurso que a disciplina da Educação Física percorreu nos documentos educacionais no cenário brasileiro e, em específico, nos documentos que permeiam a educação no Estado do Paraná, tendo sido consultados as Diretrizes Curriculares, a LDB, a BNCC e, por fim, o CREP, Currículo da Rede Estadual Paranaense, que direciona os planejamentos dos professores e professoras dentro das escolas do Estado do Paraná. Intencionando contextualizar a Educação para a Educação das Relações Étnico-Raciais, se apresentam as ações afirmativas no decorrer da história dentro do campo educacional, narrando as conquistas dos povos negros, a partir do de suas lutas e como foram sendo tramitadas as leis educacionais para que se pudesse estabelecer o ensino da Educação para as Relações Étnico-Raciais, que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica, assim como se abordam as mudanças nas Leis de Diretrizes e Bases e como a mesma pode ser trabalhada dentro da disciplina de Educação Física nas escolas, especificamente no conteúdo de jogos. A pesquisa se caracteriza metodologicamente como de abordagem quanti-qualitativa, de estudo documental, com a técnica baseada na análise de conteúdo, com investigação em documentos, artigos, dissertações e livros que apresentavam a Lei 10.639/03 e suas modificações, até os dias atuais. Em vigor há dezenove anos, essa Lei encontra-se em muitas instituições escolares escusa ou somente no papel e vista por muitos membros da comunidade escolar de forma preconceituosa quando colocada em pauta. O estudo demonstrou como resultado, a partir da análise dos dados produzidos, a forma como os professores e professoras de Educação Física do Estado do Paraná estão abordando os jogos africanos e afrodescendentes dentro dos seus PTDs. Apesar de constar treze citações de jogos, três deles estão distribuídos em todas as séries do Ensino Fundamental II, e somente quatro destes jogos estão explicitados como pertencentes da Cultura Africana e Afro-brasileira em dois dos PTDs analisados. Os jogos elencados nestes PTDs em sua história apresentam vínculo com a cultura africana, mas não foram citados nestes documentos como pertencentes a esta cultura, configurando o desconhecimento cultural destes jogos por parte de professoras e professoras em sua prática pedagógica. Neste sentido são de suma importância os estudos deste patrimônio cultural para que ocorra a promoção, ressignificação, respeito e valorização da história do povo negro dentro das escolas, para que a Educação para a Educação das Relações Étnico-Raciais aconteça de forma positiva e eficaz na formação de alunas e alunos, proporcionando transformações na sociedade em prol de relações mais igualitárias. Abstract: The present study aimed to investigate whether African games are being contemplated in the annual Teaching Work Plan of Physical Education teachers from the State Network of Parana and, in this sense, if they are promoting the Education of Ethnic-Racial Relations as determined by Law 10.639/2003 for basic education in basic education. In the development of the research, the course that the discipline of Physical Education took in the educational documents in the Brazilian scenario was presented and, in particular, in the documents that permeate education in the State of Parana, having consulted the Curricular Guidelines, the LDB, the BNCC and Finally, the CREP, Curriculum of the State Network of Parana, which directs the planning of teachers within schools in the State of Parana. Intending to contextualize Education for the Education of Ethnic-Racial Relations, affirmative actions are presented throughout history within the educational field, narrating the achievements of black peoples, based on their struggles and how educational laws were processed so that if it was possible to establish the teaching of Education for Ethnic-Racial Relations, which made the teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture mandatory in Basic Education, as well as the changes in the Laws of Guidelines and Bases and how it can be worked within the discipline of Physical Education in schools, specifically in the content of games. The research is methodologically characterized as a quantitative-qualitative approach, of documental study, with a technique based on content analysis, with investigation of documents, articles, dissertations and books that presented Law 10.639/03 and its modifications, until the present day. In force for nineteen years, this Law is found in many school institutions as an excuse or only on paper and seen by many members of the school community in a prejudiced way when placed on the agenda. The study demonstrated as a result, from the analysis of the data produced, the way in which Physical Education teachers in the State of Parana are approaching African and Afro-descendant games within their PTDs. Although there are thirteen citations of games, three of them are distributed in all grades of Elementary School II, and only four of these games are explained as belonging to African and Afro-Brazilian Culture in two of the analyzed PTDs. The games listed in these PTDs in their history have a link with African culture, but they were not mentioned in these documents as belonging to this culture, configuring the cultural ignorance of these games on the part of teachers in their pedagogical practice. In this sense, the studies of this cultural heritage are of paramount importance so that the promotion, resignification, respect and appreciation of the history of the black people within schools occurs, so that Education for the Education of Ethnic-Racial Relations happens in a positive and effective way in the formation of students, providing transformations in society in favor of more egalitarian relationships.
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