Navegação Dissertações por título
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Intelectuais negras no doutorado : entre identidades, experiências e ambiente acadêmico
(2022)Resumo: Esta pesquisa explora a experiência de intelectuais negras no ambiente acadêmico, tomando em conta as relações entre suas identidades e trajetórias na universidade. Tendo em vista o número reduzido de mulheres ... -
O intelectual Raul Gomes e suas práticas discursivas na imprensa : narrativas sobre educação, arte e cultura no Paraná (1907-1950)
(2016)Resumo: Este trabalho versa sobre as práticas narrativas do intelectual, professor e jornalista paranaense Raul Rodrigues Gomes (1889-1975), que se utilizou principalmente da imprensa para disseminar seus ideais e mobilizar ... -
A inteligência emocional e sua relação com o desempenho acadêmico no ensino fundamental
(2023)Resumo: investigar a relação entre a inteligência emocional dos participantes com o seu desempenho escolar no primeiro trimestre de 2023. Materiais e Métodos: estudo transversal realizado em uma Escola Pública estadual da ... -
Intencionalidade docente : as significações contidas no ensino/aprendizagem de filosofia no ensino médio
(2016)Resumo: A presente dissertação situa-se no âmbito do ensino/aprendizagem de Filosofia no Ensino Médio, tendo como ponto central as significações contidas na intencionalidade docente, portanto, os sujeitos de pesquisa são ... -
As interações discursivas em aulas de física no ensino superior : da consciência ingênua à consciência epistemológica
(2018)Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar e refletir sobre como as interações discursivas estão presentes e de que modo elas ocorrem no ensino superior de Física em aulas de física teórica, investigando se essas ... -
Intergeracionalidade educacional e carcerária : fatores de risco em complexo penal do estado do Paraná
(2021)Resumo: Este estudo transversal descritivo objetiva identificar fatores associados à intergeracionalidade carcerária. De modo específico, identificar se há transmissão intergeracional de situações e fatores de vulnerabilidade ... -
Interseções, conexões e oposições : currículo e curso de pedagogia nas dissertações produzidas no PPGE da UFPR (1977-1997)
(2014)Resumo: Este trabalho põe em discussão as representações sobre o currículo e o Curso de Pedagogia identificadas nas dissertações de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná no ... -
Intervenção precoce e educação infantil : concepções e ações
(2017)Resumo: A universalização do acesso à escola e a proposta da permanência de todas as crianças no ensino comum tiveram como consequência mudanças das características da população atendida por essas instituições. Muitas ... -
(Intra)relação arte, filosofia, ciência e tecnologia e a experiência do filosofar
(2022)Resumo: Esta pesquisa apresenta investigações acerca da (intra)relação arte, filosofia, ciência e tecnologia, movida pelo questionamento acerca das possibilidades do filosofar, por meio da arte, ciência e tecnologia. ... -
Uma introdução ao ensino por computador usando a linguagem Logo
(1987)Resumo: O estudo relata os aspectos da utilizacao do computador na educacao, dando enfase ao seu uso como ferramenta de aprendizagem. A Educacao esta em crise. Um dos grandes problemas atuais, alem da repetencia e evasao ... -
Inventando a escola, inventando a nação : discursos e práticas em torno da escolarização paranaense (1920-1928)
(2003)Resumo: Estuda as Intervenções sobre a Instrução Pública paranaense, no período de 1920-28, tendo como objeto principal as práticas e discursos dos Diretores da Instrução Pública, César Prieto Martinez (1920-24) e Lysimaco ... -
A inversão conceitual no processo legislativo como bloqueio da produtividade educacional - Indicadores
(1980)Resumo: Este estudo constitui uma contribuição ao repensar do estágio do desempenho do processo legislativo do ensino brasileiro. Pretende indicar alguns caminhos para a compreensão concreta, para uma visão crítica da ... -
Uma investigação sobre o conhecimento, o interesse e a atitude de administradores e coordenadores de escolas públicas de Curitiba frente r utilização do computador na educação
(1989)Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar qual a atitude de diretores e coordenadores de escolas de 2º grau de Curitiba, da Rede Estadual de Ensino, frente à utilização instrucional do computador e saber o quanto estes ... -
Itinerário moveleiro : o provimento material escolar para a instrução primária paranaense - anos finais do século XIX e início do século XX
(2020)Resumo: A presente dissertação busca analisar os processos de aquisição dos móveis escolares para a instrução pública primária, no período entre os anos finais do século XIX e início do século XX. Organizada em dois ... -
Janelas fechadas : o percurso da pauta LGBT no PNE 2014
(2016)Resumo: As politicas publicas para educacao no Brasil sao formuladas com base no conhecimento estabelecido por meio de uma norma heterossexista. Essa norma posiciona pessoas transgeneras, lesbicas, gays, e demais generos ... -
Jogos africanos para uma educação intercultural : a experiência da disciplina de educação física em escolas públicas estaduais no Paraná
(2022)Resumo: O presente estudo objetivou investigar se os jogos africanos estão sendo contemplados nos Plano de Trabalho Docente anuais dos professores e professoras de Educação Física da Rede Estadual do Paraná e, neste sentido, ... -
O jovem em conflito com a lei e o direito à educação básica nos centros de socioeducação do Paraná (2006-2015)
(2017)Resumo: O objetivo do presente trabalho é analisar, a partir de relatórios de ação governamental, o direito à educação para adolescentes e jovens privados de liberdade no Paraná. Sob esta ótica, os documentos oficiais ... -
Judicialização da creche e o argumento da escassez de recursos : uma análise do fenômeno no município de Londrina/PR
(2021)Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar, a partir do processo judicial de suspensão de liminar com alegação de escassez de recursos ocorrido no estado do Paraná, as implicações para a jurisprudência do ... -
Judicialização da política do corte etário para o ingresso no ensino fundamental no Paraná
(2015)Resumo: Com a promulgação das leis 11.114/05 e 11.274/06 o ensino fundamental passou a ser obrigatório para as crianças com 6 anos de idade, aumentando 1 ano nesta etapa do ensino obrigatório e, portanto, totalizando 9 ... -
Judicialização na educação infantil : uma análise da dinâmica do fenômeno no município de Curitiba
(2018)Resumo: Esta dissertação insere-se no campo de estudos do fenômeno da judicialização da educação e teve por objetivo analisar a atuação do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná frente ao movimento de judicialização da ...