Buscar
Itens para a visualização no momento 1-9 of 10
Lições de história prescritas, lições de história (re)construídas : a temática indígena e usos de livros didáticos de história em escolas indígenas do Baixo Tapajós - Amazônia Brasileira
(2022)
Resumo: Analisa usos de livros didáticos de História em três escolas indígenas localizadas no Baixo Tapajós, no Estado do Pará, na Amazônia Brasileira. Parte da hipótese de trabalho que os livros didáticos de História ...
A criança e a relação com o conhecimento : a aprendizagem histórica na educação infantil
(2019)
Resumo: Nesse trabalho foi investigada como a questão da aprendizagem histórica de crianças da Educação Infantil vem sendo pensada no Brasil do ponto de vista científico e em artefatos da cultura escolar, representados por ...
Caminhos do ensino de história para as turmas de 1a. a 4a. séries das escolas municipais de Curitiba-PR : dos estudos sociais ao currículo básico (1975-1988)
(2023)
Resumo: Durante a ditadura civil-militar (1964-1985) foi promulgada a Lei 5.692/71, responsável, dentre outras coisas, pela reformulação curricular do ensino e a criação de disciplinas da área das humanidades. Nesta ...
Currículo, cultura histórica e cultura escolar na construção estética da aula
(2019)
Resumo: O presente trabalho caminha em direção às discussões sobre o campo curricular, ultrapassando abordagens essencialmente técnicas, burocráticas e de conteúdo do currículo. A direção empreendida vai ao encontro das ...
Percursos da didática da história para os anos iniciais no Brasil
(2015)
Resumo: O Ensino de História nos anos iniciais é um campo de pesquisa que, apesar de apresentar nos últimos anos um crescimento quantitativo e qualitativo, necessita de uma atenção especial dos pesquisadores e professores ...
Avaliação e ensino de história : possibilidades e limites para a educação histórica
(2021)
Resumo: Este trabalho discute o modo como a avaliação foi constituída no ensino de História no Brasil tendo como referência os pressupostos teóricos da Educação Histórica. Para essa discussão foi realizada uma investigação ...
Atribuição de sentidos à experiência humana no tempo : a práxis como fundamento do método e da metodologia da didática da história
(2023)
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a práxis como fundamento do método e da metodologia da Didática da História para atribuição de sentidos a experiência humana no tempo. A problemática está relacionada ao ...
Concepções de pessoas com deficiência e a relação com o conhecimento : o caso da história
(2023)
Resumo: Nesta pesquisa, procurou-se fazer a análise de um conjunto de documentos oficiais nacionais e internacionais, de como as pessoas com deficiência são representadas, tendo como norte a possibilidade da aprendizagem ...
A experiência de imaginação histórica docente, a experiência de imaginação histórica discente e o aprendizado de história
(2024)
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar qual a relação entre a experiência de imaginação histórica docente, a experiência de imaginação histórica discente e o aprendizado de história. Para atingir esse objetivo, ...