Atribuição de sentidos à experiência humana no tempo : a práxis como fundamento do método e da metodologia da didática da história
Resumo
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a práxis como fundamento do método e da metodologia da Didática da História para atribuição de sentidos a experiência humana no tempo. A problemática está relacionada ao entendimento de como a práxis de estudantes do Ensino Médio fundamenta o método e a metodologia da Didática da História na atribuição de sentidos a experiência humana no tempo. A abordagem na pesquisa foi qualitativa de natureza empírica e interpretativa. Seu desenvolvimento foi a partir de referenciais teóricos e metodológicos da Educação Histórica e da teoria da consciência histórica de Jörn Rüsen. Os dados sobre atribuição de sentidos foram coletados por meio de instrumentos compostos de questões aplicados a estudantes que cursavam o Ensino Médio de uma escola da região Leste da cidade de Curitiba-PR. A análise dos dados esteve fundamentada na teoria da consciência histórica relativa às operações mentais da constituição de sentido à experiência do tempo. Constatou-se que os estudos surgiram a partir dos interesses e carências dos estudantes sobre um tema. E, foram esses interesses e carências que indicaram o método de ensino, pautado na concepção de aprendizagem centrada na cognição histórica, enquanto o encaminhamento metodológico considerou a escolha de temáticas e fontes históricas, relacionadas a conteúdos curriculares por parte dos estudantes para a elaboração de suas narrativas. As narrativas produzidas evidenciaram o/s motivo/s que levaram à/s escolha/s e aos sentidos relacionados à sua práxis. Assim a práxis dos estudantes fundamentou o método e a metodologia da Didática da História na atribuição de sentidos a experiência humana no tempo, a partir de seus interesses e carências. Foi possível entender também que o Método de ensino deve estar fundamentado na epistemologia da ciência de referência, nos processos cognitivos da produção do conhecimento histórico e que a metodologia de ensino deve valorizar os conhecimentos, os interesses, as carências referentes à práxis de estudantes e professores, bem como, a participação deles na produção do conhecimento histórico. Desta forma, foi possível afirmar que uma das formas de potencializar e revelar à atribuição de sentidos a experiência humana no tempo relacionada à práxis de estudantes do Ensino Médio ocorre metodologicamente quando, a partir da indicação de um conteúdo curricular é oportunizado aos mesmos a possibilidade de escolherem temáticas e fontes relacionadas a este conteúdo para a elaboração de suas narrativas. Este encaminhamento metodológico (a escolha) revela o interesse e a carência em relação ao conteúdo proposto. A narrativa produzida evidencia o/s motivo/s que levaram à/s escolha/s e assim, os sentidos relacionados à sua práxis. Desta forma, a tese que se defende é: o método e o encaminhamento metodológico, que considera a escolha de temas e de fontes históricas relacionadas ao conteúdo curricular por parte dos estudantes pode interferir/contribuir na atribuição de sentidos em relação ao conteúdo desenvolvido em sala de aula. Abstract: This research has as object of study, the praxis, as basics of the method and methodology of teaching History by attributing meanings to the human experience through time. The problematic is related to the understanding of how High School students' praxes fundament method and methodology of the Teaching of History by attributing meanings to the human experience through time. The research approach was qualitative, of empiric and interpretative nature. Its development started from Historical Teaching theoretical and methodological references and Jörn Rüsen's Historical Awareness. The data on attributing meanings were collected by applying a questionnaire to High school students who studied in a school located in the East region of the city of Curitiba, Paraná. The analysis of the data was fundamented on the Historical Awareness Theory related to the mental operations of the building of meaning to time experience. We verified that the studies initiated from the students' interests and deficiencies on a subject. And, those interests and deficiencies that indicated the teaching method, based on the conception of the learning centered on historical cognition, while the methodological direction considered the theme choices and historical sources, connected to school contents, which the students chose in order to create their narratives. The narratives produced showed clearly the reason/s that led them to their choice/s and the meanings related to their praxes. Then, the students' praxes fundamented the method and methodology of Teaching History by attributing meanings to human experience through time, starting from their interests and deficiencies. It was also possible to understand that the Teaching Method should be fundamented on the science of reference epistemology, on the cognitive processes of the production of history knowledge and that the teaching methodology should value knowledge, interests, deficiencies of the students' and teacher's praxes, as well as, their participation in the history knowledge production. This way, it was possible to affirm that one of the ways to potentialize and reveal to attributing meanings to the human experience through time related to High school students' praxes happens when, starting from the indication of a school content, it is allowed students to choose themes and sources related to that content to produce their narratives. By allowing them to choose the proposed content, their interests and deficiencies are revealed. The narrative produced shows clearly the reason/s that led them to their choice/s and then, the meanings related to their praxes. This way, the thesis that we defend is: the method and the methodological direction, that considers students' choice of themes and historical sources related to the school content may interfere/contribute in attributing meanings to the content developed in the classroom.
Collections
- Teses [374]