Navegação 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 1079-1098 of 1274
-
O raciocínio clínico em estudantes de medicina : uma abordagem fenomenológica
(2021)Resumo: No ensino da medicina, o processo de interação entre o estudante e o paciente, na busca pelo correto diagnóstico e tratamento, exige a aplicação do raciocínio clínico por meio da relação entre diferentes elementos ... -
O racismo institucional no cotidiano das relações sociais do espaço escolar no Estado do Paraná
(2020)Resumo: A presente tese investigou a política educacional para a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) no sistema de ensino da rede de educação básica do Estado do Paraná. O problema de pesquisa se constituiu em ... -
A (re)inserção social de mulheres com histórias de privação de liberdade
(2019)Resumo: A presente tese de doutorado visa apresentar a pesquisa "A (Re) inserção social de mulheres com histórias de privação de liberdade" para fins de conclusão de curso e defesa à banca estabelecida no setor de Educação ... -
Uma re-leitura da "Aritmética da Emília"
(1991)Resumo: A obra de literatura infantil, "Aritmética da Emília", escrita por Monteiro Lobato, é analisada neste estudo, a partir das relações do texto com o contexto autoritário dos anos 30 e 40. Nessa releitura, o Estado ... -
A realidade aumentada e gamificação como recursos para o ensino e aprendizado de astronomia em aulas de ciências
(2022)Resumo: O advento de novos recursos tecnológicos, informacionais e comunicacionais potencializou o emprego de novas possibilidades de inovação e modernidade na área da educação. Entre estas possibilidades, encontra-se a ... -
A realidade pedagógica analógica : o uso do blog nas aulas de Filosofia
(2015)Resumo: Este estudo situa-se na linha de pesquisa de Tecnologias do Mestrado Profissional em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal do Paraná. A pesquisa foi desenvolvida durante o ano de 2014, com ... -
A realização do direito à educação para haitianos : um estudo das condições em que ele se efetiva em um município paranaense
(2020)Resumo: O presente trabalho trata de uma pesquisa desenvolvida em um município paranaense, acerca da realização do direito à educação para haitianos. Teve como objetivo investigar as condições em que é ofertada a educação ... -
A realização do direito de permanência e conclusão na educação básica no Paraná : uma análise das trajetórias de estudantes com idade entre de 15 e 17 anos
(2022)Resumo: O presente estudo analisa as trajetórias escolares de dois grupos de estudantes entre 15 e 17 anos, inicialmente matriculados no Estado do Paraná, em duas coortes diferentes, a primeira de 2007 até 2009 e a segunda ... -
A recepção filosófica do estudante surdo no ensino médio
(2019)Resumo: Apresentamos, nesta tese, uma investigação acerca do ensino de Filosofia que emerge da prática profissional do autor como professor da referida disciplina na interação com estudantes Surdos e de sua participação ... -
Recreação, treinamento e ginásticas : elementos para a constituição da educação física a partir das contribuições de Germano Bayer (1950-1960)
(2023)Resumo: Esta pesquisa buscou compreender o processo de configuração e organização da educação física dos anos de 1950 e 1960 mobilizando, sobretudo, algumas das apropriações dos conhecimentos em circulação por meio de ... -
O recreio escolar como uma experiência de lazer da criança : entre o dito e o não-dito, o brincar e o trabalhar em uma escola pública de Curitiba/PR
(2020)Resumo: Esta pesquisa objetivou analisar como atores de uma escola da rede municipal de ensino público de Curitiba compreendem o tempo/espaço do recreio escolar. Nesta direção, considerou os seguintes objetivos específicos: ... -
Recursos humanos não-docentes das escolas de Primeiro e Segundo Graus : estudo do Município de Cornélio Procópio - Paraná
(1983)Resumo: A preocupação central do estudo foi a de examinar a situação dos recursos humanos não-docentes das escolas de 1º e 2º graus do Estado do Paraná, mediante a utilização de método que parte da análise de um inventário ... -
A redação do ENEM como um percurso com diferentes pontos de partida : as desigualdades sociais convertidas em desigualdades escolares
(2021)Resumo: As desigualdades sociais convertidas em desigualdades educacionais são objeto de estudo de grande parte das pesquisas que analisam a carreira escolar dos agentes inseridos no campo educacional. O sistema de ensino ... -
A redação escolar : processo e produto das classes de iniciação
(1980)Resumo: Este trabalho tem como objetivo despertar a atenção dos educadores para o problema da redação, atividade peculiar no currículo do primeiro e segundo graus, com implicações mais profundas do que a simples tradução ... -
Referentes político-normativos de cumprimento dos artigos 26-A e 79-B da lei de diretrizes e bases : uma pauta para a igualdade racial nas escolas
(2018)Resumo: O presente trabalho teve por objetivo construir referentes político-normativos para as escolas, sistemas educacionais, movimentos sociais e familiares para orientá-los na execução de uma educação antirracista, mas ... -
A reflexão do professor sobre a sua práxis pedagógica e a questão da relação teoria e prática : um estudo sobre o professor da rede municipal de ensino
(1990)Resumo: A questão da qualificação do professor é entendida no processo de alienação que o trabalho assume na sociedade capitalista. Esse processo responde pela desqualificação do trabalhador em geral, pela forma contraditória ... -
Uma reflexão sobre as concepções dos professores em relação ao processo ensino-aprendizagem na alfabetização
(2003)Resumo: Esta dissertação tem como objetivo principal investigar as concepções de aprendizagem e de alfabetização que embasam as práticas pedagógicas das professoras pesquisadas. Os sujeitos da pesquisa são 12 professoras ... -
Uma reflexão sobre pontos básicos a serem considerados na elaboração de uma proposta de estágio supervisionado na formação do administrador escolar
(1980)Resumo: A partir de uma experiência vivida por um grupo de professores, desde a implantação da Habilitação em Administração Escolar, o presente trabalho se propõe a uma revisão dos pressupostos básicos que vem orientando ... -
Reflexões sobre a expansão do ensino superior brasileiro : a consideração de uma singularidade
(1992)Resumo: Este estudo reconstrói um contorno analítico para a discussão da expansão do ensino superior no Brasil, destacando as condições organizacionais e a caracterização deste processo, com especial anotação de referências ...