Navegação 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 1190-1208 of 1274
-
As táticas juvenis : a pedagogia das experiências de lazer na educação não formal
(2020)Resumo: A presente dissertação propõe a análise de conexões entre as categorias juventude, educação não formal e lazer vivenciados na Obra Social Santo Aníbal (OSSA), situada na Moradias União Ferroviária - Bolsão Audi-União, ... -
Teatro e design : reverberações verbo-visuais no processo criativo universitário de A serpente, do Carmen Group
(2018)Resumo: Essa pesquisa, vinculada ao grupo de pesquisa ELiTe/CNPq/UFPR (Laboratório de Estudos em Educação Performativa, Linguagem e Teatralidades), debruça-se sobre processo de construção cênica de CARMEN GROUP (Centro de ... -
"Teatro é coisa de viado!" : pedagogias da masculinidade no teatro amador em perspectiva dialógica
(2023)Resumo: Este estudo, vinculado ao grupo de pesquisa Labelit - Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (UFPR/CNPq) e à Diálogos - Rede Internacional de Pesquisa, alocado na linha de pesquisa LiCorEs - ... -
O teatro invade a escola
(2016)Resumo: Este trabalho de pesquisa, vinculado ao grupo de pesquisa ELiTe - Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatro (UFPR/CNPq) investiga como ocorre a entrada do teatro na escola, por meio da relação entre ... -
Teatro na prisão : uma experiência de liberdade nos presídios do Amazonas
(2023)Resumo: A presente tese, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação, linha de pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação, dialoga com o trabalho desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa Labelit/CNPq/UFPR ... -
Tecnologia instrucional : uma alternativa de ensino
(1980)Resumo: Com a intenção de oferecer mais uma contribuição ao estudo da problemática instrucional, o autor pretende: . Objetivos 1. Estimular a integração da Tecnologia Instrucional como forma de promover a melhoria do ensino ... -
A tecnologia no âmbito da Universidade aberta do Brasil : um estudo a partir da percepção dos alunos do curso de Pedagogia/UAB/UNIR
(2016)Resumo: A presente Tese encontra-se no âmbito das pesquisas sobre políticas educacionais e toma a formação de professores a distância como objeto de estudo. Trata-se de um estudo com os acadêmicos do curso de Pedagogia da ... -
As tecnologias e mídias digitais nas escolas e a prática do pedagogo : questões teóricas e práticas
(2016)Resumo: Esta pesquisa buscou investigar como se desenvolve a atuação do pedagogo no processo de integração das tecnologias e mídias digitais nas escolas de 1º ao 5º ano da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Para tanto, ... -
O tempo através do tempo : um mapeamento das produções acadêmicas sobre o(s) tempo(s) escolar(es) no campo científico educacional de 1999 a 2021
(2022)Resumo: Esta pesquisa teve como tema de estudo o tempo escolar e suas construções manifestadas no campo científico educacional e contou com o seguinte objetivo geral: investigar de que forma o campo científico educacional ... -
Tendências e perspectivas nas dissertações sobre masculinidades nos programas de pós-graduação em educação das universidades públicas do Paraná
(2022)Resumo: Em grande parte, os estereótipos de masculinidade destacam atributos tidos como biológicos e naturais, o que certificaria a concepção de um padrão de homem, o entendimento de um sujeito universal. O conceito de ... -
A teoria ausbeliana : análise paradigmática e a questão curricular
(1988)Resumo: Pela análise textual dos conceitos da teoria de aprendizagem ausubeliana, evidencia-se a forma pela qual os postulados ocorrem em um esquema paradigmático. Procura-se assegurar a aplicabilidade da teoria ausubeliana ... -
Teoria e método em história : implicações didático-pedagógicas
(1995)Resumo: A problematização da teoria e do método do ensino de História na rede municipal de ensino de Curitiba foi o desígnio desta pesquisa. Sob o arcabouço materialista histórico renovado, através das categorias poder, ... -
Os termos de ajustamento de conduta para efetivação do direito à educação infantil : considerações a partir do contexto paranaense
(2017)Resumo: A presente dissertação tem como objetivo compreender de que modo a atuação do Ministério Público pela via do Termo de Ajustamento de Conduta incide na efetivação do direito à Educação Infantil no estado do Paraná. ... -
Tessituras dos saberes docentes : a epistemologia da complexidade na construção do saber tecnológico pelo professor dos anos iniciais do ensino fundamental
(2020)Resumo: A docência como uma atividade complexa (MORIN, 2000; 2011; 2014) exige uma multiplicidade de saberes (GAUTHIER et al., 2013; TARDIF, 2013; SHULLMAN, 1987; MISHRA; KOEHLER, 2008; PIMENTA, 2012; AZZI, 2012; FIORENTINI ... -
As técnicas holística e analítica na avaliação da expressão escrita
(1981)Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar a avaliação da expressão escrita e, especificamente, o emprego de duas técnicas: a holística e a analítica. O tipo de pesquisa é a exploratória instrumental, pois, fornece meios ... -
Téssera Companhia de Dança da UFPR : um diálogo entre a concpção arística e a teoria de Vigotski
(2016)Resumo: Este estudo busca compreender a concepção artística da Téssera Companhia de Dança da UFPR por meio da análise de um processo de criação e do diálogo entre esta prática e a teoria de Lev Vigotski. São traçadas ... -
Trabalho coletivo e dinâmicas de formação no contexto do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) : análise de necessidades na perpectiva da psicologia social comunitária
(2020)Resumo: O presente estudo buscou compreender as dificuldades, necessidades e desafios vivenciados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), à luz da Psicologia Social Comunitária. Para tanto, realizou uma ... -
O trabalho do pedagogo face ao reordenamento dos tempos escolares : um estudo sobre a política de ciclos em Curitiba/PR e dos seus efeitos sobre a organização do trabalho pedagógico escolar
(2007)Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo o trabalho do pedagogo face ao reordenamento dos tempos escolares e seus efeitos sobre a organização do trabalho pedagógico escolar. O trabalho aborda a constituição das ... -
Trabalho docente e inovação : a perspectiva da OCDE para as políticas educacionais
(2015)Resumo: O propósito central desta tese é apresentar uma análise das políticas educacionais que tratam da inovação no trabalho docente, determinadas pela governança global, especialmente na perspectiva da Organização para ...