Navegação 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação por título
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O professor e os discursos sobre a literatura
(2015)Resumo: A julgar pelo que dizem os poetas, a literatura encerra grandes promessas. Na sala de aula, entretanto, nem sempre elas se realizam espontaneamente. Assim, partimos da escola em busca de alternativas para o trabalho ... -
O programa especial de ensino médio (Peem/Poronga) como política de correção de fluxo escolar no Estado do Acre : uma análise
(2015)Resumo: A presente pesquisa constitui-se em uma análise do Programa Especial de Ensino Médio- PEEM/Poronga, no período de 2004 a 2012, utilizando-se do Referencial Teórico- Metodológico do "Ciclo de Políticas". Apoiada em ... -
O projeto de formação profissional da Confederação Nacional da Indústria e as políticas públicas de educação profissional : confluências entre público e privado na educação brasileira nos anos 2000
(2014)Resumo: Esta dissertação tem por objetivo analisar o atual projeto de formação profissional construído pela Confederação Nacional da Indústria - CNI, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, o qual ... -
O uso da estatística para fins de avaliação em políticas educacionais : um estudo a partir da pesquisa TALIS (OCDE, 2009)
(2015)Resumo: Esse trabalho tem como objeto o uso da estatística como ferramenta utilizada nas pesquisas educacionais, tomando como foco central o emprego de medidas de tendência central e de dispersão na Pesquisa Internacional ... -
O uso do hipertexto em materiais didáticos digitais como forma de interação na educação à distância
(2015)Resumo: Este estudo analisa o uso do hipertexto como forma de interação em materiais didáticos produzidos para a Educação a distância. A questão central debatida resume-se da seguinte forma: quais recursos hipertextuais ... -
Objetivação da aprendizagem filosófica no ensino médio : uma análise da mediaçãio docente e da produção discente a partir do uso do texto filosófico nas aulas
(2018)Resumo: Esta pesquisa foi realizada a partir de observações sistemáticas do ambiente escolar e, em especial, das aulas de filosofia com estudantes de 1º e 3º anos do Ensino Médio de uma escola pública de Curitiba-PR nos ... -
Obras de formação continuada para professores de física : uma análise do objeto 3 do PNLD 2021
(2023)Resumo: A relação entre o livro didático e a formação de professores é fundamental no contexto educacional, pois os livros fornecem subsídios teóricos, práticos e metodológicos que contribuem para a construção de conhecimento ... -
A ocupação profissional como determinante do perfil politico da sociedade brasileira no Congresso Constituinte de 1988
(1993)Resumo: Esta dissertação trata do estudo e discussão da de terminação do perfil politico da sociedade brasileira, através da composição das ocupações profissionais, dos parlamentares no Congresso Constituinte de 1988, em ... -
OED e o livro didático de física : análise de sua presença numa coleção do PNLD 2015
(2016)Resumo: O estudo teve como finalidade verificar a relação entre o estabelecido pelo Edital de Convocação e o Manual do Professor e o contido nos Livros Didáticos Digitais aprovados no Programa Nacional do Livro Didático ... -
Oferecimento de estímulos visuais a crianças de 30 a 48 meses de idade
(1993)Resumo: O objetivo deste trabalho foi verificar a possibilidade da extensão a grupos de crianças, da metodologia de oferecimento individual de estímulos de leitura recomendada por DOMAN (1984). Identificação e memorização ... -
A oferta da educação infantil em instituições privadas contratadas com o poder público : um estudo do financiamento de uma creche em Curitiba-PR
(2019)Resumo: Com a intensificação da política de Estado mínimo a partir da ideologia política e econômica do neoliberalismo, impulsionada nos anos 1990, fortaleceu-se a presença do setor privado na oferta de educação infantil ... -
Oferta e acesso à creche pública em Curitiba : a construção da desigualdade social
(2019)Resumo: Os bebês e crianças bem pequenas são reconhecidos como sujeitos sociais e de direitos, principalmente pelas legislações que asseguram o direito à educação. No entanto, as estatísticas oficiais do Instituto Nacional ... -
O olhar dos professores a partir do projeto rádio web
(2017)Resumo: O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica. Tem como objeto de estudo o Projeto Rádio Web e os sujeitos que o tornam possível na existência educacional ... -
Um olhar para a sala de aula invertida : percepções dos professores da Educação de Jovens e Adultos a distância
(2018)Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo geral compreender as percepções dos professores da EJA EaD na metodologia de sala de aula invertida, suas estratégias na organização do espaço virtual e como a formação nesta ... -
Um olhar sobre o muro : avaliação do Programa Universidade Para Todos (PROUNI)
(2017)Resumo: Esta tese refere-se à avaliação do Programa Universidade Para Todos (ProUni), instituído inicialmente pela Medida Provisória n. 213/2004, convertida na Lei n. 11.096/2005. Dividido em duas partes, o trabalho procurou, ... -
A organização curricular dos cursos de graduação em educação física no Paraná, após a resolução nº 03/87 do Conselho Federal de Educação
(1998)Resumo: O presente trabalho está inserido na área de concentração de Currículo do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Paraná, tendo como objetivo descrever como as instituições mantenedoras dos cursos de Educação ... -
A organização da comunidade de Boa Esperança (Parintins-AM) e a educação permanente : práticas culturais enquanto práticas educativas
(1992)Resumo: A dissertação consiste em pressupor as práticas culturais como práticas educativas, que se efetivam pela vida afora, cotidianamente. Analisa a organização da Comunidade de Boa Esperança (Parintins, Amazonas) e as ... -
A organização escolar : a análise da escola primária paranaense no período de 1930 a 1945
(1999)Resumo: A proposta deste trabalho é discutir a política educacional do Governo do Estado do Paraná no período de 1930 a 1945, no que se refere à organização escolar do ensino primário. Apresenta o contexto sócio-político ... -
Orientação Educacional : comparação entre programas de disciplinas de princípios e métodos de orientação educacional e dissertações de mestrado na área
(1983)Resumo: O presente trabalho objetivou verificar a relação entre programas de ensino das disciplinas de Princípios e Métodos de Orientação Educacional e dissertações de mestrado concernentes à área de Orientação Educacional. ... -
Os enunciados semióticos e as práticas escolares de promoção à leitura
(2015)Resumo: O presente trabalho buscou analisar os discursos que incidem na formação do professor, fazendo-o que acolha de determinada forma as múltiplas linguagens nas práticas e/ou estratégias que desenvolve sobre leitura. ...