Navegação 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras por assunto "Linguistica aplicada"
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Análise acústica da consoante [P] por falantes bilíngues de inglês americanos e português brasileiro
(2021)Resumo: A presente pesquisa investiga a produção de sete estadunidenses e sete brasileiras bilíngues falantes de inglês americano e português brasileiro. A análise busca cobrir a duração do período de oclusão, VOT e a ... -
Análise de negociações de identidades sociais em discursos de formação continuada para a educação das relações étnico-raciais na equipe multidisciplinar
(2019)Resumo: Esta pesquisa, cujo tema é a formação docente para as relações étnico-raciais, objetiva investigar quais são e como são negociadas identidades sociais nesse processo de formação docente em serviço, como também ... -
Candide et l'Optimisme e a tradução enquanto obra
(2015)Resumo: A prática de tradução tem muito da prática crítica. É uma atividade que envolve profunda reflexão sobre o seu objeto ? pois pensar o texto e produzi-lo em outro idioma vai muito além da simples troca de código. ... -
Didática da pronúncia do FLE para falantes brasileiros, pesquisa-ação
(2016)Resumo: O presente trabalho de mestrado, duplo-diploma entre a Universidade Federal do Paraná (situada em Curitiba, Brasil) e a universidade Grenoble Alpes (situada na cidade de Grenoble, na França), enquadra-se na área ... -
Entre percepções e reflexões : um diálogo sobre linguagem e experiências no ensino-aprendizagem de japonês
(2022)Resumo: O presente trabalho se propôs a discutir e compreender como ideologias linguísticas atravessaram as narrativas de estudantes de língua japonesa em um curso de extensão universitária na Universidade Federal do Paraná. ... -
Mosaico de vozes no espaço digital : estudo discursivo da criação da plataforma DUO
(2021)Resumo: Esta tese dedica-se a compreender o processo autoral na criação da plataforma digital de ensino de língua alemã Deutsch-Uni Online (DUO), à luz das teorias da linguagem do Círculo de Bakhtin e de reflexões teóricas ... -
Narrativas e trajetórias : o aprendizado de inglês por estudantes lidos como negros no cenário universitário
(2019)Resumo: A busca pelo aprendizado de uma língua estrangeira/adicional parte de diversos grupos com demarcadores sociais bem definidos. Entretanto, a falta de recortes torna invisíveis experiências e trajetórias de sujeitos ... -
Neocolonialismo : letramento crítico, decolonialidade e educação linguística crítica tensionados numa autoetnografia
(2022)Resumo: Os estudos dos letramentos (COPE; KALANTZIS, 2016; JORDÃO et al, 2018; LUKE, 2018; MENEZES DE SOUZA, 2011; MONTE MÓR, 2015a; TAKAKI; MONTE MÓR, 2017; MATTOS BRAHIM; HIBARINO, 2020) e os estudos decoloniais (SOUZA; ... -
Onde, aonde, na onde e a norma culta do português brasileiro
(2017)Resumo: Este trabalho tem por objetivo principal apresentar uma proposta funcionalista de descrição de usos de onde, aonde e na onde em língua portuguesa brasileira, mostrando uma investigação do processo de variação e ... -
Orações subordinadas adverbiais finais : aspectos sintáticos
(2020)Resumo: Este estudo tem por objetivo contribuir para uma descrição mais ampla das orações adverbiais finais no português brasileiro, visto que os estudos gramaticais tradicionais não fornecem uma descrição abrangente dessas ... -
As partituras dos multiletramentos fazem música na formação inicial de professores de inglês?
(2022)Resumo: A reflexão acerca do caráter multimodal da língua vem ganhando espaço na pesquisa em Linguística Aplicada sobretudo após a publicação do manifesto do Grupo de Nova Londres em defesa de uma pedagogia dos multiletramentos ... -
Políticas e ideologias linguísticas no Instituto Federal do Paraná : um olhar autoetnográfico
(2021)Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar as politicas linguisticas de jure (SHOHAMY, 2006) do IFPR a partir de uma analise dialogica discursiva, baseada nas ideias do Circulo de Bakhtin, que considerasse a minha ... -
Práticas plurilíngues no português como língua de acolhimento para fins acadêmicos na UFPR e no livro didático Passarela
(2022)Resumo: Este estudo está inserido no âmbito da linguística aplicada, com foco no campo do Português como Língua de Acolhimento para Fins Acadêmicos (PLAc-FA) (RUANO, 2019) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do ... -
A relevância como propriedade da aquisição de línguas adicionais
(2021)Resumo: Neste texto discutimos as relações entre relevância, propriedade cognitiva postulada por Sperber e Wilson (1986), e aquisição de línguas adicionais. As pesquisas sobre línguas adicionais desenvolvidas ao longo dos ... -
Representações de gênero feminino em livros didáticos de francês e espanhol como línguas estrangeiras : uma reflexão sobre identidades
(2021)Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar como se dão as representações de gênero feminino em dois livros didáticos de francês e espanhol como línguas estrangeiras: "Alter-Ego + 1" e "Gente Hoy 1", usados nas Alianças ...