• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Neocolonialismo : letramento crítico, decolonialidade e educação linguística crítica tensionados numa autoetnografia

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - RAPHAEL BARRETO VAZ.pdf (2.545Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Vaz, Raphael Barreto, 1985-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Os estudos dos letramentos (COPE; KALANTZIS, 2016; JORDÃO et al, 2018; LUKE, 2018; MENEZES DE SOUZA, 2011; MONTE MÓR, 2015a; TAKAKI; MONTE MÓR, 2017; MATTOS BRAHIM; HIBARINO, 2020) e os estudos decoloniais (SOUZA; DUBOC, 2021; GROSFOGUEL, 2018; MIGNOLO, 2003; MIGNOLO; WALSH, 2018; QUIJANO, 2000; SOUSA SANTOS, 2019) têm ganhado grande proeminência no contexto da Linguística Aplicada no Brasil. Nesta dissertação faço um apanhado das duas áreas, propondo um letramento outro, a saber o Letramento Neocolonial Crítico (LNC), apresentando um diálogo epistemofágico (JORDÃO, 2011) entre letramentos e decolonialidade, defendendo a hipótese de que mais do que a colonialidade, vivemos num momento neocolonial. A fim de argumentar pelo conceito de neocolonialismo na contemporaneidade, proponho que ele se manifesta em quatro macro-estruturas neocoloniais determinantes, sendo elas: imperialismo estadunidense, neoliberalismo, racismo cultural e globalização. A partir de uma autoetnografia, trago minhas leituras bibliográficas como embasamento teórico, refletindo sobre minha prática como professor de inglês. Ao final, defendo uma educação linguística crítica que inclua discussões em sala de aula que construam sentidos sobre ditas macro-estruturas neocoloniais de modo a desafiar o pensamento hegemônico encabeçado pelo Norte Global, cujo império mais importante hodiernamente são os Estados Unidos (EUA). Logo, questionar o papel que os EUA ocupam no mundo se mostra demasiadamente relevante, especialmente em aulas de inglês.
     
    Abstract: Literacies studies (COPE; KALANTZIS, 2016; JORDÃO et al, 2018; LUKE, 2018; MENEZES DE SOUZA, 2011; MONTE MÓR, 2015a; TAKAKI; MONTE MÓR, 2017; MATTOS BRAHIM; HIBARINO, 2020) and decolonial studies (SOUZA; DUBOC, 2021; GROSFOGUEL, 2018; MIGNOLO, 2003; MIGNOLO; WALSH, 2018; QUIJANO, 2000; SOUSA SANTOS, 2019) have gained great prominence in Applied Linguistics (AL) in Brazil. In this dissertation I provide an overview of both areas, proposing a literacy otherwise, namely Critical Social Literacy (CSL), presenting a dialogue between literacy studies and decoloniality, defending the hypothesis that more than in coloniality, we are living in a neocolonial historical moment. Aiming to argue for the concept of neocolonialism in contemporaneity, I propose that it manifests itself through four determining social macro-structures, which are: US imperialism, neoliberalism, cultural racism, and globalization. Stemming from an auto-ethnography, I bring my bibliographical readings as theoretical basis, reflecting on my praxis as an English teacher. By the end, I advocate for a critical linguistic education which includes discussions in the classroom, making meanings about such macro-structures, aiming at challenging the hegemonic thought from the Global North, whose most important empire currently is the United States of America. Hence, questioning the US role in the world becomes paramount, especially in English classes.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/77561
    Collections
    • Dissertações [417]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV