• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Entre percepções e reflexões : um diálogo sobre linguagem e experiências no ensino-aprendizagem de japonês

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - FABIANA CRISTINA RAMOS PATROCINIO.pdf (15.64Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Patrocínio, Fabiana Cristina Ramos, 1982-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente trabalho se propôs a discutir e compreender como ideologias linguísticas atravessaram as narrativas de estudantes de língua japonesa em um curso de extensão universitária na Universidade Federal do Paraná. O curso foi realizado com o propósito de promover discussões e reflexões sobre a linguagem, podendo ser coletados dados para análise através de um modelo qualitativo de base interpretativista. A partir das discussões promovidas pelas temáticas propostas, os estudantes puderam colocar suas percepções sobre linguagem e narrar suas vivências no ensino-aprendizagem de língua japonesa. A partir dessas narrativas, foi possível identificar as ideologias linguísticas predominantes e compreender como essas ideologias constituem a concepção de linguagem desses estudantes, possibilitando a análise sobre como práticas pedagógicas e materiais didáticos padronizadores não correspondem às demandas e as realidades dos estudantes, propondo reflexões sobre um ensino que seja preocupado com as necessidades dos alunos e responsivo aos seus contextos. Guiado sob a perspectiva de uma Linguística Aplicada preocupada com questões sociais e com a promoção da pluralidade e o respeito à diversidade dentro do ensino, este estudo também teve como objetivo compreender como ideologias raciolinguísticas atravessam as narrativas desses estudantes e os impactos em suas experiências e percepções criados por essas ideologias. Por meio dessas narrativas a pesquisa pode trazer reflexões sobre o ensino de japonês que vão na direção de um ensino que seja situado e localizado, mas que esteja atento às interações globais e multimodais nos quais a sociedade atual está inserida. O estudo é situado e localizado e entende que não pode ser generalizado para todos os contextos de estudo de língua japonesa.
     
    Abstract: The present work aims to discuss and understand how linguistic ideologies crossed the narratives of Japanese language students in a university extension course at the Federal University of Paraná. The event aimed to promote discussions and reflections about language, and data could be collected for analysis through a qualitative model with an interpretative basis. From the interlocutions established by the proposed themes, the students could express their perceptions about language and narrate their experiences in Japanese language teachinglearning. Based on these narratives, it was possible to identify the predominant linguistic ideologies and understand how these ideologies constitute the students' conception of language. Also, allowing the analysis of how standardizing pedagogical practices and didactic materials do not correspond to the students' demands and realities, proposing reflections about teaching that are concerned with the students' needs and responsive to their contexts. Guided under the perspective of Applied Linguistics, concerned with social issues and the promotion of plurality and respect for diversity within education, this study also aimed to understand how raciolinguistic ideologies cross through the narratives of these students and the impacts on their experiences and perceptions created by these ideologies. Through these narratives, the research brings forward reflections on the teaching of Japanese that move in the direction of teaching practices that are situated and localized but are attentive to the global and multimodal interactions in today's society. The study is positioned and localized and understands that it cannot be generalized to all contexts of Japanese language study.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/78310
    Collections
    • Dissertações [423]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV