Navegação 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras por assunto "Letramento"
Itens para a visualização no momento 1-7 of 7
-
Cartografias de letramentos na língua inglesa na educação profissional e tecnológica
(2021)Resumo: A tese fala sobre o ensino-aprendizagem da língua inglesa na formação profissional e tecnológica na educação curricular. O estudo se fez em ontoepistemologias pós-modernas/pós-estruturalistas e decoloniais. Essas ... -
Formação docente e educação hospitalar na área de letramentos : ensino linguístico e a afirmação de uma campo reflexivo
(2024)Resumo: Esse resumo apresenta a pesquisa desenvolvida no doutorado em Letras da UFPR, na área da educação hospitalar. A pesquisa que teve como objetivo geral elaborar compreensões sobre a área da linguagem na Educação ... -
Minha práxis em um curso de extensão para estudantes de um colégio público : o princípio do letramento crítico no confronto entre o aprender e/para ensinar
(2023)Resumo: Esta pesquisa se debruçou em desvendar caminhos para uma professora aprender, reaprender e ressignificar suas crenças sobre ensino e aprendizagem de inglês e, ainda, como esse movimento desconstruiu suas perspectivas ... -
Neocolonialismo : letramento crítico, decolonialidade e educação linguística crítica tensionados numa autoetnografia
(2022)Resumo: Os estudos dos letramentos (COPE; KALANTZIS, 2016; JORDÃO et al, 2018; LUKE, 2018; MENEZES DE SOUZA, 2011; MONTE MÓR, 2015a; TAKAKI; MONTE MÓR, 2017; MATTOS BRAHIM; HIBARINO, 2020) e os estudos decoloniais (SOUZA; ... -
As partituras dos multiletramentos fazem música na formação inicial de professores de inglês?
(2022)Resumo: A reflexão acerca do caráter multimodal da língua vem ganhando espaço na pesquisa em Linguística Aplicada sobretudo após a publicação do manifesto do Grupo de Nova Londres em defesa de uma pedagogia dos multiletramentos ... -
Práticas translingues e colaborativas em um curso de inglês
(2018)Resumo: Apresento uma tese fruto de minhas indagações pessoais e profissionais em relação ao ensino-aprendizagem de inglês. O trabalho se construiu com vistas a transpor barreiras que, a meu ver, acabam por silenciar modos ... -
Reframing assessment as dialogical reflexivity in english language teaching
(2024)Resumo: Esta pesquisa é motivada pelos desconfortos que tenho vivenciado em relação à avaliação no ensino de inglês, no que diz respeito às suas ideologias e fundamentos modernos/coloniais e neoliberais, seu poder simbólico ...