• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A formação docente em robótica educacional na rede municipal de Curitiba e suas implicações nas práticas de professores que ensinam matemática

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - ANA DARILEY PETERS SABATKE.pdf (3.356Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Sabatke, Ana Dariley Peters
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa apresenta como tema de investigação a participação dos professores da Rede Municipal de Ensino de Curitiba - PR, na formação continuada sobre robótica educacional utilizando o kit LudoBot, promovida pela Secretaria Municipal da Educação (SME). O estudo teve como objetivo geral analisar de que forma os docentes egressos desta formação, nos anos de 2019 e de 2022, utilizaram os saberes e os conteúdos do curso no processo de ensino de conceitos matemáticos no Ensino Fundamental. A pesquisa qualitativa, teve como instrumentos para a constituição dos dados: questionários online e as entrevistas, realizadas com a participação de professores do Ensino Fundamental, que indicaram no questionário a utilização da robótica para o ensino de conceitos matemáticos. Para análise dos dados, foi usada a metodologia de Análise de Conteúdos de Bardin (2016) com o auxílio do software IRAMUTEQ, a partir dos dados emergiram três categorias: a utilização da robótica educacional no ensino de conceitos matemáticos, impactos da formação continuada na prática dos professores e a terceira categoria trata das percepções e saberes sobre a utilização da robótica em sala de aula. A pesquisa evidenciou que a formação continuada em robótica educacional teve impacto na prática dos professores egressos, fornecendo-lhes recursos que podem transformar o ensino de matemática em uma experiência dinâmica e estimulante. Ao abordar a questão de como os professores utilizam a robótica para o ensino de conceitos matemáticos, observamos que a sua utilização se deu como uma ferramenta pedagógica, com o robô servindo como um elemento atrativo para facilitar a compreensão dos conteúdos matemáticos em atividades práticas e jogos. A identificação de estratégias pedagógicas para a integração entre a robótica e a matemática, forneceu informações significativas sobre a formação continuada na promoção de práticas docentes enriquecedoras.
     
    Abstract: This research investigates the participation of teachers from the Municipal Education Network of Curitiba-PR in continuous training on educational robotics using the LudoBot kit, promoted by the Municipal Department of Education (SME). The general objective of the study is to analyze how teachers who completed this training in 2019 and 2022 utilized the knowledge and content from the course in the process of teaching mathematical concepts in elementary education. The qualitative research employed online questionnaires and interviews with elementary school teachers, who indicated in the questionnaire that they used robotics for teaching mathematical concepts. For data analysis, Bardin's Content Analysis methodology (2016) was used with the help of the IRAMUTEQ software. Three categories emerged from the data: the use of educational robotics in teaching mathematical concepts, the impacts of continuous training on teachers' practices, and the third category addressing perceptions and knowledge about the use of robotics in the classroom. The research showed that continuous training in educational robotics had an impact on the practices of participating teachers, providing them with resources that can transform mathematics teaching into a dynamic and stimulating experience. By addressing how teachers use robotics to teach mathematical concepts, it was observed that its use served as a pedagogical tool, with the robot acting as an attractive element to facilitate the understanding of mathematical content in practical activities and games. The identification of pedagogical strategies for integrating robotics and mathematics provided significant information about continuous training in promoting enriching teaching practices.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/89885
    Collections
    • Dissertações [238]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV