Navegação Teses por título
Itens para a visualização no momento 16-35 of 58
-
Design thinking como processo para estruturação de negócios
(2018)Resumo: A tese apresentada resgata algumas teorias que embasam o design thinking visando sua melhor aplicação e controle de resultados. Tal resgate se faz necessário porque profissionais de todas as áreas vêm aplicando o ... -
Design universal : método de inclusão de pessoas com deficiência em postos de trabalho de produção industrial
(2018)Resumo: A inclusão de trabalhadores com deficiência nas indústrias está em crescimento, tanto por obrigações legais, quanto por uma pressão da sociedade para a convivência comum entre as pessoas com e sem deficiência. Isso ... -
Design with the living : learning to work together
(2023)Resumo: A prática do biodesign parece estar se consolidando por meio de redes, concursos, exposições, e educação formal. Este estudo se baseia na definição de biodesign de Dade-Robertson, que compreende o design e a pesquisa ... -
Detailed game design recommendations to foster and sustain the motivation of children with dyscalculia in educational digital games
(2019)Resumo: Esta tese tem seu foco na motivação de crianças com discalculia no uso de jogos digitais educacionais. A discalculia do desenvolvimento é um transtorno de aprendizagem que afeta a aquisição dos conhecimentos ... -
DIM - Design Inova Moda : modelo de processo de design com ênfase na inovatividade para o setor do vestuário
(2018)Resumo: Esta pesquisa consiste na proposição de um modelo de processo de design voltado para a indústria do vestuário com ênfase na inovatividade. A indústria do vestuário brasileira se destaca por apresentar a última ... -
Diretrizes para o estímulo à colaboração entre estudantes de design
(2018)Resumo: A colaboracao e um tema que vem sendo estudado por varios campos do conhecimento, entre eles o design. Nesse campo e considerada uma competencia especialmente importante a ser desenvolvida entre estudantes. E no ... -
DPPGD : modelo de diagnóstico preliminar de placebranding pela gestão de design
(2022)Resumo: Esta pesquisa consiste na proposta de desenvolvimento de um modelo que possa auxiliar na fase inicial de um projeto de implantação de place branding para uma localidade, com uma análise preliminar para se verificar ... -
Elicitação gráfica como recurso mnemônico para textos didáticos de medicina : uma proposta de quadro conceitual
(2021)Resumo: Estudos indicam que o Curso de Graduação em Medicina é um dos mais difíceis e trabalhosos. A exigência de dedicação ao curso é alta, assim como a cobrança pelo desempenho acadêmico dos discentes. Na forma pedagógica ... -
Fluxo de informações no processo de cuidados nutricionais em hospitais : um modelo conceitual na perspectiva do design da informação
(2022)Resumo: No âmbito hospitalar, o fluxo de informações relativo ao processo de cuidados nutricionais é mediado por artefatos gráficos, que participam cotidianamente como suporte para a comunicação entre os profissionais de ... -
Framework conceitual sobre uso de múltiplos medicamentos por idosos autônomos com elementos visuais de ajuda
(2017)Resumo: A expectativa é que a população idosa no Brasil aumente em sete vezes até 2050 (IBGE, 2009; IBGE, 2015), conduzindo a um aumento dramático uso dos serviços de saúde e medicamentos, particularmente por idosos com ... -
Framework para design de infográficos : uma proposta a partir de um estudo de caso em infografia de saúde
(2020)Resumo: No contexto da produção de infográficos, os profissionais têm que lidar com diversas informações tanto a respeito do conteúdo que estão representando visualmente, bem como com questões ligadas ao contexto no qual ... -
Gestão de design & cidades criativas : plataforma para diagnóstico de design, inovação e criatividade em cidade
(2018)Resumo: Esta tese propoe uma plataforma para diagnostico de design, inovacao e criatividade em cidades. A plataforma tem como temas a gestao de design e as cidades criativas. A motivacao para o seu desenvolvimento se deu ... -
Habilitador para colaboração no design para a customização em massa em micro e pequenas empresas
(2019)Resumo: O processo design de produtos voltados para a produção através da manufatura tradicional apresenta metodologias e ferramentas já consolidadas, assim como estudos que abordam a colaboração entre os atores desse ... -
Histórias da luteria de guitarras elétricas : memória e trabalho nos anos 1960 em São Paulo
(2019)Resumo: Esta tese tem por objetivo reivindicar uma (e contribuir para a) história da luteria de guitarras no Brasil. Por meio da reconstrução da vida e trabalho dos próprios atores desta atividade nos anos 1960, em São ... -
Histórias desveladas : considerações sobre a história da indumentária e da moda na exposição "Momentos Inesquecíveis" do Museu da Indumentária e da Moda - MIMo
(2019)Resumo: Esta tese percorre um caminho de (re)descobertas dos valores e significados dos objetos e do modo como participam da construção dos indivíduos, do coletivo e das memórias. Teve como objetivo investigar as propostas ... -
Identificação de oportunidades de inovação em serviços para empresas de manufatura : protocolo com abordagem abdutiva por meio do design
(2018)Resumo: Incorporar ofertas de serviços para empresas de manufatura tem sido apontado como uma estratégia para aumentar a sua competitividade e, ao mesmo tempo, uma potencial contribuição para a melhoria da sustentabilidade ... -
Inserção do design centrado no usuário em uma organização de desenvolvimento de sistemas e-Gov : intervenções a partir da pesquisa-ação
(2022)Resumo: O potencial evolutivo das tecnologias digitais fez do e-Gov uma estratégia de governança, a fim de beneficiar o acesso e uso dos serviços públicos pelos cidadãos. Portanto, compreende-se que o e-Gov precisa atender ... -
Instrumento de avaliação prognóstica para seleção de M-Games em estratégias de recursos educacionais
(2017)Resumo: O mercado de jogos digitais disponibiliza milhares de opções de jogos gratuitos para os usuários que possuem dispositivos móveis ou smartphones, são os chamados mgames. Muitos desses jogos possuem características ... -
Interfaces de e-books interativos na área de saúde : uma proposta de método de avaliação para a UNA-SUS/UFMA
(2022)Resumo: A Educação Permanente em Saúde, enquanto Política Ministerial, tem utilizado com o ferramenta diversas tecnologias, por meio da Educação a Distância, como recurso facilitador da educação continuada dos trabalhadores ... -
Jogos digitais educacionais : modelo auxiliar ao processo de design para equipes interdisciplinares
(2018)Resumo: O desenvolvimento de jogos digitais conta com a experiência de diferentes profissionais para a composição de uma equipe, cujo caráter interdisciplinar se reflete em diferentes percepções da atividade na construção ...