Navegação 40001016025P6 Programa de Pós-Graduação em Administração por título
Itens para a visualização no momento 524-543 of 548
-
A tradução como direcionamento : o rompimento da barragem da Samarco pelo olhar da mídia brasileira
(2018)Resumo: O rompimento da barragem de Fundão no distrito de Bento Rodrigues e de propriedade da empresa Samarco caracterizou-se como um acontecimento sem precedentes na história brasileira. O envolvimento de umas das maiores ... -
A tradução e a interpretação da estratégia em um negócio social : um estudo de caso sob a perspectiva das práticas sociais
(2015)Resumo: Este trabalho aborda as práticas sociais no contexto do empreendedorismo social buscando compreender o processo de tradução da estratégia organizacional por meio das categorias de práticas administrativas, episódicas ... -
A trajetória dinâmica de acumulação tecnológica : estudo de caso em uma cooperativa agroindustrial no oeste paranaense
(2020)Resumo: A tecnologia vem sendo utilizada para desenvolver papel estratégico nas organizações e pode proporcionar oportunidades para inovação. Entretanto, o processo tecnológico não envolve apenas elementos tangíveis, é ... -
A transferencia de tecnologia na capacitação tecnologica das empresas produtoras de louças de mesa de Campo Largo (PR) /
(2007)Orientador : João Carlos da Cunha -
Transferencia de tecnologia segundo a perspectiva da "tecnologias-na-prática" : um estudo de caso
(2009)Resumo: O estudo parte da premissa de que o processo de transferência de tecnologia se caracteriza por ser um fenômeno de natureza tanto técnica quanto social, o qual contempla dimensões cognitivas e institucionais da ... -
Transferência de tecnologia em cooperações promotoras de inovações voltadas para o desenvolvimento sustentável : análise da cooperação Suécia-Brasil na área de mobilidade urbana em Curitib
(2018)Resumo: A cooperacao interorganizacional no contexto da inovacao e vista com a finalidade de desenvolver capacidades inovativas, fomentar a transferencia de conhecimento, possibilitar o acesso a novos mercados, bem como ... -
Transgressões do consumidor em relacionamentos com marca e o papel da vergonha
(2013-09-13)Resumo: O objetivo desta pesquisa é avaliar o papel da vergonha nas transgressões do consumidor em relacionamentos com marcas. Com base na literatura de relacionamento consumidor-marca, relacionamento interpessoal e de ... -
Transparência fiscal eletrônica nos municípios do Estado do Paraná : avaliação do índice de transparência e as possíveis relações nesse processo
(2014)Resumo: A transparência na gestão pública tem sido abordada frequentemente em pesquisas de nível mundial, e é possível observar que países estão criando politicas como forma de incentivo à participação popular no processo ... -
Transparência nas estratégias opt-in marketing : a influência do cálculo de privacidade e da conveniência na intenção de compra online
(2021)Resumo: A consolidação de formas digitais de consumo em virtude da pandemia de Corona vírus deixou mais evidente as preocupações do consumidor com a privacidade de dados no ambiente digital de consumo. Pressões regulatórias ... -
Turismo sustentável e gestão ambiental em meios de hospedagem : o caso da Ilha do Mel /
(2006)Orientadora: Rivanda Meira Teixeira -
Understandings stakeholders' justifications : the case of cell-based meat innovation
(2021)Resumo: A carne celular (CBM) é uma inovação emergente que cultiva células animais em um biorreator, sem recorrer ao abate de animais. Tal inovação disruptiva está embutida em um contexto de incerteza e ambiguidade onde ... -
Universidades corporativas e controle social : as faces da habituaçao e da instrumentalizaçao do sujeito trabalhador em uma organizaçao multinacional da área de logística
(2003)Resumo: O presente trabalho tem por objetivo revelar o não-dito do discurso das universidades corporativas, caracterizando-as como uma tecnologia de gestão a serviço da dominação nas organizações, pelo exercício de estratégias ... -
Universidades empreendedoras à luz da teoria das capacidades dinâmicas : um estudo multicasos no estado do Paraná
(2020)Resumo: A literatura desenvolvida sobre as universidades nas últimas décadas denota a preocupação dos pesquisadores em compreender o que pode ser feito para aperfeiçoar as universidades em sua missão empreendedora, ... -
O valor da tecnologia da informação em empresas sociais : uma análise a partir do modelo de negócios e da visão baseada em recursos
(2018)Resumo: As empresas sociais (ES) são empresas que fazem uso de expertises de mercado para gerar impacto social por meio de um modelo de negócios (MN) financeiramente sustentável. Esse tipo de empresa é recente no país, e ... -
Valor estratégico percebido da tecnologia e adoção de comércio eletrônico em micro e pequenas empresas
(2017)Resumo: Esta dissertação descreveu e mensurou os determinantes da adoção do comércio eletrônico e do valor estratégico percebido na tecnologia de comércio eletrônico, por micro e pequenas empresas e a relação entre a adoção ... -
Valores, benefícios, atributos e dimensoes simbólicas no consumo de música do estilo new metal
(2013-10-24)Resumo: O propósito deste trabalho foi o de compreender o comportamento dos consumidores de música, segundo o modelo de Cadeias Meios-Fim, o autoconceito dos consumidores e a atitude dos mesmos frente à música. Foi optado ... -
Value-conscious signaling : an adaptive consumption strategy of social signaling
(2022)Resumo: A desigualdade entre as classes sociais traz à tona as dificuldades e estigmas enfrentados pelas classes mais baixas. Em uma busca por uma melhor percepção social de terceiros, consumidores das classes desfavorecidas ... -
Vantagem competitiva das plataformas de equity crowdfunding : estudo à luz da teoria da organização industrial e das capacidades dinâmicas
(2023)Resumo: A tese tem como objetivo desenvolver uma estrutura de variáveis que se relacionam a vantagem competitiva na captação de recursos financeiros pelas plataformas de equity crowdfunding. Para isso, foi utilizada a ... -
Vantagem competitiva no mercado de software
(2013-11-27)Resumo: Compreender como algumas empresas superam outras em termos de desempenho é uma questão central do campo de estratégia e nos últimos anos, a Visão Baseada no Mercado - VBM e a Visão Baseada em Recursos - VBR têm ... -
Venture capital como instrumento de financiamento à inovação : implicações do aporte em startups brasileiras capitalizadas pelo Fundo CRIATEC
(2015)Resumo: A presente tese tem por objetivo compreender a influência do aporte de recursos oriundos de fundos de venture capital sobre atividades de inovação a partir dos recursos e capacidades organizacionais. Argumenta que ...