• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016025P6 Programa de Pós-Graduação em Administração
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016025P6 Programa de Pós-Graduação em Administração
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Value-conscious signaling : an adaptive consumption strategy of social signaling

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - HELISON BERTOLI ALVES DIAS.pdf (1.860Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Dias, Helison Bertoli Alves, 1991-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A desigualdade entre as classes sociais traz à tona as dificuldades e estigmas enfrentados pelas classes mais baixas. Em uma busca por uma melhor percepção social de terceiros, consumidores das classes desfavorecidas recorrem aos produtos de status para sinalizar competência. Pesquisas prévias na literatura de marketing mapearam o uso do consumo conspícuo por esse grupo de consumidores, bem como as consequências negativas – como o endividamento e sentimentos de inaunteticidade - associadas a ele. Nesse trabalho, demonstro que uma estratégia diferente que denomino como value-conscious signaling, focada na sinalização do balanceamento entre preço e qualidade nas compras, resulta em melhores atribuições de competência por outros indivíduos. Seis estudos experimentais evidenciam que consumidores utilizando o value-conscious signaling são percebidos como mais competentes do que aqueles que sinalizam por meio do consumo conspícuo. Eles também mostram que o raciocínio prudente é o mecanismo que explica tal efeito. Além disso, exploramos como os consumidores de classe baixa podem ser os que mais se beneficiam do value-conscious signaling.
     
    Abstract: The inequality among social classes brings to light the difficulties and stigmas faced by the lower classes. In search of better social perception from others, consumers from underprivileged classes rely on status products to signal competence. Previous research in the marketing literature has mapped the use of conspicuous consumption by this group of consumers, as well as the negative consequences – such as indebtedness and feelings of inauthenticity – associated with it. In this work, we present a different strategy that we refer as value-conscious signaling, focused on the signaling of balance between price and quality in purchases which results in better attributions of competence by other individuals. Six experimental studies show that consumers using value-conscious signaling are perceived as more competent than those who signal through conspicuous consumption. They also show that prudent reasoning is the underlying mechanism explaining such effect. Further, we explore how lower-class consumers could be the ones who benefit most from value-conscious signals.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/75735
    Collections
    • Teses [129]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV