Navegação Ciências Biológicas (Curitiba) por título
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Plantas tóxicas como modelo para o ensino de botânica
(2023)Resumo : Em consideração à importância e risco que as plantas tóxicas representam, é de considerável relevância que seus principais aspectos como o seu reconhecimento, partes tóxicas, princípios tóxicos, sintomas, sejam ... -
Plasticidade fenotípica e variabilidade genética de Rhipsalis dissimilis f. epiphyllanthoides (Cactaceae)
(2011)Resumo : Rhipsalidae é uma das duas tribos de Cactoideae mais representativas no Brasil, sendo o seu centro de diversidade as formações Atlânticas da região Sudeste. Dentro deste grupo, a espécie Rhipsalis dissimilis forma ... -
Plasticidade osmorregulatória em Centropomus parallelus (Poey, 1860) - Robalo-peva
(2009)Resumo : A espécie de teleósteo nativa Centropomus parallelus apresenta grande interesse comercial. Os peixes desta espécie são animais eurihalinos capazes de habitar desde a água do mar até a água doce. Esta flexibilidade ... -
Pleurotus eryngii: isolamento, cultivo e exopolissacarídeos
(2006)Resumo : Muitos dos basidiomicetos conhecidos como cogumelos vêm se tomando populares devido as suas propriedades nutricionais e medicinais, recebendo grande destaque, principalmente, pela presença de carboidratos que podem ... -
Poesia como recurso didático nas aulas de ciências e biologia
(2019)Resumo : A aula expositiva é quase sempre o modelo de aula adotado pela maioria dos professores. Em pleno século XXI, a educação brasileira parece estagnada, com professores que não recebem formação adequada para começar ... -
Polimorfismos da região promotora e do exon3 do gene rage (receptor de produtos finais de glicação avançada) em uma população brasileira
(2007)Resumo : O receptor para produtos finais de glicação avançada (RAGE) é uma proteína transmembrana da superfamília das imunoglobulinas. Quando ativado por seus ligantes, como os AGEs (produtos finais de glicação avançada) ... -
Polimorfismos do promotor de FCN2 na população euro-brasileira
(2011)Resumo : A via das lectinas do sistema complemento é ativada pela proteólise das serinas proteases (MASPs) associadas à lectina ligante de manose (MBL) ou às ficolinas (Ficolina-1, Ficolina-2 e Ficolina-3). De acordo com ... -
Por que o ovo cozinha? : Entendendo a estrutura protéica utilizando atividade experimental e modelo didático numa perspectiva problematizadora
(2013)Resumo : A utilização de modelos didáticos e de atividades experimentais pode auxiliar o aprendizado dos alunos por si só. Entretanto, tais atividades associadas à abordagem da educação problematizadora podem intensificar ... -
Posicionamento sistemático de Hagenbachia Nees & Mart. através de caracteres morfológicos e anatômicos
(2009)Resumo : O estudo da morfologia comparada foi, e continua sendo, a principal fonte de informações para estudos taxonômicos e sistemáticos. Trabalhos demonstram que o uso da anatomia vegetal na sistemática foram corroboradas, ... -
Potencial biotecnológico de fungos endofíticos do gênero nemania
(2019)Resumo : Fungos endofíticos representam uma fonte rica de metabólitos secundários bioativos, possivelmente devido às interações metabólicas com seus hospedeiros. Além da capacidade de produzir a mesma substância sintetizada ... -
Potencial didático do livro de ficção científica "O Planeta dos Macacos" no ensino de ciências
(2022)Resumo : A trama em que uma tripulação de terráqueos parte em uma viagem para desbravar o espaço e acaba deparando-se com um cenário inimaginável em um mundo onde os humanos não passam de selvagens subjugados pelas espécies ... -
Potencializando o ensino de Botânica na Educação Básica através da exploração criativa do laminário escolar
(2024)Resumo : O ensino de Botânica enfrenta desafios históricos e pedagógicos, como a prevalência de abordagens teóricas e expositivas que dificultam a compreensão prática dos conteúdos pelos estudantes. Este trabalho teve como ... -
Práticas didático-pedagógicas para inclusão de alunos especiais no ensino regular do Estado do Paraná : uma revisão
(2018)Resumo : A inclusão de alunos especiais nas escolares regulares é assegurada por lei e encontra-se em vigência no Estado do Paraná desde 2003. Com o intuito de melhor inserir esses alunos no contexto regular de ensino, é ...