Potencial didático do livro de ficção científica "O Planeta dos Macacos" no ensino de ciências
Resumo
Resumo : A trama em que uma tripulação de terráqueos parte em uma viagem para desbravar o espaço e acaba deparando-se com um cenário inimaginável em um mundo onde os humanos não passam de selvagens subjugados pelas espécies dominantes de macacos, se apresenta como uma oportunidade de explorar o potencial didático que essa obra de ficção científica possui no ensino de ciências. A leitura do livro de literatura "O Planeta dos Macacos" na sala de aula agrega um caráter interdisciplinar ao ensino de ciências, contribuindo para que o educando forme uma rede de saberes a partir da interligação de seus conhecimentos prévios, dos conteúdos curriculares e do imaginário apresentado pela ficção. O principal objetivo deste trabalho é analisar o livro de ficção científica "O Planeta dos Macacos" de Pierre Boulle buscando relações com conteúdos científicos e do currículo escolar, evidenciando a abordagem do conteúdo de evolução existente na obra. Para essa investigação foi proposta uma pesquisa do tipo bibliográfica. Apesar de a leitura do livro de Pierre Boulle não substituir o ensino de conceitos teóricos, a literatura se apresenta como uma grande aliada, fornecendo uma perspectiva diferente para o conteúdo, carregada de cenários sociais, históricos e culturais, proporcionando uma aprendizagem significativa
Collections
- Licenciatura [219]