• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Potencializando o ensino de Botânica na Educação Básica através da exploração criativa do laminário escolar

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_PEDRO_AUGUSTO_PEDROSO.pdf (823.7Kb)
    Data
    2024
    Autor
    Pedroso, Pedro Augusto Ramos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O ensino de Botânica enfrenta desafios históricos e pedagógicos, como a prevalência de abordagens teóricas e expositivas que dificultam a compreensão prática dos conteúdos pelos estudantes. Este trabalho teve como objetivo desenvolver um guia didático para o uso do laminário escolar, uma ferramenta que permite a observação de estruturas internas das plantas por meio de lâminas histológicas, visando potencializar o ensino de Botânica na Educação Básica. Para isso, foram realizadas análises detalhadas das lâminas disponíveis, oriundas de escolas municipais de Curitiba, organizando-as em grupos taxonômicos e de órgãos vegetais. O guia foi estruturado em seções que incluem introdução, orientações práticas sobre o uso do laminário e conteúdos didáticos enriquecidos com fotografias, ilustrações das estruturas observadas. O material desenvolvido busca atender às demandas de professores e alunos, promovendo uma abordagem descritiva, capaz de tornar o ensino de Botânica mais acessível, dinâmico e significativo. Ao analisar o laminário destacaram-se a baixa diversidade de espécies e órgãos representados nos laminários escolares analisados, com lacunas significativas, como a ausência de Pteridófitas e sementes, por exemplo. Para superar essas limitações, o trabalho também propõe a inclusão de espécies representativas da flora brasileira e de estruturas vegetais pouco exploradas, além de oferecer estratégias pedagógicas que conectam os conceitos botânicos à realidade dos estudantes. Conclui-se que o guia didático contribui para a superação de entraves no ensino de Botânica, ao integrar teoria e prática e incentivar o uso de recursos pedagógicos inovadores
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96461
    Collections
    • Licenciatura [217]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV