Potencializando o ensino de Botânica na Educação Básica através da exploração criativa do laminário escolar
Resumo
Resumo : O ensino de Botânica enfrenta desafios históricos e pedagógicos, como a prevalência de abordagens teóricas e expositivas que dificultam a compreensão prática dos conteúdos pelos estudantes. Este trabalho teve como objetivo desenvolver um guia didático para o uso do laminário escolar, uma ferramenta que permite a observação de estruturas internas das plantas por meio de lâminas histológicas, visando potencializar o ensino de Botânica na Educação Básica. Para isso, foram realizadas análises detalhadas das lâminas disponíveis, oriundas de escolas municipais de Curitiba, organizando-as em grupos taxonômicos e de órgãos vegetais. O guia foi estruturado em seções que incluem introdução, orientações práticas sobre o uso do laminário e conteúdos didáticos enriquecidos com fotografias, ilustrações das estruturas observadas. O material desenvolvido busca atender às demandas de professores e alunos, promovendo uma abordagem descritiva, capaz de tornar o ensino de Botânica mais acessível, dinâmico e significativo. Ao analisar o laminário destacaram-se a baixa diversidade de espécies e órgãos representados nos laminários escolares analisados, com lacunas significativas, como a ausência de Pteridófitas e sementes, por exemplo. Para superar essas limitações, o trabalho também propõe a inclusão de espécies representativas da flora brasileira e de estruturas vegetais pouco exploradas, além de oferecer estratégias pedagógicas que conectam os conceitos botânicos à realidade dos estudantes. Conclui-se que o guia didático contribui para a superação de entraves no ensino de Botânica, ao integrar teoria e prática e incentivar o uso de recursos pedagógicos inovadores
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