• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Plantas tóxicas como modelo para o ensino de botânica

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_ERIC_PARAGUAIA_SANTOS.pdf (1.970Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Santos, Eric Paraguaia dos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Em consideração à importância e risco que as plantas tóxicas representam, é de considerável relevância que seus principais aspectos como o seu reconhecimento, partes tóxicas, princípios tóxicos, sintomas, sejam abordados de maneira eficiente, independente do ambiente de aprendizagem. Sendo frequente que, isto não ocorra, à conta de fatores negativos e infelizmente habituais do ensino de botânica, tais como: escassez de materiais de ensino, complexidade da terminologia, abordagem pouco contextualizada e o desinteresse dos discentes e docentes. Estes fatores completam um ciclo, em que, o docente muitas vezes, se encontra desamparado de material didático de qualidade e de fácil acesso, culminando em uma aula ministrada no modelo tradicional, na qual, uma das complicações da botânica é totalmente exaltada, que é a dificuldade das pessoas em relacionar as plantas com sua rotina, desta forma, os discentes não conseguem atribuir um significado ao conteúdo apresentado, resultando em desinteresse. Buscando abordar estes fatores, este trabalho busca se utilizar de plantas tóxicas para atrair o interesse dos discentes através de uma sequência didática, utilizando- se de materiais didáticos de apoio, entre eles: um guia digital e ilustrado das principais plantas que são responsáveis por intoxicações no Brasil, mas com um enfoque maior nas que ocorrem no estado do Paraná, uma atividade prática inovadora (diferenciada das metodologias tradicionais), elevando os discentes ao posto de protagonistas na construção do conhecimento, e buscando uma sensibilização em relação aos conteúdos de botânica e saúde coletiva
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/96257
    Collections
    • Licenciatura [219]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV