Plantas tóxicas como modelo para o ensino de botânica
Resumo
Resumo : Em consideração à importância e risco que as plantas tóxicas representam, é de considerável relevância que seus principais aspectos como o seu reconhecimento, partes tóxicas, princípios tóxicos, sintomas, sejam abordados de maneira eficiente, independente do ambiente de aprendizagem. Sendo frequente que, isto não ocorra, à conta de fatores negativos e infelizmente habituais do ensino de botânica, tais como: escassez de materiais de ensino, complexidade da terminologia, abordagem pouco contextualizada e o desinteresse dos discentes e docentes. Estes fatores completam um ciclo, em que, o docente muitas vezes, se encontra desamparado de material didático de qualidade e de fácil acesso, culminando em uma aula ministrada no modelo tradicional, na qual, uma das complicações da botânica é totalmente exaltada, que é a dificuldade das pessoas em relacionar as plantas com sua rotina, desta forma, os discentes não conseguem atribuir um significado ao conteúdo apresentado, resultando em desinteresse. Buscando abordar estes fatores, este trabalho busca se utilizar de plantas tóxicas para atrair o interesse dos discentes através de uma sequência didática, utilizando- se de materiais didáticos de apoio, entre eles: um guia digital e ilustrado das principais plantas que são responsáveis por intoxicações no Brasil, mas com um enfoque maior nas que ocorrem no estado do Paraná, uma atividade prática inovadora (diferenciada das metodologias tradicionais), elevando os discentes ao posto de protagonistas na construção do conhecimento, e buscando uma sensibilização em relação aos conteúdos de botânica e saúde coletiva
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