Navegação Organização do trabalho pedagógico por tipo "Monografia Especialização Digital"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 37
-
Uma análise da organização curricular de Língua Portuguesa na transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental do município de Colombo para o ensino estadual do Paraná
(2018)Resumo : A presente pesquisa tem como objetivo geral fazer uma análise da organização curricular de língua portuguesa na transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental do município de Colombo para o ensino estadual ... -
A atividade artística como instrumento de educação popular no Terceiro Setor : um estudo a partir de projetos socioeducativos
(2014)Resumo : Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre a arte como um instrumento de educação popular no Terceiro Setor. Partindo do entendimento da Arte como conhecimento, busca-se analisar o seu papel como forma de ... -
A avaliação na educação e classes sociais : discussões teóricas na relação da escola pública com a educação popular
(2011)Resumo : Este trabalho monográfico consiste de uma análise do conceito de avaliação mediado pela interface entre: consciência de classes; a adversidade na multiplicidade dos meios que consagram a avaliação; e, o trabalho ... -
O caráter popular da avaliação na escola : avaliação como fator de inclusão escolar
(2011)Resumo : Este trabalho tem por tema a avaliação da aprendizagem como fator de inclusão escolar, a partir da constatação de que muitas práticas avaliativas não contribuem para a construção de uma escola voltada aos interesses ... -
Ciência e tecnologia na escola pública básica : reprodução ou transformação social?
(2013)Resumo : Este trabalho consiste em uma aproximação inicial ao tema da educação científica na escola pública contemporânea e suas relações com a reprodução e transformação das estruturas sociais em que está inserida. Para ... -
As condições de trabalho docente na escola pública : uma reflexão sobre a compreensão dos professores acerca de seu próprio trabalho
(2014)Resumo : O presente estudo aborda as condições de trabalho docente na escola pública buscando discutir questões relativas à compreensão dos professores sobre o seu próprio trabalho, partindo do pressuposto de que a compreensão ... -
O corpo em Marx e Engels : reflexões a respeito da organização do trabalho pedagógico em EF a partir do referencial marxiano
(2014)Resumo : A pesquisa almejou refletir acerca da relação entre a Cultura Corporal apresentada pela Metodologia Crítico Superadora para a Organização do Trabalho Didático da Educação Física escolar. Para isso, realizamos uma ... -
Os desafios da formação continuada na educação infantil : um estudo sobre o caráter pedagógico da permanência nos CMEI'S do Município de Curitiba
(2011)Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo a permanência, enquanto tempo e espaço reservado aos educadores para estudos e desenvolvimento de ações voltadas ao planejamento do trabalho pedagógico realizado nos Centros ... -
A educação do jovem aluno trabalhador na modalidade do ensino médio : entre a formação omnilateral e a educação por competências
(2011)Resumo : A pesquisa monográfica: ‘A Educação do Jovem Aluno Trabalhador na modalidade do Ensino Médio: entre a formação omnilateral e a educação por competências’, apresenta as condições da educação do jovem aluno trabalhador ... -
A educação física e a organização do trabalho pedagógico : a relação entre a teoria e a prática na formação de professores
(2014)Resumo : O presente trabalho tem por objeto a formação de professores em Educação Física e a Organização do Trabalho Pedagógico nesse contexto. Nessa perspectiva, o presente estudo foi constituído a partir da necessidade ... -
Educação indígena : direito, tutela, emancipação
(2013)Resumo : Este trabalho resulta de um esforço teórico e prático para analisar a trajetória da educação escolar indígena desde a invasão dos europeus, acompanhado dos subalternos da hegemônica Igreja Católica com princípio ... -
O ensino à distância no Brasil : uma forma de universalizar o acesso à educação de qualidade
(2014)Resumo : Este trabalho busca resgatar a história, o conceito e a estrutura humana e tecnológica do Ensino à Distância no Brasil, tendo como base os referenciais históricos nacionais e internacionais, as condições trabalhistas ... -
O ensino médio por blocos de disciplinas semestrais e sua influência no enfrentamento do problema da evasão escolar
(2013)Resumo : Alguns dos grandes problemas que afetam a educação pública no Brasil de hoje estão de alguma forma relacionados ao acesso à permanência, com êxito, dos alunos na escola. Assim, a evasão escolar se configura como ... -
Fatores inerentes a práticas docentes e sua influência no prazer pela leitura de educandos de 1º e 4º anos do ensino fundamental
(2014)Resumo : Este estudo foi realizado através de uma abordagem qualitativa, e teve como objetivo compreender o processo de ensino e aprendizagem da prática prazerosa da leitura, que possibilite uma formação do leitor proficiente. ... -
Instrumento mediado e potencialização do corpo na educação física
(2014)Resumo : O presente estudo pesquisou o instrumento mediado e potencialização do corpo na educação física. Valeu-se de tal objeto por considerar o ser humano como ser ontológico, ou seja, o trabalho como elemento fundante ... -
A organização do trabalho pedagógico no Ensino Fundamental de Nove Anos e o processo de alfabetização frente às Diretrizes Curriculares Municipais e o Caderno Pedagógico de Alfabetização da Secretaria Municipal de Educação : relação teoria e prática na escola pública de Curitiba
(2011)Resumo : O presente trabalho procurou investigar o processo de aquisição da linguagem escrita na Rede Municipal de Ensino de Curitiba para o Ensino Fundamental de Nove Anos e a sua adequação para o atendimento de alunos ... -
A participação do aluno na prática de uso das ferramentas de comunicação pela escola pública : um estudo de caso
(2014)Resumo : Esta pesquisa tem como objetivo central analisar de que modo os alunos participam de práticas de uso de ferramentas de comunicação, com ênfase no uso do impresso, nas ações desenvolvidas pela escola pública. Os ... -
O pedagogo na educação infantil : um estudo sobre a função desse profissional na organização do trabalho pedagógico nos CMEIs do município de Curitiba
(2014)Resumo : Este trabalho tem como objeto de estudo o trabalho das pedagogas em CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba), focando essencialmente na função de organizar junto aos demais funcionários a formação ...