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    Fatores inerentes a práticas docentes e sua influência no prazer pela leitura de educandos de 1º e 4º anos do ensino fundamental

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    R - E - OLINDA APARECIDA DE SENE.pdf (634.8Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Sene, Olinda Aparecida de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este estudo foi realizado através de uma abordagem qualitativa, e teve como objetivo compreender o processo de ensino e aprendizagem da prática prazerosa da leitura, que possibilite uma formação do leitor proficiente. Foi realizado através de pesquisa qualitativa buscando encontrar informações relacionadas, que possibilitassem entender problemas em relação à falta da prática da leitura no processo educacional, que influencia na vida das pessoas. Foram levados em consideração os encaminhamentos pedagógicos, na prática docente dos entrevistados, suas concepções a respeito das literaturas que aplicam no processo de ensino e aprendizagem, que podem contribuir com os estudantes no seu desenvolvimento da prática prazerosa da leitura. O estudo buscou entender as concepções dos docentes em relação à literatura de cunho popular, e as metodologias aplicadas na prática da leitura, com educandos do 1º e 4º anos das séries iniciais, em uma escola do município de Curitiba. O trabalho foi realizado pautado nos referenciais socioculturais, conforme as concepções de Vygotsky, a partir das relações interpessoais, no contexto sócio histórico do indivíduo, e do sistema de educação disponibilizado, pelo Estado à sociedade. Buscou-se pautar também nas teorias de Marx encontradas em Freire, através da obra A importância do ato de ler, teorias que para o autor se constituem em um instrumento essencial, para que o indivíduo, a partir disso e de si contribua para a transformação de uma sociedade, partindo do contexto de sua proximidade, que Freire defende como educação popular, e ainda as definições a respeito de leitura, sob as concepções de Foucambert. O estudo apresenta as possibilidades de que o aluno leitor adquire com uma formação educacional, social e crítica, a partir dos tipos de literatura, de seu contexto social para compreensão e desenvolvimento na aprendizagem, mediado pela prática docente.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/50890
    Collections
    • Organização do trabalho pedagógico [262]

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